Federação Paranaense de Futebol

Paranaense 2008: vai ter Atletiba na final

 
Atlético Paranaense e Coritiba disputarão a final do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional – Série Ouro de 2008. A definição dos finalistas aconteceu neste domingo, dia 20. O Atlético foi a Toledo, onde enfrentou o TCW, no Estádio 14 de Dezembro. O Furacão entrou em campo com a vantagem de até perder por um gol de diferença. A partida permaneceu empatada em 0 x 0 até o final do segundo tempo, quando o Toledo fez 1 x 0. O resultado deixou as duas equipes empatadas com o mesmo número de pontos e saldo de gols, já que o Atlético havia vencido a primeira partida, na Arena, também por 1 x 0. O que definiu a classificação do Atlético foi a campanha em todas as fases anteriores do Estadual. O Rubro-Negro somou 56 pontos e o TCW 42.
 
O segundo finalista do Paranaense 2008 é o Coritiba. O alviverde venceu o Paraná Clube nas duas partidas da Semifinal. No jogo de ida, a vitória do Coxa foi por 1 x 0, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A volta, disputada neste domingo, dia 20, no Durival Britto e Silva, o Alviverde venceu pelo placar de 2 x 0.
Ao entrar em campo, o Coritiba estava em situação parecida com a do Atlético, o outro finalista. Poderia perder por um gol de diferença, que assim empataria com o Paraná em número de pontos e saldo de gols, mas levaria vantagem no critério da melhor campanha no campeonato. O Coritiba somou 50 pontos contra 35 do Tricolor. Mesmo em vantagem, o Coritiba foi para cima do time paranista e venceu a partida. 

 

Final
Pela campanha em todas as fases anteriores do Estadual, o Atlético (56 pontos) joga em casa a decisão do título, no dia 04 de maio. Já a primeira partida será no Couto Pereira, no dia 27 de abril. O Coritiba obteve 50 pontos até agora.
De acordo com o regulamento do Paranaense, se ocorrer igualdade na soma de pontos ganhos e saldo de gols ao término da partida de volta da final, haverá prorrogação de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15 minutos, persistindo o empate da pontuação, a decisão vai para os pênaltis.