COPA 13
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1ª COPA DE FUTEBOL 11, 12 e 13

TEMPORADA 2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO - REC

 

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DIREÇÃO

 

Art. 1º - A 1ª Copa de Futebol 11, 12 e 13 - Temporada 2018, doravante denominado COPA, é organizada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e será regido por este Regulamento Específico de Competições (REC), no que se refere ao sistema de disputa, critérios de participação e outras matérias específicas e vinculadas a este torneio; e pelo Regulamento Geral de Competições (RGC/2018) da FPF.

Parágrafo único – Em caráter subsidiário, o REC se submete também ao Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (RGC/CBF/2018), ao Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF/CBF/2018) e a todas as outras normativas nacionais pertinentes.

 

Art. 2º - A COPA será disputada por 4 (quatro) Entidades de Prática Desportiva - EPD (CLUBES), sendo promovido, organizado e dirigido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), obedecendo ao disposto neste REGULAMENTO.

§ 1º - Para participarem da COPA, os CLUBES devem preencher todos os requisitos constantes do Estatuto da FPF, e ter pedido de inscrição na COPA deferido pela FPF de acordo com o edital de convocação para a reunião do Conselho Arbitral da Competição.

 

§ 2º - De acordo com os critérios deste artigo, os CLUBES participantes da Temporada 2018 são os constantes do ANEXO I deste REC.

 

Art. 3º - Os CLUBES poderão desistir de disputar da COPA, até o término da reunião do Conselho Arbitral, sem estarem sujeitos às sanções previstas no do Regulamento Geral de Competições – RGC/2018 da FPF e art. 204 do CBJD.

 

Art. 4º - A COPA ocorre na forma deste REC e da tabela de jogos, sendo ainda regido pelo RGC/2018 da FPF, Estatuto da FPF, e resoluções emanadas dos poderes da FPF.

§ 1º - A tabela de jogos, composta de mandos de campo (locais), datas e horários, será elaborada pela FPF e divulgada no Boletim Oficial e no campo Competições do sitio eletrônico da entidade, no prazo e forma legais, devendo ser rigorosamente observada pelos clubes.

§ 2º - A tabela de jogos pode ser alterada por conveniência da FPF, por medida de segurança ou decisão judicial da Justiça Desportiva.

 

Art. 5º - A FPF detém todos os direitos relacionados à COPA e é responsável pela sua realização, organização e elaboração do RGC/2018, REC e da tabela da competição.

 

CAPÍTULO II

DO SISTEMA DE DISPUTA

 

Art. 6º - A COPA tem início e término previstos na tabela de jogos publicada juntamente com este REC.

 

Art. 7º - A COPA será disputada em 02 (duas) fases, tendo seu início previsto para o dia 13/05/2018.

 

PRIMEIRA FASE

Art. 8º - Na primeira fase os CLUBES formam o Grupo A e se enfrentam em turno e returno.

 

GRUPO A

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

GRECAL

LONDRINA ESPORTE CLUBE

PARANÁ CLUBE

 

§ 1º - Os CLUBES começam com 0 (zero) pontos e jogarão dentro do grupo, em turno e returno.

§ 2º - O mando de campo das partidas será fixado na tabela divulgada pelo Departamento de Competições da FPF, sendo mandante o CLUBE que figurar do lado esquerdo da mesma.

§ 3º - Ao final da Primeira Fase, classificam-se para a segunda Fase os dois primeiros colocados (1º, 2º colocados).

 

 

SEGUNDA FASE

 

Art. 9º - Na Segunda Fase, chamada FINAL, os 02 (dois) CLUBES classificados na Primeira Fase formam o Grupo “B” e jogarão partida única.

§ 1º - O grupo “B” ficará assim distribuído de acordo com a classificação obtida pelos CLUBES na Primeira Fase:

 

 

GRUPO B

1º COLOCADO DO GRUPO A

X

2º COLOCADO DO GRUPO A

 

 

§ 2º - Não haverá benefício do mando de campo, a partida será realizada em local a definir em comum acordo.  

