IMPRENSA

Protocolo de Imprensa – 1ª DIVISÃO 2024
Protocolo de Imprensa - CATEGORIAS DE BASE 2024

Regulamento de Imprensa 2024

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) informa que a partir da atual temporada, estabelecerá Protocolos de Imprensa específicos para cada competição realizada pela entidade, respeitando normas únicas para todos eles, descritas a seguir.

CREDENCIAMENTO

O credenciamento de imprensa para as competições organizadas pela entidade será realizado pela FPF, conforme o Regulamento Geral das Competições (RGC).

Todos os processos de credenciamento e operação de imprensa em cada partida das competições coordenadas pela entidade são de exclusiva competência desta Federação, ou de quem for designado por ela especificamente.

Ressaltamos que os veículos de mídia interessados na cobertura dos jogos de competições coordenadas pela FPF devem realizar os pedidos de credenciamento diretamente no sistema para credenciamento dos profissionais, disponível no site oficial da FPF. (acesso ao portal)

Para se cadastrar, basta informar o CNPJ da empresa responsável e, posteriormente informar os dados necessários, como, por exemplo, nome do responsável pelo envio das informações, e-mail de contato, informações sobre o veículo de imprensa (endereço, telefone, site, número de funcionários), entre outro dados que podem vir a ser solicitados na plataforma para que o cadastro se mantenha atualizado.

O prazo para o credenciamento vai até as 16h do penúltimo dia útil anterior ao jogo. O quantitativo de profissionais dependerá do espaço disponível em cada estádio.

O cadastro de profissionais não garante o credenciamento para as partidas e serão respeitados os critérios publicados no Protocolo de Imprensa de cada competição. Veículos e profissionais que se credenciarem para os jogos e não comparecerem por três rodadas, seguidas ou não, ficam sujeitos à não aprovação do credenciamento na sequência da competição.

A responsabilidade pelas informações enviadas é exclusiva do veículo de imprensa.

MATCH DAY

O horário de abertura do credenciamento no dia do jogo variará de acordo com cada competição, estando descrito no Protocolo do campeonato. O acesso ao estádio será finalizado faltando 30 minutos para o apito inicial.

Terão acesso ao entorno do gramado os profissionais da TV com direito de transmissão, fotógrafos, repórteres de rádio e profissionais da comunicação dos clubes (cinegrafista, fotógrafo e social mídia).

A exigência de credencial ou identificação profissional será feita de acordo com o Protocolo específico de cada competição. Na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense, é obrigatória a apresentação da carteirinha da ARFOC/PR (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná) por fotógrafos e cinegrafistas, válida para o ano de 2024.

USO DE IMAGENS

Cada campeonato terá regras próprias de uso de imagens, que atenderão aos direitos das empresas responsáveis pela transmissão das partidas, quando houver. Nas competições transmitidas pelos canais próprios da FPF, após o final da partida, todos os veículos de comunicação poderão utilizar imagens dos melhores momentos, que serão disponibilizadas na TV FPF no YouTube (youtube.com/@federacaopr), equivalentes a 3% (três por cento) do tempo total do jogo, respeitando os devidos créditos da transmissão.

A Federação Paranaense de Futebol se coloca à disposição de todos os veículos de imprensa, para qualquer tipo de esclarecimento, através dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (41) 3071-3238, das 13h às 19h, de segunda à sexta-feira.

*Regulamento atualizado em 30/01/2024.