CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL - SUB 19 - 2020

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO - REC

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DIREÇÃO

Art. 1º - O Campeonato Paranaense de Futebol Sub 19 - Temporada 2020, doravante denominado CAMPEONATO, é organizado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e será regido por este Regulamento Específico de Competições (REC), no que se refere ao sistema de disputa, critérios de participação e outras matérias específicas e vinculadas a esta competição; e pelo Regulamento Geral de Competições Não Profissionais (RGCNP/2020) da FPF.

Parágrafo único – Em caráter subsidiário, o REC se submete também ao Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (RGC/CBF/2020), ao Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF/CBF/2020) e a todas as outras normativas nacionais pertinentes.

Art. 2º - O CAMPEONATO será disputado por 20 (vinte) Entidades de Prática Desportiva - EPD (CLUBES), sendo promovido, organizado e dirigido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), obedecendo ao disposto neste REGULAMENTO.

§ 1º - Para participarem do CAMPEONATO, os CLUBES devem preencher todos os requisitos constantes do Estatuto da FPF, e ter pedido de inscrição no CAMPEONATO deferido pela FPF de acordo com o edital de convocação para a reunião do Conselho Arbitral da Competição.

§ 2º - De acordo com os critérios deste artigo, os CLUBES participantes da Temporada 2020 são os constantes do ANEXO I deste REC.

Art. 3º - Os CLUBES poderão desistir de disputar o CAMPEONATO, até o término da reunião do Conselho Arbitral, sem estarem sujeitos às sanções previstas no do Regulamento Geral de Competições Não Profissionais – RGCNP/2020 da FPF e art. 204 do CBJD.

Art. 4º - O CAMPEONATO ocorre na forma deste REC e da tabela de jogos, sendo ainda regido pelo RGCNP/2020 da FPF, Estatuto da FPF, e resoluções emanadas dos poderes da FPF.

§ 1º - A tabela de jogos, composta de mandos de campo (locais), datas e horários, será elaborada pela FPF, também considerando o contrato firmado com os detentores do direito de transmissão televisiva, se houver, e será divulgada no Boletim Oficial e no campo Competições do sítio eletrônico da entidade, no prazo e forma legais, devendo ser rigorosamente observada pelos CLUBES.

§ 2º - A tabela de jogos poderá sofrer alterações (de datas e horários) por conveniência da FPF, por medida de segurança, decisão da Justiça Desportiva, e também para atender contrato firmado com os detentores do direito de transmissão televisiva em vigor, ou, ainda, em comum acordo, conforme o RGCNP/2020.

Art. 5º - A FPF detém todos os direitos relacionados ao CAMPEONATO e é responsável pela sua realização, organização e elaboração do RGCNP/2020, REC e da tabela da competição.

CAPÍTULO II

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 6º - O CAMPEONATO tem início e término previstos na tabela de jogos publicada juntamente com este REC.

Art. 7º - O CAMPEONATO será disputado em 05 (cinco) fases, tendo seu início previsto para o dia 28/03/2020.

PRIMEIRA FASE

Art. 8º - Na Primeira Fase os 21 (vinte e um) CLUBES se dividem em 03 (três) grupos (“A”, “B” e “C”), definidos em reunião do conselho arbitral, conforme abaixo:

GRUPO A

INDEPENDENTE FSJ

PARANÁ CLUBE

RIO BRANCO SC

§ 1º - Os CLUBES começam com 0 (zero) pontos e se enfrentam nos seus respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a Segunda Fase 15 (quinze) CLUBES da seguinte forma:

I - Os 06 (seis) CLUBES do Grupo A, os 04 (quatro) CLUBES do Grupo B e os 05 (cinco) CLUBES Grupo C que somarem o maior número de pontos ganhos nesta fase. Caso haja, ao término da fase, igualdades de pontos ganhos, serão considerados os critérios de desempate do RGCNP.

§ 2º - O mando de campo das partidas será fixado na tabela divulgada pelo Departamento de Competições da FPF, sendo mandante o CLUBE que figurar do lado esquerdo da mesma.

