Boletim Oficial – 036/2008
DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO | ||||
CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL FEMININO | ||||
TEMPORADA 2008 – 1ª FASE | ||||
TABELA DE JOGOS | ||||
TURNO ÚNICO | ||||
1 ª Rodada – Dia 30/03/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
JABORÁ FC | x | LONDRINA EC | ||
CUE SÃO JOSÉ | x | NOVO MUNDO FC | ||
COLOMBO FC | x | VILA FANNY FC | ||
BOLA DE OURO AC | x | A MARINGÁ SELETO CLUBE | ||
2ª Rodada – Dia 06/04/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
A MARINGÁ SELETO CLUBE | x | JABORÁ FC | ||
LONDRINA EC | x | BOLA DE OURO AC | ||
CUE SÃO JOSÉ | x | COLOMBO FC | ||
NOVO MUNDO FC | x | VILA FANNY FC | ||
3ª Rodada – Dia 13/04/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
NOVO MUNDO FC | x | LONDRINA EC | ||
JABORÁ FC | x | CUE SÃO JOSÉ | ||
COLOMBO FC | x | A MARINGÁ SELETO CLUBE | ||
VILA FANNY FC | x | BOLA DE OURO AC | ||
4ª Rodada – Dia 20/04/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
LONDRINA EC | x | COLOMBO FC | ||
A MARINGÁ SELETO CLUBE | x | NOVO MUNDO FC | ||
JABORÁ FC | x | VILA FANNY FC | ||
BOLA DE OURO AC | x | CUE SÃO JOSÉ | ||
5ª Rodada – Dia 27/04/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
VILA FANNY FC | x | LONDRINA EC | ||
COLOMBO FC | x | JABORÁ FC | ||
CUE SÃO JOSÉ | x | A MARINGÁ SELETO CLUBE | ||
NOVO MUNDO FC | x | BOLA DE OURO AC | ||
6ª Rodada – Dia 04/05/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
LONDRINA EC | x | A MARINGÁ SELETO CLUBE | ||
BOLA DE OURO AC | x | JABORÁ FC | ||
VILA FANNY FC | x | CUE SÃO JOSÉ | ||
NOVO MUNDO FC | x | COLOMBO FC | ||
7ª Rodada – Dia 11/05/2008 – Domingo às 15h30 | ||||
LONDRINA EC | x | CUE SÃO JOSÉ | ||
JABORÁ FC | x | NOVO MUNDO FC | ||
COLOMBO FC | x | BOLA DE OURO AC | ||
A MARINGÁ SELETO CLUBE | x | VILA FANNY FC | ||
Curitiba, 14 de Março de 2008. | ||||
LEONIDAS NERY DIAS | Homologo | |||
Diretor Futebol Feminino | HÉLIO PEREIRA CURY | |||
Presidente |
DEPARTAMENTO DE FUTEBOL FEMININO
CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL FEMININO
TEMPORADA 2008
C A P Í T U L O I
DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 1º – O CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL FEMININO ADULTAS 2008 será disputado pelas 08 (oito) associações na categoria ADULTA, sendo promovido, organizado e dirigido pela Federação Paranaense de Futebol, obedecendo ao disposto nestas NORMAS ESPECIAIS, ao Regulamento Geral da F.P.F. para o ano de 2008, seus anexos, Resoluções, Estatuto da F.P.F., C.B.J.D. e Normas Orgânicas da C.B.F.e F.P.F.
Art. 2º – As associações participantes são aquelas constantes do Termo de Presença, do dia 15/01/08, e confirmadas pelos seus respectivos representantes e inscritas até 21/01/08 conforme decisão estabelecida no Arbitral. O Londrina Esporte Clube, não compareceu para o Arbitral, que foi realizado no dia 15/01/08, mas estava inscrita e prevalecendo a ela o que foi decidido entre as associações presentes no Conselho Arbitral.
