COPA DE FUTEBOL AMADOR DA CAPITAL - ADULTO 2018
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  • plano de ação
  • Goleiro menos vazado
  • Classificação por Fase

 

5ª COPA DE FUTEBOL AMADOR DA CAPITAL

TEMPORADA 2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO - REC

 

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DIREÇÃO

 

Art. 1º - A 5ª Copa de Futebol Amador da Capital - Temporada 2018, doravante denominado CAMPEONATO, é organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e será regido por este Regulamento Específico de Competições (REC), no que se refere ao sistema de disputa, critérios de participação e outras matérias específicas e vinculadas a esta competição; e pelo Regulamento Geral de Competições (RGC/2018) da FPF.

Parágrafo único – Em caráter subsidiário, o REC se submete também ao Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (RGC/CBF/2018), ao Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF/CBF/2018) e a todas as outras normativas nacionais pertinentes.

 

Art. 2º - O CAMPEONATO será disputado por 13 (treze) Entidades de Prática Desportiva - EPD (CLUBES), sendo promovido, organizado e dirigido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), obedecendo ao disposto neste REGULAMENTO.

§ 1º - Para participarem do CAMPEONATO, os CLUBES devem preencher todos os requisitos constantes do Estatuto da FPF, e ter pedido de inscrição no CAMPEONATO deferido pela FPF de acordo com o edital de convocação para a reunião do Conselho Arbitral da Competição.

§ 2º - De acordo com os critérios deste artigo, os CLUBES participantes da Temporada 2018 são os constantes do ANEXO I deste REC.

 

Art. 3º - Os CLUBES poderão desistir de disputar o CAMPEONATO, até o término da reunião do Conselho Arbitral, sem estarem sujeitos às sanções previstas no do Regulamento Geral de Competições – RGC/2018 da FPF e art. 204 do CBJD.

 

Art. 4º - O CAMPEONATO ocorre na forma deste REC e da tabela de jogos, sendo ainda regido pelo RGC/2018 da FPF, Estatuto da FPF, e resoluções emanadas dos poderes da FPF.

§ 1º - A tabela de jogos, composta de mandos de campo (locais), datas e horários, será elaborada pela FPF e divulgada no Boletim Oficial e no campo Competições do sitio eletrônico da entidade, no prazo e forma legais, devendo ser rigorosamente observada pelos clubes.

§ 2º - A tabela de jogos pode ser alterada por conveniência da FPF, por medida de segurança ou decisão judicial da Justiça Desportiva.

 

Art. 5º - A FPF detém todos os direitos relacionados ao CAMPEONATO e é responsável pela sua realização, organização e elaboração do RGC/2018, REC e da tabela da competição.

 

CAPÍTULO II

DO SISTEMA DE DISPUTA

 

Art. 6º - O CAMPEONATO tem início e término previstos na tabela de jogos publicada juntamente com este REC.

 

Art. 7º - O CAMPEONATO será disputado em 01 (uma) fase, tendo seu início previsto para o dia 07/04/2018.

 

FASE ÚNICA

 

Art. 8º - Os CLUBES se enfrentam em turno único, conforme Tabela de Jogos da competição a ser divulgada pelo Departamento de Competições da FPF.

 

GRUPO ÚNICO

ACE URANO

CLUBE ATLÉTICO NACIONAL

EC OLÍMPICO

GR PALM. GENTE DA GENTE

GRÊMIO RECREATIVO IPIRANGA

IMPERIAL FUTEBOL CLUBE

SANTÍSSIMA TRINDADE FC

S.R.E BANGÚ

SHABUREYA FUTEBOL CLUBE

UBERLÂNDIA EC

UNIÃO CAPÃO RASO FC

VILA HAUER EC

UNIÃO VILA SANDRA EC

 

§ 1º - Os CLUBES começam com 0 (zero) pontos e jogarão dentro do grupo, em turno único,  sendo reconhecido o Campeão a entidade de prática

 

desportiva que somar o maior número de pontos na fase. Em caso de empate serão observados os critérios de desempate previstos no Regulamento Geral de Competições – RGC.

§ 2º - O mando de campo das partidas será fixado na tabela divulgada pelo Departamento de Competições da FPF, sendo mandante o CLUBE que figurar do lado esquerdo da mesma.

 

CAPÍTULO III

DOS ATLETAS E DA CONDIÇÃO DE JOGO

 

Art. 9º - Terão condição de jogo na COMPETIÇÃO os atletas registrados em nome dos respectivos CLUBES disputantes e constantes do Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) da CBF, respeitados os prazos, quantitativos e faixas etárias estabelecidos neste artigo.

§ 1º - Para a 1ª rodada do CAMPEONATO, terão condição de jogo, somente os atletas que tiveram processo de registro de atletas e/ou renovação do cartão de identificação do atleta protocolada no DRT-FPF até 29/03/18, e que cumulativamente constem no Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e), pelo respectivo CLUBE, até o último dia útil que anteceder a 1ª rodada.

§ 2º - Em decorrência do parágrafo 1º deste artigo, não serão aceitos pelo DRT-FPF, novos pedidos de registro e de renovação do cartão de identificação do atleta do dia 02/04/18 até o primeiro dia útil após o término da 1ª rodada.

§ 3º - Não haverá prazo final no CAMPEONATO para que os atletas constem do Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) da CBF, em nome dos respectivos CLUBES, e também para pedidos de renovação do cartão de identificação do atleta.

§ 4º - Poderão participar da COMPETIÇÃO somente atletas nascidos até o ano de 2000.

§ 5º - Terão condição de jogo somente atletas que constem no Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e), pelo respectivo CLUBE, até o último dia útil que antecede cada partida.

§ 6º - Os CLUBES deverão habilitar todos os atletas que achar necessário para a Competição, no Portal de Clubes, localizado no sítio eletrônico da FPF.

§ 7º - Os clubes deverão a partir de 48 horas antes das partidas, escalar 25 atletas e comissão técnica até 1 hora antes da partida, devendo entregar a

relação (escalação) impressa e carteirinhas de identificação expedida pelo DRT da FPF no máximo 15 minutos antes da partida, já informando os 11 titulares e 9 suplentes que participarão oficialmente da partida.

§ 8º - Os atletas ausentes da relação final entregue ao Delegado, terão até o apito final do 1º Tempo, para se apresentarem ao Delegado da partida. No intervalo da partida, o atleta atrasado não terá mais condição de jogo. 

 

Art. 10 - Cada CLUBE pode substituir até 06 (seis) atletas por jogo, conforme orientação da CBF pelo Ofício DCO/GER nº 040/16.

§ 1º - Os CLUBES só poderão paralisar a partida para realizar substituições em 3 (três) oportunidades no decorrer do jogo.

§ 2º - Os CLUBES poderão realizar substituições no intervalo da partida, não sendo estas computadas como uma das 3 (três) oportunidades de substituições que trata o § 1º deste artigo.

§ 3º - Após transcorridas as 3 (três) oportunidades de substituição e o intervalo da partida, não é permitido ao CLUBE realizar mais substituições, mesmo que não tenha usado as 6 (seis) substituições permitidas.

§ 4º - O atleta substituído não pode retornar à mesma partida, mas pode ficar no banco de reservas até o final da partida, o mesmo ocorrendo em relação aos atletas que não entrarem no jogo, depois de realizada a sexta substituição.

 

CAPÍTULO IV

DO TEMPO DA PARTIDA

 

Art. 11 - As partidas serão divididas em 2 (dois) tempos de jogo de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, com intervalo de 15 (quinze) minutos.

Parágrafo único – Os CLUBES deverão se apresentar em campo até 10 (dez) minutos para o início da partida e até no máximo 13 minutos do intervalo para o reinício da partida.

 

CAPÍTULO V

DA ORDEM E DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS

 

Art. 12 – O pedido de policiamento será encaminhado pela FPF, conforme o artigo 15, inciso II do RGC.

 

Art. 13 - Os acessos entre os vestiários e o campo de jogo deverão permanecer trancados durante a partida, sendo abertos somente após o término do 1º tempo e no final do jogo e no período em que estiverem fechados suas chaves ficarão sob a guarda do Delegado da FPF.

Parágrafo único – No caso de atleta ou integrante do banco de reservas expulso de campo pelo árbitro, o Delegado da FPF encaminhará o mesmo até o respectivo vestiário.

 

Art. 14 - As entrevistas de rádio e televisão não poderão ser realizadas dentro do campo de jogo. A presença de repórteres de rádio e televisão nos arredores do campo de jogo será admitida apenas atrás dos gols.

Parágrafo único – Será permitida a presença de fotógrafos na lateral, até o limite da linha da grande área, sempre no lado oposto ao do assistente.

 

Art. 15 - Os CLUBES devem facilitar de todas as formas a atuação dos Delegados da FPF sob pena de descumprimento deste Regulamento.

 

Art. 16 - O pagamento dos valores mencionados no boletim financeiro deve ser efetuado pelo CLUBE mandante, até o fim do jogo, ao Delegado da FPF designado para a partida, sob pena de:

I - imediata suspensão da escalação de árbitros e demais membros do quadro móvel da FPF para as próximas partidas cujo mando de campo seja do CLUBE devedor, até o cumprimento da obrigação;

II - encaminhamento do boletim financeiro ao Tribunal de Justiça Desportiva, diante do disposto no art. 191, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

 

Art. 17 - Será permitido a cada CLUBE, no recinto do jogo, a permanência de até 09 (nove) atletas suplentes, 01 (um) técnico, 01 (um) auxiliar técnico, 01 (um) preparador físico, 01 (um) médico, 01 (um) massagista, fisioterapeuta ou enfermeiro, 01 (um) preparador de goleiros e 01 (um) intérprete desde que previamente demonstrada à necessidade e aprovado pela FPF.

 

Art. 18 - A alteração de datas e horários de jogos será apenas recebida com o comum acordo entre os CLUBES, que deverá ser protocolado, através de ofício encaminhado à FPF, no mínimo 96 (noventa e seis) horas antes da partida, para análise e decisão pela FPF.

 

Art. 19 - O CLUBE mandante deverá utilizar o seu uniforme número 1.

Parágrafo único – Quando coincidirem as cores das camisas dos CLUBES, será obrigatoriamente o mandante que trocará o uniforme.

 

Art. 20 - Em cada partida o CLUBE mandante deve providenciar 03 (três) bolas da marca patrocinadora exclusiva da FPF, enquanto uma estiver sendo utilizada no jogo, as outras duas ficarão posicionadas ao lado da mesa do Delegado da FPF.

Parágrafo único – Poderão ser utilizadas durante as partidas outras linhas de bola da marca “PENALTY”.

 

CAPÍTULO VI

DOS TROFÉUS E TÍTULOS

 

Art. 21 - Ao CLUBE vencedor do CAMPEONATO será atribuído o título e entregue o troféu de CAMPEÃO, além de 35 (trinta e cinco) medalhas.

§ 1º - Ao CLUBE segundo colocado do CAMPEONATO será atribuído o título e entregue o troféu de VICE-CAMPEÃO, além de 35 (trinta e cinco) medalhas.

§ 2º - Serão premiados com troféus o artilheiro e o goleiro menos vazado do CAMPEONATO.

§ 3º - Os CLUBES que disputarem a FINAL, ao término da partida, deverão portar-se para a solenidade da entrega das premiações.

§ 4º - No caso de algum CLUBE se ausentar da solenidade prevista no parágrafo anterior, perderá o direito de receber as premiações, além de estar sujeito a pena prevista pelo parágrafo único Art. 07 do RGC.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 22 - Depois de iniciado o CAMPEONATO, caso um CLUBE abandone a competição ou sofra eliminação por ordem Justiça Desportiva ou ato administrativo, seus jogos, na fase em que ocorrer o abandono ou eliminação, serão anulados, e desconsiderados os resultados, prevalecendo somente os efeitos disciplinares.

Parágrafo único – Também será considerado abandono do CAMPEONATO caso um CLUBE sofra a aplicação de dois W.O, independente da fase da COMPETIÇÃO, nos termos do Artigo 203, §3º e §4º do CBJD.

 

Art. 23 - Todos os atos da FPF relacionados ao CAMPEONATO serão publicados junto à tabela no site www.federacaopr.com.br, no campo Competições e se no link “Boletim Oficial”. O site deve ser acessado diariamente pelos CLUBES participantes, para conhecimento e cumprimento.

 

Art. 24 - Os CLUBES que concordam em participar do CAMPEONATO reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente, sem restrições, comprometendo-se a cumpri-lo.

 

Art. 25 - A FPF se resguarda a alterar o nome da COMPETIÇÃO a qualquer tempo, sem necessidade de qualquer autorização dos CLUBES participantes.

 

Art. 26 - Compete exclusivamente à FPF resolver os casos omissos e interpretar o disposto neste regulamento, cabendo ao Presidente da FPF expedir atos e instruções que se fizerem necessários para o bom e fiel cumprimento deste regulamento.

 

Curitiba, 13 de Março de 2018.

 

HÉLIO PEREIRA CURY

Presidente

 

MARCIUS KOEHLER

Gerente de Competições

 

 

 

 

ANEXO I

CLUBES PARTICIPANTES:

  1. ASSOCIAÇÃO CLUBE ESPORTIVO URANO
  2. CLUBE ATLÉTICO NACIONAL
  3. ESPORTE CLUBE OLÍMPICO
  4. GRÊMIO PALMEIRINHA GENTE DA GENTE
  5. GRÊMIO RECREATIVO IPIRANGA
  6. IMPERIAL FUTEBOL CLUBE
  7. SANTÍSSIMA TRINDADE FUTEBOL CLUBE
  8. SHABUREYA FUTEBOL CLUBE
  9. SOCIEDADE RECREATICA ESPORTIVA BANGÚ
  10. UBERLÂNDIA ESPORTE CLUBE
  11. UNIÃO CAPÃO RASO FUTEBOL CLUBE
  12. UNIÃO VILA SANDRA ESPORTE CLUBE
  13. VILA HAUER ESPORTE CLUBE
OUTROS ANOS
2014
2015
2016
2017
2019