SEGUNDA FASE

Art. 9º - Na Segunda Fase os 15 (quinze) CLUBES classificados na Primeira Fase se dividem em 03 (três) grupos (“D”, “E” e “F”), conforme abaixo:

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

1º COLOCADO – GRUPO “A”

2º COLOCADO – GRUPO “B”

3º COLOCADO – GRUPO “C”

4º COLOCADO – GRUPO “A”

5° COLOCADO – GRUPO “A”

1º COLOCADO – GRUPO “B”

2º COLOCADO – GRUPO “C”

3º COLOCADO – GRUPO “A”

4º COLOCADO – GRUPO “B”

6° COLOCADO – GRUPO “A”

1º COLOCADO – GRUPO “C”

2º COLOCADO – GRUPO “A”

3º COLOCADO – GRUPO “B”

4º COLOCADO – GRUPO “C”

5° COLOCADO – GRUPO “C”

§ 1º - Os CLUBES começam com 0 (zero) pontos e se enfrentam nos seus respectivos grupos em turno e returno, classificando-se para a Terceira Fase os 02 (dois) CLUBES com o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos (1º e 2º colocados), mais os 02 (dois) melhores terceiros colocados, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP.

TERCEIRA FASE

Art. 10 - Na Terceira Fase, os 02 (dois) CLUBES classificados de cada grupo na Segunda Fase, mais os 02 (dois) melhores terceiros colocados, serão divididos em 02 (dois) grupos com 04 (quatro) CLUBES cada (“G” e “H”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de turno e returno.

§ 1º - Os grupos “G” e “H” ficarão assim distribuídos de acordo com a classificação obtida pelos CLUBES na Segunda Fase:

GRUPO G

GRUPO H

1º COLOCADO – GRUPO “D”

2º COLOCADO – GRUPO “E”

1º COLOCADO – GRUPO “F”

2° MELHOR TERCEIRO COLOCADO

1º COLOCADO – GRUPO “E”

2º COLOCADO – GRUPO “F”

2º COLOCADO – GRUPO “D”

1° MELHOR TERCEIRO COLOCADO

§ 3º - Classificam-se para a Quarta Fase os 02 (dois) CLUBES que somarem o maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

§ 4º - Caso haja, ao término da fase, igualdade de pontos ganhos, será considerados os critérios de desempate do RGCNP.

QUARTA FASE

Art. 11 - Na Quarta Fase, chamada SEMIFINAL, os 02 (dois) CLUBES classificados de cada grupo na Terceira Fase formam o Grupo “I” e “J” jogando partidas de ida e volta.

§ 1º - O grupo “I” e “J” ficará assim distribuído de acordo com a classificação obtida pelos CLUBES na Terceira Fase:

GRUPO I

GRUPO J

1º COLOCADO – GRUPO “G”

2º COLOCADO – GRUPO “H”

1º COLOCADO – GRUPO “H”

2º COLOCADO – GRUPO “G”

§ 2º - O mando de campo da segunda partida será atribuído ao CLUBE que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na Segunda e Terceira Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP.

§ 3º - Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca pênalti, conforme determina a Internacional Football Association Board, até conhecer-se o CLUBE vencedor.

§ 4º - As partidas da Quarta Fase não poderão ser disputadas em Centros de Treinamento, obrigatoriamente em estádios.

QUINTA FASE

Art. 12 - Na Quinta Fase, chamada FINAL, o primeiro CLUBE classificado de cada grupo na Quarta Fase formam o Grupo “K” jogando partidas de ida e volta.

§ 1º - O grupo “K” ficará assim distribuído de acordo com a classificação obtida pelos CLUBES na Quarta Fase:

GRUPO K

1º COLOCADO – GRUPO “I”

1º COLOCADO – GRUPO “J”

na Segunda, Terceira e Quarta Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP.

§ 4º - As partidas da Quinta Fase não poderão ser disputadas em Centros de Treinamento, obrigatoriamente em estádios.

§ 5º - Será considerado CAMPEÃO o CLUBE que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase.

CAPÍTULO III

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Art. 13 - Ao término do CAMPEONATO, será efetuada a Classificação Geral da Competição, da seguinte forma:

§ 1º - O Campeão e Vice-Campeão serão os CLUBES que disputarem a Quinta Fase do CAMPEONATO e estarão, respectivamente, na primeira e segunda colocação da Classificação Geral da Competição, independentemente da soma de pontos.