Art. 3º – São as seguintes associações que participarão do Campeonato:
- ASSOCIAÇÃO MARINGÁ SELETO CLUBE;
- BOLA DE OURO ATÉTICO CLUBE;
- CLUBE UNIÃO ESPORTIVO SÃO JOSÉ;
- COLOMBO FUTEBOL CLUBE;
- JABORÁ FUTEBOL CLUBE;
- LONDRINA ESPORTE CLUBE;
- NOVO MUNDO FUTEBOL CLUBE;
- VILA FANNY FUTEBOL CLUBE.
CAPÍTULO II
DOS TROFÉUS E DOS TÍTULOS
Art. 4º – À associação vencedora do campeonato será atribuído o título de Campeã do CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL FEMININO ADULTO – 2008, e a segunda associação colocada, Vice – Campeã, recebendo os troféus representativos do campeonato será de posse definitiva e entregue à associação campeã ao término da temporada.
C A P Í T U L O II
DA FORMA DE DISPUTA
Art. 5º – O Campeonato, conforme aprovado na reunião, será disputado em 03 (três) Fases, e nas Fases, as associações começam com 00 (zero) ponto, tendo seu início em 30 de março de 2008.
1ª FASE: As associações jogarão entre si todas contra todas, em Turno Único, classificando-se para a 2ª Fase – Semi Final, as 04 (quatro) associações melhores classificadas na soma de pontos ganhos nesta 1ª Fase.
2ª FASE – SEMI FINAL: As 04 (quatro) associações classificadas na 1ª Fase realizarão duas partidas (Ida e Volta).
GRUPO A – 1º Colocado x 4º Colocado
GRUPO B – 2º Colocado x 3º Colocado
Nota 1: O mando de jogo da Partida de Volta, será das associações melhores classificadas na 1ª Fase.
Nota 2: Nesta 2ª Fase – Semi Final, ocorrendo igualdade de pontuação ao término da Partida de VOLTA (sem saldo de gols), haverá prorrogação de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada e caso persista o empate ao final da prorrogação, haverá a cobrança de tiros livres da marca do Pênalti, conforme determina a International Board.
Nota 3: Nesta 2ª Fase, classificam-se para a 3ª Fase, o vencedor de cada Grupo.
3ª FASE –FINAL: As 02 (duas) associações classificadas na 2ª Fase realizarão duas partidas (Ida e Volta).
GRUPO C – 1º Colocado do Grupo A x 1º Colocado do Grupo B
Nota 1: O mando de jogo da Partida de Volta, será das associação melhor classificada nas Fases anteriores.
Nota 2: Nesta 3ª Fase – Final, ocorrendo igualdade de pontuação ao término da Partida de VOLTA (sem saldo de gols), haverá prorrogação de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada e caso persista o empate ao final da prorrogação, haverá a cobrança de tiros livres da marca do Pênalti, conforme determina a International Board, até conhecer-se a associação vencedora.
CAPÍTULO IV
Desempate e Contagem de Pontos
Art. 6º – Em casos de empate em pontos ganhos na 1ª Fase, entre 02 (duas) ou mais associações, para conhecer–se a melhor classificação, os critérios a serem adotados serão os seguintes:
1º – Maior número de vitórias;
2º – Menor número de gols sofridos;
3º – Melhor saldo de gols;
4º – Maior número de gols a favor;
5º – Sorteio na sede da F.P.F., às 18h00 do primeiro dia útil seguinte ao término da Fase.
Art. 7 – Para proceder–se a contagem dos pontos em todas as Fases adotar–se–ão os seguintes critérios:
a) Por vitória – 03 (três) pontos ganhos,
b) Por empate – 01 (um) ponto ganho.
Art. 8º– Nos jogos desta competição serão admitidos no recinto do jogo 11 (onze) pessoas por associação no banco de reserva, que serão as seguintes:
07 (sete) Atletas Suplentes;
01 (um) Técnico;
01 (um) Preparador Físico;
01 (um) Médico Credenciado;
01 (um) Massagista.
Art. 9º – Cada associação poderá substituir até 05 (cinco) atletas na partida, as atletas substituídas, que poderão permanecer no banco de reservas, com exceção das atletas expulsas.
Art. 10º – A associação mandante deverá manter no local do jogo 03 (três) bolas em condições de jogo.