§ 3º - Caso haja, ao término da partida, igualdade de pontos ganhos, serão cobrados tiros livres diretos da marca do pênalti, conforme determina a Internacional Football Association Board, até conhecer-se o CLUBE vencedor.

 

Art. 10 - O CLUBE campeão da COPA 13 será indicado pela FPF para participar do Torneio de Desenvolvimento de Futebol - Liga de Desarollo CONMEBOL – Temporada 2018, caso a referida competição aconteça nos parâmetros da Temporada 2017. 

 Parágrafo único – A vaga a que se refere o caput deste artigo é do CLUBE campeão da COPA 13, podendo ser estendida ao vice-campeão caso o CLUBE vencedor se recuse a participar.

 

 

CAPÍTULO III

DOS ATLETAS E DA CONDIÇÃO DE JOGO

 

Art. 11 - Terão condição de jogo na COPA 11, 12 e 13 os atletas registrados em nome dos respectivos CLUBES disputantes junto ao DRT-FPF e que constem no boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) da CBF (categorias 12 e 13), respeitados os prazos, quantitativos e faixas etárias estabelecidos neste artigo. Os atletas disputantes da COPA 11 terão seus registros efetuados apenas junto ao DRT-FPF, devido à faixa etária dos mesmos.

§ 1º - Poderão participar na COPA 11 somente atletas nascidos no ano 2007; Poderão participar na COPA 12 somente atletas nascidos no ano 2006; Poderão participar na COPA 13 somente atletas nascidos no ano 2005.

§ 2º - Respeitados as faixas etárias do parágrafo 1º deste artigo, terão condição de jogo somente atletas que constem no Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) e especificamente na categoria 11 o registro junto ao DRT-FPF, pelo respectivo CLUBE, até o último dia útil que antecede cada partida.

§ 3º - O prazo final para que os atletas constem no Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) e especificamente na categoria 11 o registro junto ao DRT-FPF, pelo respectivo CLUBE, até o último dia útil antes da 3ª rodada do 2º turno da 1ª fase.  

§ 4º - Os CLUBES deverão habilitar todos os atletas que achar necessário para a Competição, no Portal de Clubes, localizado no sítio eletrônico da FPF, considerando o prazo final de registro.

 § 5º - Os clubes deverão a partir de 48 horas antes das partidas, escalar 20 atletas e comissão técnica (11 e 12) e 25 atletas e comissão técnica (13) até 1 hora antes da partida, devendo entregar a relação (escalação) impressa e carteirinhas de identificação expedida pelo DRT da FPF até 30 minutos antes da partida, já informando os titulares e os suplentes em quantidade determinada em cada categoria que participarão oficialmente da partida.

 

§ 6º - Os atletas ausentes da relação final entregue ao Delegado, terão até o apito final do 1º Tempo, para se apresentarem ao Delegado da partida. No intervalo da partida, o atleta atrasado não terá mais condição de jogo. 

 

Art. 12 – Para a categoria 11 e 12 a equipe será composta de 08 (oito) atletas titulares, entre as quais 01 (um) será o goleiro e no mínimo 3 (três) a no máximo 06 (seis) atletas reservas.

 

Art. 13 – Para a categoria 13 a equipe será composta de 11 (onze) atletas titulares, entre as quais 01 (um) será o goleiro e no mínimo 4 (quatro) a no máximo 08 (oito) atletas reservas.

 

Art. 14 – Para todas as categorias será obrigatório às substituições de todos os atletas suplentes relacionados.

§ 1º - As substituições só poderão ser realizadas durante as paradas técnicas e/ou intervalo.

§ 2º - Os atletas substituídos não poderão retornar ao campo de jogo, exceto, caso já tenha ocorrido todas as substituições e surjam atletas lesionados.

§ 3º - Será obrigatório os suplentes jogarem pelo menos ¼ da partida.

 

Art. 15 – De acordo com o artigo 162 do CBJD, os menores de 14 (quatorze) anos são considerados desportivamente inimputáveis, ficando sujeitos à orientação de caráter pedagógico.