§ 2º - A classificação da terceira a quarta colocação serão ocupadas pelos clubes não classificados à Quinta Fase, sendo considerados para efeitos de classificação os pontos obtidos na Quarta Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP/2020.

§ 3º - A classificação da quinta a oitava colocação serão ocupadas pelos CLUBES não classificados à Quarta Fase, sendo considerados para efeito de classificação os pontos obtidos na Terceira Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP/2020.

§ 4º - A classificação da nona e décima sexta colocação serão ocupadas sucessivamente pelos CLUBES não classificados à Terceira Fase, sendo considerados para efeito de classificação os pontos obtidos na Segunda Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP/2020.

§ 5º - A classificação da décima sétima a vigésima primeira colocação serão ocupadas sucessivamente pelos CLUBES não classificados à Segunda Fase, sendo considerados para efeito de classificação os pontos obtidos na Primeira Fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCNP/2020.

Art. 14 - O clube que abandonar ou for eliminado por ordem da Justiça Desportiva ou Ato Administrativo da competição, terá suas demais partidas constantes na tabela canceladas e os resultados de seus jogos realizados serão anulados, na fase em disputa, prevalecendo somente os efeitos disciplinares.

§ 1º - Também será considerado abandono do CAMPEONATO caso um CLUBE sofra a aplicação de 02 (dois) W.O., nos termos do art. 203, §§3º e 4º, do CBJD e art. 45 do RGCNP/2020.

§ 2º - Independentemente do momento em que se caracterizar o abandono ou eliminação, para efeitos desportivos, o CLUBE eliminado ou que abandonar o CAMPEONATO será o último colocado na Classificação Geral prevista no art. 13 deste REC.

§ 3º - Caso um ou mais CLUBES abandonem, desistam ou sejam eliminados do CAMPEONATO, para efeitos da Classificação Geral, serão preteridos os CLUBES que tiverem disputado menos partidas. Caso o número de partidas coincida, será observado o critério de pontuação e, havendo igualdade, serão utilizados os critérios de desempate previstos no RGCNP/2020.

CAPÍTULO IV

DOS ATLETAS E DA CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 15 - Terão condição de jogo no CAMPEONATO somente os atletas devidamente habilitados pelos CLUBES disputantes, constantes na Relação de Inscrição de Atletas da Competição publicada no sítio eletrônico da FPF, conforme normatização do RGCNP.

§ 1º - A habilitação dos atletas para o CAMPEONATO será realizada pelos CLUBES exclusivamente pelo Sistema de Gestão da FPF (éGol), conforme RGCNP. A mesma poderá ser efetuada até às 23h59min do dia útil anterior ao da realização da partida, considerando também o prazo final de registro, conforme § 5º deste artigo.

§ 2º - A Habilitação de Atletas considera apenas a inscrição dos mesmos no CAMPEONATO pelos respectivos CLUBES, desconsiderando punições aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná - TJD/PR e Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD e/ou suspensões automáticas por cartões amarelos e vermelhos, ficando este controle de responsabilidade exclusiva dos CLUBES participantes.

§ 3º - Para a 1ª rodada do CAMPEONATO, terão condição de jogo, somente os atletas e componentes de comissão técnica que tenham seu processo de registro protocolado no DRT-FPF até 20/03/2020 para os clubes do grupo A e C e até dia 02/04/2020 para os clubes do grupo B, que cumulativamente estejam habilitados na Relação de Inscrição de Atletas e Relação da comissão da Competição, pelo respectivo CLUBE, até o último dia útil que anteceder a 1ª rodada.

§ 4º - Em decorrência do parágrafo 3º deste artigo, não serão aceitos pelo DRT-FPF, novos pedidos de registro de atletas e comissão técnica e de renovação do cartão de identificação do atleta dos clubes do grupo A e C do dia 21/03/2020 até o primeiro dia útil após o término da 1ª rodada e dos clubes do grupo B do dia 03/04/2020 até o primeiro dia útil após o término da 1ª rodada.