Paragrafo Único: A F.P.F. fornecerá 01 (uma) Bola por mando de jogo, para cada associação participante, da marca Penalty.
C A P Í T U L O III
DOS HORÁRIOS DOS JOGOS
Art. 11º – O início da competição será no dia 30 de março de 2008, e os horários das partidas serão aos Domingo às 15h30.
Paragrafo Único – O tempo de duração de cada partida será de 90 (noventa) minutos, divididos em dois tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos cada e intervalo de 13 (treze) minutos, devendo reiniciar-se a partida dentro de 02 (dois) minutos seguintes.
C A P Í T U L O V
DOS PRAZOS E REGISTROS
Art. 12º – Os registros das atletas poderão ser efetuados até o último dia útil que antecede o inicio do 2ª Fase, com a quantidadelivre de número registros de atletas, observando-se as seguintes condições legais:
01 – Formulário próprio devidamente preenchido;
02 – 02 (duas) fotos 3×4 atualizadas;
03 – Certidão de Nascimento original ou xerox autenticada;
04 – Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade;
05 – Cópia do CPF da atleta.
Para atletas primárias terão que apresentar as seguintes documentações:
- Certidão de Nascimento Original ou Autenticada;
- Cópia do RG Autenticada da atleta;
- Cópia do RG Autenticado do Pai ou Responsável (quando de menor de 18 anos);
- Comprovante de Alfabetização de Ensino Fundamental ou Carteira de Trabalho.
Apresentar cópia da matricula da atleta da primeira série do curso primário ou Certidão da Secretaria de Educação, que contenham informações onde a atleta foi matriculada na primeira série do curso primário antes do início do Campeonato.
Nota 1: A idade das atletas que poderão participar desta competição será, para atletas nascidas até 1992 e anos anteriores e, no máximo 03 (três) atletas nascidas em 1993.
Nota 2: Os registros serão efetuados pelo Departamento de Registros Amadores da FPF, mediante disposições legais vigentes, sendo que somente terá condição de jogo a atleta registrada.
Art. 13º – A associação que incluir em sua equipe, atleta(s) que não esteja devidamente registrado na F.P.F. e ou sem condição de jogo, nos termos da legislação vigente e destas Normas, será penalizada.
Art. 14º – A associação infratora que ainda não houver ganho pontos na competição e, caso seja penalizada conforme decisão do T.J.D. desta Entidade, ficará com o dobro de pontos disputados negativos.
Art. 15º – Na hipótese da associação infratora perder a partida, o resultado da competição, para efeito técnico será mantido, mas a associação infratora perderá o dobro de pontos disputados.
Art. 16º – É obrigatório o uso de caneleiras pelos atletas.
Art. 17º – Os atletas suplentes, que assinarem a súmula da partida, ficam sujeitos às medidas disciplinares aplicadas pela arbitragem (cartões amarelos e vermelhos).
Art. 18º – O atleta que assinar a súmula do Campeonato na qualidade de substituto (regra III), e não participar dos jogos poderá transferir-se com condição de jogo, para outra associação disputante da competição, desde que, como substituto não tenha sido penalizado no Campeonato e, desde que obedecido o prazo para registro estabelecido nestas Normas Especiais e, desde que liberado pela associação de origem.
CAPÍTULO VI
Da Ordem e da Segurança das Partidas
Art. 19º – Para a realização da partida, à associação mandante além das medidas de ordem administrativas e técnicas indispensáveis à segurança e à normalidade do espetáculo, compete entre outras, as seguintes providências;
a) Marcação do campo de jogo;
b) Colocação de mesa e cadeiras de pista, para autoridades em serviço;
c) Usar o uniforme número um;
d) Manter o campo de jogo limpo, isento de papéis, latas, pedras e fios de transmissão;
e) Colocar publicidade, de modo à não prejudicar o jogo, tampouco a assistência;
f) Manter no local da partida, equipamentos de primeiros socorros;
1 – Maleta de primeiros socorros;
2 – Maca portátil de campanha;
3– Material adequado à ser utilizado para remover atletas com suspeita de fraturas da coluna;
4 – Ambulância, ou transporte semelhante, com tamanho suficiente para transportar atleta deitado;
5 – Desfibrilador (equipamento médico – cárdio vascular).
