FPF divulga tabela e regulamento da Divisão de Acesso 2009

A Federação Paranaense de Futebol divulgou na tarde desta segunda-feira (02), a tabela e o regulamento do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso 2009. Respeitando ao estatuto do torcedor, a FPF homologou os documentos com 60 dias de antecedência do início da competição, que começa no feriado de 1º de maio, dia do trabalhador.

Para a confecção da tabela, a FPF respeitou a vontade dos clubes, que na reunião arbitral, do último dia 13 de fevereiro, decidiram as regras para acesso e decesso, taxas de arbitragem, formula de disputa, custos e outros assuntos de relevância na organização do torneio estadual.

Na primeira fase, todos os clubes se enfrentam em turno único, classificando para a sequencia do certame as seis equipes mais bem classificadas. Para a fase decisiva, os classificados irão formar um hexagonal, disputado em dois turnos, sendo campeão o clube com mais pontos ao fim dos jogos.

Como bonificação, os 1º e 2º colocados na etapa inicial levam 1 ponto extra para a fase final. Ao término do campeonato, campeão e vice acendem a Série Ouro de 2010, enquanto que, a equipe com pior campanha será rebaixada à 3ª divisão no próximo ano.

A 2ª Divisão estadual será disputada por dez clubes: Associação Portuguesa Londrinense, Arapongas Esporte Clube, AFA Umuarama, Francisco Beltrão Futebol Clube, Maringá Esporte Iguatemi, Serrano Centro-Sul Esporte Clube, Sport Clube São José Ltda, Sport Club Campo Mourão, Operário Ferroviário Esporte Clube, Roma Esporte de Apucarana S/A LTDA.

Clique aqui e confira a Tabela e o Regulamento da Divisão de Acesso 2009.