Federação Paranaense de Futebol

Coritiba é o Campeão Paranaense de 2022

blank

Neste domingo, 03, o Coritiba voltou a vencer o Maringá e conquistou o título de Campeão Paranaense de 2022. É o 39º título estadual do time coxa-branca, que desta vez recebeu o Troféu Renato Follador Júnior (in memoriam) do Campeonato Paranaense 1XBET de 2022. 
 
O Alviverde já havia vencido o Dogão por 2 a 1 na partida de ida e, por isso, tinha a vantagem de empatar para conquistar a competição deste ano. Já ao Maringá restava a vitória para conquistar o título ou levar a decisão para as penalidades. E o time do interior mostrou que estava na disputa pelo troféu ao sair na frente do placar. 
 
Aos 15 minutos de jogo, Matheus Bianqui abriu o placar para o time visitante, que ainda teve algumas oportunidades na primeira etapa, mas não conseguiu ampliar o placar. Logo na volta do intervalo, o Coritiba chegou ao empate com Alef Manga e Igor Paixão logo marcou o gol da virada, aos quatro minutos, e ampliou, aos 8’. 
 
Aos 32 minutos o Maringá reagiu com um gol de Gui Sales, mas não foi suficiente, pois no final, aos 40 minutos, Léo Gamalho marcou e fechou o placar em 4 a 2. Além do título e do troféu, o Coritiba também recebeu as premiações individuais. Muralha foi o goleiro menos vazado da competição, enquanto os gols de Léo Gamalho e Igor Paixão colocaram os dois atletas empatados na artilharia da competição, com sete gols cada.
 
A premiação foi entregue pelo presidente interino da CBF e presidente licenciado da FPF, Hélio Pereira Cury, o presidente interino da FPF, Idu Marcelo Blaszczak, e os vice-presidentes da FPF Amilton Stival e Nelson Ubiratan Batista. Além deles, os filhos do ex-presidente do Coritiba, Renato Follador Júnior, que nomeou o troféu da competição deste ano, realizaram a entrega do troféu ao time campeão.