§ 5º - O prazo final para que os atletas constem no Boletim Informativo Diário-eletrônico (BID-e) da CBF, bem como habilitados no sistema da FPF em nome dos respectivos CLUBES, e também para pedidos de renovação do cartão de identificação do atleta, será o último dia útil que anteceder a 1ª Rodada do 2º Turno da 3ª Fase. Após está data não terão condição de jogo.

§ 6º - Poderão participar da COMPETIÇÃO somente atletas nascidos nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004.

§ 7º - Somente poderão ser incluídos na súmula da partida o número máximo de 05 (cinco) atletas nascidos no ano de 2000, por CLUBE, não havendo condição de jogo, caso se observe que o limite imposto tenha se extrapolado, sob pena de comunicação da infração ao TJD/PR.

§ 8º - Os clubes deverão a partir de 48 horas até 1 hora antes das partidas, escalar na pré-súmula até 20 (vinte) atletas e até 07 (sete) integrantes comissão técnica, devendo entregar 02 (duas) vias da relação (escalação) impressa e carteirinhas de identificação expedida pelo DRT da FPF até 30 minutos antes do início da partida. Este documento deverá ser gerado no Portal da FPF.

Art. 16 - Cada CLUBE pode substituir até 06 (seis) atletas por jogo, conforme orientação da CBF pelo Ofício DCO/GER nº 040/16.

§ 1º - Os CLUBES só poderão paralisar a partida para realizar substituições em 3 (três) oportunidades no decorrer do jogo.

§ 2º - Os CLUBES poderão realizar substituições no intervalo da partida, não sendo estas computadas como uma das 3 (três) oportunidades de substituições que trata o § 1º deste artigo.

§ 3º - Após transcorridas as 3 (três) oportunidades de substituição e o intervalo da partida, não é permitido ao CLUBE realizar mais substituições, mesmo que não tenha usado as 6 (seis) substituições permitidas.

§ 4º - O atleta substituído não pode retornar à mesma partida, mas pode ficar no banco de reservas até o final da partida, o mesmo ocorrendo em relação aos atletas que não entrarem no jogo, depois de realizada a sexta substituição.

Art. 17 – O CLUBE mandante deverá disponibilizar ao menos um médico, ou um enfermeiro, ou um técnico em enfermagem. Independente da opção, o profissional eleito deverá estar regulamente inscrito no órgão de classe (CRM e/ou COREN). A identificação profissional deverá ser apresentada ao Delegado da Partida

Parágrafo único – Este profissional deverá ser relacionado na pré-súmula no campo “Médico/CRM”.

CAPÍTULO V

DO TEMPO DA PARTIDA

Art. 18 - As partidas serão divididas em 2 (dois) tempos de jogo de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, com intervalo de 15 (quinze) minutos.

Parágrafo único – Os CLUBES deverão se apresentar em campo até 10 (dez) minutos para o início da partida e até no máximo 13 minutos do intervalo para o reinício da partida.

CAPÍTULO VI

DA ORDEM E DA SEGURANÇA DAS PARTIDAS

Art. 19 - Não obstante ao pedido de policiamento encaminhado pela FPF, o CLUBE mandante deverá solicitar formalmente policiamento para seus jogos, devendo o mesmo comprovar seu pedido mediante cópia da solicitação à Polícia Militar do Estado do Paraná com protocolo de entrega que deverá ser entregue ao Delegado da FPF antes do início da partida.

Art. 20 - Os acessos entre os vestiários e o campo de jogo deverão permanecer trancados durante a partida, sendo abertos somente após o término do 1º tempo e no final do jogo e no período em que estiverem fechadas suas chaves ficarão sob a guarda do Delegado da FPF.

Parágrafo único – No caso de atleta ou integrante do banco de reservas expulso de campo pelo árbitro, o Delegado da FPF encaminhará o mesmo até o respectivo vestiário.

Art. 21 - As entrevistas de rádio e televisão não poderão ser realizadas dentro do campo de jogo e serão admitidas somente atrás dos gols.

Parágrafo único – Será permitida a presença de fotógrafos na lateral, até o limite da linha da grande área, sempre no lado oposto ao do assistente.

