Federação Paranaense de Futebol completa 81 anos
04/08/2018
Neste sábado, 04 de agosto, a Federação Paranaense de Futebol completa 81 anos. Fundada em 1937, a FPF surgiu ao lado da Liga Curitibana de Futebol para administrar o esporte no Estado. Inicialmente, a Liga seria responsável pelo futebol na capital, enquanto a Federação teria jurisdição estadual, sendo seu primeiro presidente Roberto Barroso.

Dois anos após sua criação, a FPF passou a atuar como maior entidade de futebol do Estado, quando a Liga Curitibana de Futebol foi extinta. Inicialmente, seus membros eram Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Britânia Esporte Clube, Clube Atlético Ferroviário, Esporte Clube Água Verde, Sociedade Educação Física Juventus, Palestra Itália e Liga de Futebol Regional de Paranaguá. Nesta ocasião, foi criado o símbolo da entidade, o pinhão estilizado, pelo ex-jogador Luís Garai Cunha, que integrou as equipes do Palestra Itália e Seleção Paranaense.

Na ocasião de sua fundação, em 1937, a FPF tinha sua sede no centro de Curitiba, no edifício Garcez, na Rua XV de Novembro. A entidade ainda teve sede na Avenida Manoel Ribas, nas Mercês, antes de, em 1979, ser inaugurada a Sede da FPF no Tarumã, ao lado do estádio Pinheirão, que à época estava em construção. O novo estádio foi inaugurado apenas em 1985, com a presença das Seleções do Paraná e de Santa Catarina.

Em 2013, após a realização de leilão da sede do Tarumã, a Federação Paranaense de Futebol mudou-se para a Avenida República Argentina, no Portão, onde fica sua sede atualmente. A atual sede abriga também o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná – TJD, e a Escola Estadual de Árbitros Victor Marcassa. Situada em uma região de fácil acesso aos filiados que vêm do interior, a FPF conta com amplo estacionamento, auditório, salas para realização de arbitrais e reuniões, além de um espaço confortável dedicado aos filiados.

Hoje, a Federação Paranaense de Futebol representa 79 filiados ativos, entre clubes profissionais, clubes amadores e ligas regionais. Ao todo, entre todas as categorias, 23 competições são organizadas pela entidade, tendo a sua principal o Campeonato Paranaense.

A Federação Paranaense de Futebol tem como responsabilidade organizar campeonatos, credenciar o esporte no Estado e dar todo apoio aos filiados, representando os clubes paranaenses na Confederação Brasileira de Futebol, bem com auxiliar a entidade máxima do esporte nas Copas do Mundo de Futebol de 1950 e 2014, com jogos realizados em Curitiba. O presidente da entidade é o Sr. Hélio Pereira Cury, que foi eleito para o comando da FPF em 2008 e reeleito em 2015.
Fonte: Assessoria de Imprensa