Federação Paranaense de Futebol

Projeto social Gol do Brasil, da CBF em parceria com a Unesco, acontece em Araucária nesta semana

blank

Nesta semana, Araucária vai receber o Projeto Social Gol do Brasil, da Confederação Brasileira de Futebol em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A ação é gerida pelo CBF Social, o departamento da entidade que tem como objetivo fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte.
 
No Paraná, a sede do projeto será Araucária, que terá sua aula inaugural de capacitação dos profissionais nesta quarta-feira, 19. Em parceria com a Federação Paranaense de Futebol e a prefeitura municipal, Araucária se junta a outras nove cidades que já contam com o projeto em andamento. 
 
A programação teórica para quarta e quinta-feira inclui o ensino das habilidades de vida, estratégias de desenvolvimento do futebol feminino a partir das habilidades de vida, primeiros socorros, diversidade e antidiscriminação, e planejamento, estilos de ensino e o que ensinar a cada faixa etária. 
 
Já na sexta-feira, acontece a aplicação prática do ensino das habilidades de vida e do futebol. No sábado, no Centro Esportivo Ludovico Bylnoski, acontece o festival de futebol, onde são esperadas cerca de 100 crianças, e a entrega dos certificados. 
 
O que é
Iniciado em 2019, o projeto Gol do Brasil ganhou apoio da Unesco um ano depois. A ação social da CBF é voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. Sua missão é promover cidadania e educação por meio do futebol. Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência também ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.
 
A metodologia para o desenvolvimento desta interação social pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também oferecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação.
 
Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária. O projeto social já está em pleno funcionamento em diversos Estados e o planejamento é para que ele chegue à totalidade dos 26 estados do país e também ao Distrito Federal.