FPF reúne participantes da campanha #DeixaEla!

Como parte da campanha #DeixaEla, que promove o combate à violência contra a mulher no ambiente do futebol, a Federação Paranaense de Futebol organizou um encontro entre as convidadas que participaram das lives da campanha promovidas na TV FPF, no YouTube.

Estiveram presentes representantes das torcidas Atleticaníssimas (do Athletico), Gurias do Couto (do Coritiba) e Gralhas da Vila (do Paraná Clube), além da delegada-adjunta da Delegacia da Mulher de Curitiba, Fernanda Moretzsohn, e colaboradoras da FPF.

O presidente da Federação, Hélio Cury Filho, destacou a importância de mobilizações assim. “Infelizmente nem todos entendem ainda que não existe mais diferença. Por isso é importante tratarmos desse tema. E eu agradeço a vocês todas que nos ajudam mantendo essa discussão presente”, afirmou durante o evento.

Lives sobre o tema

Desde que a FPF lançou a campanha #DeixaEla, no mês de agosto, foram propostas conversas com grupos representativos da presença da mulher nos estádios de futebol, desdobrados de acordo com a atuação delas. A primeira live recebeu a delegada Patrícia Nobre, do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), explicando o que pode ser caracterizado como violência e como denunciar.

Na segunda conversa ao vivo, o tema era #DeixaElaTrabalhar, com as presenças da narradora e repórter Tetê Motta e da delegada de jogo da FPF, Adriana da Silva. Na live #DeixaElaApitar, dedicada à arbitragem, participaram as árbitras do quadro da FPF, Bárbara Loyola (FIFA e CBF) e Denise Simões (CBF).

A discussão sobre as violências sofridas por quem joga, na live #DeixaElaJogar, contaram com a ex-zagueira da Seleção Brasileira de futebol e coordenadora de competições da CBF, Aline Pellegrino, que exaltou a importância de campanhas assim, para mudar o cenário de preconceito ainda existente contra as mulheres no ambiente do futebol. Fechando o ciclo de debates, a campanha abordou a visão as torcedoras, com o #DeixaElaTorcer e a participação de representantes de três torcidas organizadas femininas.

Você pode conferir todas as lives na TV FPF no YouTube, no link abaixo.

Denuncie! Não se cale!

Se perceber que alguma mulher está sendo vítima de violência ou importunação sexual, denuncie! Busque ajuda na Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos) nos estádios, na Delegacia da Mulher, no Nucria (em casos que envolvam crianças ou adolescentes) ou ligue 180.