NOTÍCIAS
Copa do Brasil 2022 terá sete equipes paranaenses
07/01/2022
A Confederação Brasileira de Futebol confirmou nesta semana as equipes que garantiram vaga na disputa da Copa do Brasil 2022 através do ranking da entidade. Com isso, nesta temporada, o futebol paranaense terá o maior número de representantes da história da competição. Athletico, Londrina, FC Cascavel, Operário, Azuriz, Coritiba e Paraná Clube serão as equipes participantes. 
 
Com as sete equipes representando o futebol paranaense, o Paraná é o terceiro Estado com mais representantes na competição deste ano, atrás somente de São Paulo (12 equipes) e Rio de Janeiro (oito equipes). 
 
O Athletico garantiu sua vaga na disputa ao conquistar a classificação para a Copa Conmebol Libertadores e entra na competição apenas na terceira fase. Londrina, FC Cascavel, Operário e Azuriz foram os clubes com melhor classificação no Campeonato Paranaense de 2021 e por isso também seguem para a disputa nacional. Já o Coritiba e o Paraná Clube vão participar da Copa do Brasil em função do ranking nacional de clubes da CBF. 
 
Critérios
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol e o Regulamento Específico da Copa do Brasil, são três os critérios para disputa da competição:
“Critério 1: 12 (doze) vagas para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2022 e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2021 e complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021;
Critério 2: 70 (setenta) vagas para os clubes classificados nas competições estaduais de 2021, excluídos os clubes já identificados no critério 1;
Critério 3: 10 (dez) vagas para os clubes classificados via o RNC de 2022, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.”
 
Copa do Brasil 2022
Na Primeira Fase da Copa do Brasil 2022, 80 clubes se enfrentam em jogos únicos e eliminatórios, com o mando de campo de cada partida pertencendo à equipe pior posicionada no Ranking Nacional de Clubes (RNC). 
 
A partir da Terceira Fase, o modelo de disputa passa a ser com partidas de ida e volta. Na mesma fase, adentram ao torneio 12 clubes: equipes classificadas para a CONMEBOL Libertadores 2022, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B, além de clubes complementares oriundos da Série A, caso seja necessário para completar 12 vagas. O Athletico, classificado para a Copa Conmebol Libertadores entra apenas nesta terceira fase. 
 
Sorteio
O sorteio que definirá os confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2022 acontece no próximo dia 17 de janeiro, às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Além da definição dos primeiros confrontos, o sorteio também definirá os mandos de campo da Segunda Fase, também disputada em duelos únicos.
 
*Com informações do Site Oficial da CBF
 
Fonte: Assessoria de Imprensa