C A P Í T U L O VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 20º – Estas Normas Especiais fazem parte integrante do Regulamento Geral elaborado para as competições promovidas pela Federação Paranaense de Futebol.
Art. 21º – Quando coincidir a cor dos uniformes entre as duas associações, quando da realização de uma partida, e equipe mandante, deverá efetuar a troca dos mesmos.
Art. 22º – A taxa de arbitragem ficou definida no valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) e quando os jogos forem realizados na Região Metropolitana terá o acréscimo de R$ 40,00 (quarenta reais) por jogo, considerando que isto vale também as associações do interior.
Art. 23º – A falta de pagamento da taxa de arbitragem, representante da F.P.F., tesoureiros e demais previstas e convencionadas na reunião do arbitral financeiro, até após a realização do jogo, implicará na suspensão automática da associação, que poderá efetuar referidos pagamentos até 48 horas (quarenta e oito) após o jogo na tesouraria da F.P.F., para que tenha escala do seu próximo jogo. Não pagando, perderá os pontos em favor do adversário, sujeitando-se ainda, as penas previstas no CBJD.
Paragrafo 1º – Não realizando o pagamento até o prazo acima estipulado na tesouraria da F.P.F. não terá escalado o seu próximo jogo e será declarado perdedor dos pontos do jogo não escalado, em favor do adversário, sujeitando-se ainda, as penas previstas no CBJD.
Paragrafo 2º – Persistindo a irregularidade, permanecerá suspensa e sujeito as penalidades acima, até que regularize a situação.
Art. 24º – Os acessos entre os vestiários e o campo de jogo deverão permanecer trancados durante a partida, sendo abertos após o término do jogo.
Art. 25º – Os Representantes da Presidência da FPF nos jogos, estarão obrigados a exigir e proporcionar todas as garantias para o fiel cumprimento destas Normas Especiais.
Art. 26º – As entrevistas de rádio e televisão não poderão ser realizadas dentro do campo de jogo. A Presença de repórteres de rádio e televisão nos arredores do campo de jogo será admitida apenas atrás dos gols.
Parágrafo Único – No caso do estádio ser utilizado e não atender o prescrito neste Artigo e as determinações da Comissão de Vistorias da F.P.F. esta associação deverá indicar à F.P.F., outro estádio que tenha sido vistoriado e liberado para a realização de jogos, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis, sob pena da F.P.F. designar o local do jogo.
Art. 27º – A pedido da associação mandante e, com o consentimento da associação adversária, poderá haver alteração de datas de jogos, desde que firmado termo em comum acordo, e o mesmo seja apreciado pelo Diretor do Departamento e homologado pela Presidência, até o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, antecedentes a sua realização.
Parágrafo Único – Os jogos a realizarem – se como PRELIMINAR, de jogos da categoria Profissional, serão submetidos à Diretoria para sua apreciação, desde que em Comum Acordo entre ambas as associações, respeitando – se o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, antecedentes a sua realização.
Art. 28º – Também será permitida a presença de 06 (seis) gandulas com idade superior a 18 (dezoito) anos de idade, que serão indicados pela associação mandante, devendo os mesmos postar-se na pista que circunda o gramado, não podendo adentrar ao campo de jogo em hipótese alguma, sendo a associação mandante responsável pelos atos por eles praticados.
Art. 29º – Será de responsabilidade da associação mandante, providenciar o policiamento (Polícia Militar do Estado do Paraná), para a realização da partida.
Art. 30º – Os casos omissos que venham, gerar dúvidas, serão resolvidos pelo Diretor Técnico do Departamento de Futebol Feminino da F.P.F., que os submeterá a apreciação da Diretoria, sendo apos homologadas pelo Presidente da F.P.F..
Curitiba, 14 de Março de 2008.
LEONIDAS NERY DIAS
Diretor de Futebol Feminino
Homologo:
HÉLIO PEREIRA CURY
Presidente da F.P.F.