União entre as Federações do Sul contra a manipulação de resultados no futebol

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul criam plataforma educacional on-line

blank

A Federação Paranaense de Futebol (FPF), juntamente com a Federação Catarinense de Futebol (FCF) e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) firmaram parceria com a empresa Sportradar para a criação de uma plataforma on-line educacional para os clubes dos três estados, com foco contra a manipulação de resultados no futebol.

O propósito do projeto é estimular e incentivar o conhecimento sobre um tema tão sensível como é a manipulação de resultados. Através de uma plataforma educacional, desenvolvida pela Sportradar – empresa líder global e referência em soluções de tecnologia esportiva -jogadores e comissões técnicas do futebol profissional dos clubes, dirigentes, árbitros e tribunais terão acesso a vídeos e treinamentos sobre:

• O que é manipulação de resultados;
  • Como funciona o mercado de apostas;
  • As relações com o crime organizado;
  • Como atuam manipuladores;
  • Quais são as regras no Brasil e na Fifa sobre apostas;
  • As consequências para quem comete irregularidades.

As três Federações irão monitorar o treinamento, controlando o acesso de todos os usuários. Ao final do treinamento, os participantes devem responder a um questionário que os qualifica a receber um certificado.

“Nosso papel como federação é proporcionar um jogo justo e livre de qualquer manipulação, e a educação dos envolvidos é parte desse processo. Com essa parceria podemos instruir e contribuir para que o espetáculo seja livre de manchas”, destaca Hélio Cury Filho, presidente da FPF.

Para Rubens Angelotti, presidente da FCF, “este é um assunto sensível e que requer uma atenção especial de forma constante. O futebol é o esporte que amamos e queremos que seja praticado de forma limpa e justa. Essa parceria vai ter um papel importante para elevarmos o conhecimento de atletas e todas as pessoas envolvidas no jogo”.

“Esta relevante pauta sempre recebeu total atenção da FGF. O presente projeto é de extrema importância pois visa não somente o combate à manipulação de resultados, mas também a questão educacional de todas partes envolvidas no futebol”, afirma Luciano Hocsman, presidente da FGF.

A manipulação de resultados é uma ameaça constante e crescente em todo o mundo do esporte. Existem vários métodos importantes que podem combater o dano da manipulação de resultados, o primeiro deles é educar, por isso, a relevância de treinamentos entre todos do ecossistema do futebol.