§ 1º - Haverá advertência verbal;

§ 2º - Haverá substituição disciplinar para os atletas nas partidas.

§ 3º - Na categoria 11 e 12 o atleta substituído disciplinarmente poderá retornar a partida somente em outro ¼ da partida.  

§ 4º - Para a categoria 13 o atleta substituído disciplinarmente não poderá retornar a partida, não havendo a necessidade do cumprimento da automática.   

 

CAPÍTULO IV

                                DO TEMPO DA PARTIDA E ESTRUTURA

 

Art. 16 - As partidas serão divididas em 2 (dois) tempos de jogo, com intervalo de 10 (dez) minutos, da seguinte forma:

- Categoria 11: 2x20 minutos;

- Categoria 12: 2x25 minutos;

- Categoria 13: 2x30 minutos;

§ 1º – Os CLUBES que participarão da primeira partida deverão se apresentar em campo até 10 (dez) minutos para o início da partida.

§ 2º – Os CLUBES da segunda e terceira partida deverão se apresentar em campo logo após o término da sua partida preliminar.

 § 3º – Os CLUBES deverão retornar até no máximo 08 minutos do intervalo para o reinício da partida.

§ 4º – Haverá 2 (dois) minutos de parada técnica em cada um dos tempos de jogo para realização das substituições, hidratações e orientações técnicas.

 

Art. 17 – As dimensões do campo na categoria 11 e 12 serão entre 60-70m de comprimento e 40-50m de largura. A traves com 6 x 2,20m.

Parágrafo único – na categoria 13 será campo oficial.  

 

Art. 18 – As bolas na categoria 11 e 12 serão nº 4. 

Parágrafo único – na categoria 13 será a mesma bola utilizada nas competições de base regidas pela FPF.  

 

 

CAPÍTULO V

DA ORDEM E DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS

 

Art. 19 – Será obrigatório tocar o hino nacional brasileiro e o hino do estado do Paraná pelo mandante, somente na primeira partida da sequência de três. 

 

Art. 20 – Não obstante ao pedido de policiamento encaminhado pela FPF, o CLUBE mandante deverá solicitar formalmente policiamento para seus jogos, devendo o mesmo comprovar seu pedido mediante cópia da solicitação à Polícia Militar do Estado do Paraná com protocolo de recebimento e o mesmo deverá ser entregue ao Delegado da FPF antes do início da partida.

 

Art. 21 - Os acessos entre os vestiários e o campo de jogo deverão permanecer trancados durante a partida, sendo abertos somente após o término do 1º tempo e no final do jogo e no período em que estiverem fechados suas chaves ficarão sob a guarda do Delegado da FPF.

Parágrafo único – No caso do atleta ou integrante do banco de reservas da categoria 13, substituído disciplinarmente ou expulso de campo pelo árbitro, respectivamente, o mesmo deverá ser encaminhado até o respectivo vestiário pelo  Delegado da FPF.

 

Art. 22 - As entrevistas de rádio e televisão não poderão ser realizadas dentro do campo de jogo. A presença de repórteres de rádio e televisão nos arredores do campo de jogo será admitida apenas atrás dos gols.

Parágrafo único – Será permitida a presença de fotógrafos na lateral, até o limite da linha da grande área, sempre no lado oposto ao do assistente.

 

Art. 23 - Os CLUBES devem facilitar de todas as formas a atuação dos Delegados da FPF sob pena de descumprimento deste Regulamento.

 

Art. 24 - O pagamento dos valores mencionados no boletim financeiro deve ser efetuado pelo CLUBE mandante, até o fim do terceiro jogo, ao Delegado da FPF designado para a partida, sob pena de:

I - imediata suspensão da escalação de árbitros e demais membros do quadro móvel da FPF para as próximas partidas cujo mando de campo seja do CLUBE devedor, até o cumprimento da obrigação;

II - encaminhamento do boletim financeiro ao Tribunal de Justiça Desportiva, diante do disposto no art. 191, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

 

Art. 25 - Será permitido a cada CLUBE, no recinto do jogo, a permanência de 01 (um) técnico, 01 (um) auxiliar técnico, 01 (um) preparador físico, 01 (um) médico, 01 (um) massagista, fisioterapeuta ou enfermeiro, 01 (um) preparador de goleiros e 01 (um) intérprete desde que previamente demonstrada à necessidade e aprovado pela FPF.