Art. 22 - Os CLUBES devem facilitar de todas as formas a atuação dos Delegados da FPF sob pena de descumprimento deste Regulamento.

Art. 23 - O pagamento dos valores mencionados no boletim financeiro deve ser efetuado pelo CLUBE mandante, até o fim do jogo, ao Delegado da FPF designado para a partida, sob pena de:

I - imediata suspensão da escalação de árbitros e demais membros do quadro móvel da FPF para as próximas partidas cujo mando de campo seja do CLUBE devedor, até o cumprimento da obrigação;

II - encaminhamento do boletim financeiro e relatório ao Arrecadador da FPF ao TJD/PR, diante do disposto no art. 191, inciso III, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Art. 24 - Será permitido a cada CLUBE, no recinto do jogo, a permanência de até 09 (nove) atletas suplentes, 01 (um) preparador técnico, 01 (um) auxiliar técnico, 01 (um) preparador físico, 01 (um) médico, 01 (um) massagista, fisioterapeuta ou enfermeiro, 01 (um) preparador de goleiros e 01 (um) intérprete desde que previamente demonstrada à necessidade e aprovado pela FPF.

Art. 25 - A alteração de datas e horários de jogos será apenas recebida com o comum acordo entre os CLUBES, via Portal da FPF, com antecedência máxima de 04 (quatro) dias contando a data da partida, não podendo ser antecipado dentro deste período, para análise e decisão pela FPF.

Art. 26 - O CLUBE mandante deverá utilizar o seu uniforme número 1.

Parágrafo único – Quando coincidirem as cores das camisas dos CLUBES, será obrigatoriamente o mandante que trocará o uniforme.

Art. 27 - Em cada partida o CLUBE mandante deve providenciar 03 (três) bolas da marca patrocinadora exclusiva da FPF, enquanto uma estiver sendo utilizada no jogo, as outras duas ficarão posicionadas uma ao lado de cada meta de gol.

Parágrafo único – Poderão ser utilizadas durante as partidas somente bolas da marca “TOPPER”, modelo “Velocity Pro Samba”.

CAPÍTULO VII

DOS TROFÉUS E TÍTULOS

Art. 28 - Ao CLUBE vencedor do CAMPEONATO será atribuído o título e entregue o troféu de CAMPEÃO, além de 35 (trinta e cinco) medalhas.

§ 1º - Ao CLUBE segundo colocado do CAMPEONATO será atribuído o título e entregue o troféu de VICE-CAMPEÃO, além de 35 (trinta e cinco) medalhas.

§ 2º - Serão premiados com troféus o artilheiro e o goleiro menos vazado do CAMPEONATO.

I – Os critérios de entrega estão descritos no art. 88 do RGCNP/2020.

§ 3º - O CLUBE CAMPEÃO, ao término da partida, deverá portar-se para a solenidade da entrega das premiações.

§ 4º - No caso de algum CLUBE se ausentar da solenidade prevista no parágrafo anterior, perderá o direito de receber as premiações, além de estar sujeito a pena prevista pelo § 1º do Art. 88 do RGCNP/2020.

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 29 - Todos os atos da FPF relacionados ao CAMPEONATO serão publicados junto à tabela no site www.federacaopr.com.br, no campo Competições e se no link “Boletim Oficial”. O site deve ser acessado diariamente pelos CLUBES participantes, para conhecimento e cumprimento.

Art. 30 - Os CLUBES que concordam em participar do CAMPEONATO reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente, sem restrições, comprometendo-se a cumpri-lo.

Art. 31 - A FPF se resguarda a alterar o nome da COMPETIÇÃO a qualquer tempo, sem necessidade de qualquer autorização dos CLUBES participantes.

Art. 32 - Compete exclusivamente à FPF resolver os casos omissos e interpretar o disposto neste regulamento, cabendo ao Presidente da FPF expedir atos e instruções que se fizerem necessários para o bom e fiel cumprimento deste regulamento.

Curitiba, 13 de Março de 2020.

HÉLIO PEREIRA CURY                                          MARCIUS KOEHLER

Presidente                                                    Gerente de Competições

ANEXO I

CLUBES PARTICIPANTES: