Federação Paranaense de Futebol

Arbitrais definiram as disputas dos Estaduais Sub-15 e Sub-17

blank

Na última semana, aconteceram os arbitrais que definiram as disputas dos Estaduais Subp15 e Sub-17. Em reuniões virtuais, participaram o gerente de competições da FPF, Orlando Colaço, o assessor da presidência da entidade, Robson Seerig, e o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Éverton Amaro, além de representantes dos clubes inscritos nas competições.
 
SUB-15
Na reunião que resolveu o Campeonato Paranaense Sub-15, participaram representantes do Aruko, Azuriz, Capão Raso, Athletico, Desportivo, Coritiba, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Grecal, São-Joseense, Iraty, Paraná Clube, PSTC e Shabureya. No encontro virtual ficou definido que irão participar da competição atletas nascidos nos anos de 2007 e 2008. A disputa está prevista para começar no dia 23 de abril e tem previsão de conhecer seu campeão no dia 24 de setembro. Entre os dias 08 e 24 de julho o Paranaense será paralisado em função das férias escolares. 
 
Os 14 clubes foram divididos em três grupos regionalizados:
 
Grupo A – 5 Equipes: (A. União Capão Raso FC, Ca Paranaense, Clube Desportivo Pr, Grecal e Paraná Clube).
Grupo B – 4 Equipes: (Coritiba FC, Independente São-Joseense, Shabureya FC e Iraty SC).
Grupo C – 5 Equipes: (Aruko Esportes, Foz do Iguaçu FC, Azuriz FC, FC Cascavel e PSTC).       
 
Na 1ª fase, as equipes se enfrentam dentro de seu grupo em jogos de turno e returno. Conquistam a classificação à próxima fase os dois melhores de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados da fase. Na 2ª fase, as oito equipes serão divididas em dois grupos e se enfrentam dentro do grupo, em jogos de ida e volta. Seguem na disputa os dois melhores de cada grupo. 
 
Grupo D (4 Clubes): 1º A, 2º B, 1º C e Segundo Melhor 3º Colocado;
Grupo E (4 Clubes): 1º B, 2º C; 2º A e Primeiro Melhor 3º Colocado;
 
Na 3ª fase (semifinal), as equipes voltam a se enfrentar em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. As duas melhores seguem para a disputa do título.
 
Grupo F: (1ª D x 2ª E) 
Grupo G: (1ª E x 2º D) 
 
Na fase final (4ª fase), os times classificados se enfrentam em duas partidas. O mando do 2º jogo nesta fase será para o clube que tiver obtido a maior pontuação considerando a 2ª e 3º fases.
 
Grupo H: (1ª F x 1ª G)
 
Os jogos acontecerão sempre aos sábados, às 8h45 em caso de jogos conjugados com o Sub-17, e às 10h em caso de partidas isoladas. 
 
Sub-17
Na reunião que resolveu o Campeonato Paranaense Sub-17, participaram representantes da Portuguesa Londrinense, Batel, Araucária, Aruko, Azuriz, Cambé, Cianorte, Athletico, União, Coritiba,Laranja Mecânica,Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, São-Joseense, Iraty, Londrina, Operário, Paraná Clube, Prudentópolis, PSTC, Toledo e Verê. No encontro virtual ficou definido que irão participar da competição atletas nascidos a partir de 2005. 
 
A disputa está prevista para começar no dia 23 de abril e tem previsão de conhecer seu campeão no dia 05 de novembro. Entre os dias 08 e 24 de julho o Paranaense será paralisado em função das férias escolares. 
 
Os 22 clubes foram divididos em cinco grupos regionalizados:
 
Grupo A – 5 equipes: (Araucária EC, Club Athletico Paranaense, Coritiba FC, Paraná Clube, Independente São-Joseense).
Grupo B – 4 equipes: (Operário FEC, Iraty SC, AA Batel, Prudentópolis FC).
Grupo C – 5 equipes: (Azuriz FC, CE União, Verê FC, Foz do Iguaçu FC, Toledo EC). 
Grupo D – 4 equipes: (A. Portuguesa Londrinense, Ca Cambé, PSTC, Londrina EC).
Grupo E – 4 equipes: (EC Laranja Mecânica, Aruko Esportes, Grêmio Esp. Maringá, Cianorte FC).
 
Na 1ª fase serão 10 datas para grupos A, C e D, que contam com 5 equipes e seis datas para grupos B e F, que contam com 4 equipes cada. Os times se enfrentam dentro de seus grupos em jogos de turno e returno. Estarão classificados os três melhores de cada grupo, além do melhor 4º colocado, totalizando 16 clubes classificados.
 
Na 2ª fase, as 16 equipes classificadas serão divididas em quatro grupos e jogam em turno e returno dentro de seus grupos. Os grupos serão definidos através de sorteio, com base na classificação geral após o término da 1ª fase. 
 
Pote 1: 1º ao 4º ranking;
Pote 2: 5º ao 8º ranking;
Pote 3: 9º ao 12º ranking;
Pote 4: 13º ao 16º ranking;
 
Os grupos F, G, H e I serão formados por um clube de cada pote e seguem na competição o 1º e 2º colocados de cada grupo. 
 
Na 3ª fase, as oito equipes restantes serão divididas em quatro grupos e disputam a classificação em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. O primeiro colocado de cada grupo segue para a semifinal. 
 
Grupo J (2 Clubes): 1º F x 2º G;
Grupo K (2 Clubes): 1º G x 2º F;
Grupo L (2 Clubes): 1º H x 2º I;
Grupo M (2 Clubes): 1º I x 2ºH.
 
Na 4ª fase (semifinal), as 4 equipes serão divididas em dois grupos e se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de seu grupo. O melhor de cada disputa o título na final. 
 
Grupo N: (1º J x 1º K); 
Grupo O: (1º L X 1º M).
 
Na final (5ª fase), os dois classificados também se enfrentam em duas partidas, com o segundo mando para o clube que tiver obtido a maior pontuação considerando a 2ª, 3º e 4ª Fases. 
 
Grupo P: (1º N x 1º O) . 
 
Os jogos acontecerão sempre aos sábados, às 10h30 em caso de jogos conjugados com o Sub-15, e às 10h em caso de partidas isoladas. Eventualmente poderão ser realizados jogos no meio de semana.