 

Art. 26 - A alteração de datas e horários de jogos será apenas recebida com o comum acordo entre os CLUBES, que deverá ser protocolado, através de ofício encaminhado à FPF, no mínimo 96 (noventa e seis) horas antes da partida, para análise e decisão pela FPF.

 

Art. 27 - O CLUBE mandante deverá utilizar o seu uniforme número 1.

Parágrafo único – Quando coincidirem as cores das camisas dos CLUBES, será obrigatoriamente o mandante que trocará o uniforme.

 

Art. 28 - Em cada partida o CLUBE mandante deve providenciar 03 (três) bolas da marca patrocinadora exclusiva da FPF, enquanto uma estiver sendo utilizada no jogo, as outras duas ficarão posicionadas ao lado da mesa do Delegado da FPF.

 

Parágrafo único – Poderão ser utilizadas durante as partidas outras linhas de bola da marca “PENALTY”.

 

CAPÍTULO VI

DOS TROFÉUS E TÍTULOS

 

Art. 29 - Ao CLUBE vencedor de cada categoria, será atribuído o título e entregue o troféu de CAMPEÃO, além de 30 (trinta) medalhas.

§ 1º - Ao CLUBE segundo colocado de cada categoria, será atribuído o título e entregue o troféu de VICE-CAMPEÃO, além de 30 (trinta) medalhas.

§ 2º - Serão premiados com troféus o artilheiro e o goleiro menos vazado de cada categoria.

§ 3º - Os CLUBES que disputarem a FINAL, ao término da partida, deverão portar-se para a solenidade da entrega das premiações.

§ 4º - No caso de algum CLUBE se ausentar da solenidade prevista no parágrafo anterior, perderá o direito de receber as premiações, além de estar sujeito a pena prevista pelo parágrafo único Art. 07 do RGC.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 30 - Depois de iniciado a COPA, caso um CLUBE abandone a competição ou sofra eliminação por ordem Justiça Desportiva ou ato administrativo, seus jogos, na fase em que ocorrer o abandono ou eliminação, serão anulados, e desconsiderados os resultados, prevalecendo somente os efeitos disciplinares.

Parágrafo único – Também será considerado abandono da COPA caso um CLUBE sofra a aplicação de dois W.O, independente da fase da COMPETIÇÃO, nos termos do Artigo 203, §3º e §4º do CBJD.

 

Art. 31 - Todos os atos da FPF relacionados a COPA serão publicados junto à tabela no site www.federacaopr.com.br, no campo Competições e no link “Boletim Oficial”. O site deve ser acessado diariamente pelos CLUBES participantes, para conhecimento e cumprimento.

 

Art. 32 - Os CLUBES que concordam em participar da COPA reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente, sem restrições, comprometendo-se a cumpri-lo.

 

Art. 33 - A FPF se resguarda a alterar o nome da COMPETIÇÃO a qualquer tempo, sem necessidade de qualquer autorização dos CLUBES participantes.

 

Art. 34 - Compete exclusivamente à FPF resolver os casos omissos e interpretar o disposto neste regulamento, cabendo ao Presidente da FPF expedir atos e instruções que se fizerem necessários para o bom e fiel cumprimento deste regulamento.

 

Curitiba, 23 de Abril de 2018.

 

 

 

HÉLIO PEREIRA CURY

Presidente

 

 

 

MARCIUS KOEHLER

Gerente de Competições

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

CLUBES PARTICIPANTES:

  1. CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
  2. GRECAL
  3. LONDRINA ESPORTE CLUBE
  4. PARANÁ CLUBE
  5.  
OUTROS ANOS
2014
2015
2016
2017