Federação Paranaense de Futebol

Comissão de arbitragem da FPF faz palestra para jogadores do Coritiba

ANDRAUS

O time de Campo Largo, que conquistou o título da Segundona em 2023 e o acesso para a elite, vai mandar seus jogos em Curitiba, na Vila Capanema. O Gigante da Pedreira está se preparando desde novembro e apresentou seu treinador no final do ano passado.

Edison Borges chega para comandar a equipe, que já realizou três jogos-treino nesta pré-temporada, contra Operário, Joinville/SC e Barra/SC. O treinador conta com um elenco que mescla jovens jogadores com outros já experientes, com passagens por clubes nacionais e do exterior.

 

ATHLETICO

O atual campeão da competição iniciou a preparação no dia 6 de janeiro com muitas novidades, a começar pelo comando técnico. O colombiano Juan Carlos Osório foi anunciado para treinar a equipe nesta temporada, quando o clube comemora 100 anos de história.

O treinador estava trabalhando no Egito, mas tem passagens por equipes da Colômbia, Estados Unidos e México, além das Seleções do México e Paraguai. O Rubro-negro deve manter a base que disputou a temporada passada, e garantiu alguns reforços. Chegaram o meia Andrey, o atacante Romeo Benitez, o zagueiro Mateo Gamarra e o lateral-direito Godoy.

 

AZURIZ

A equipe de Pato Branco está se preparando para a disputa do quarto estadual do clube. Os treinamentos começaram em novembro. Com a contratação do técnico Gilson Kleina, a diretoria montou um elenco que mescla jovens atletas com outros experientes, como o goleiro Sidão, que já passou por clubes como Vasco, Goiás e São Paulo.

Nas últimas semanas, o time da Gralha Azul está treinando no estádio os Pioneiros, em Pato Branco, com objetivo de aumentar ainda mais a identidade da equipe com a cidade. O Azuriz é o representante do Sudoeste do Paraná na competição.

 

CASCAVEL

A pré-temporada do FC Cascavel começou no dia 14 de novembro. Desta forma, serão mais de 60 dias de trabalho até a estreia no dia 18 de janeiro. O time aurinegro optou por uma grande reformulação no elenco, com 20 contratações para a temporada.

Além de novos atletas, a Serpente realizou mudanças na estrutura do clube, substituindo alguns profissionais e criando um departamento específico na casa: Núcleo de Saúde e Performance, que inclui preparadores físicos, fisiologista, fisioterapeuta, massoterapeuta, médicos e analista de desempenho.

O técnico Leston Júnior e o auxiliar Gladstone, que estiveram na equipe em 2023, permanecem nos cargos. Eles comandaram o time em quatro jogos amistosos neste início de temporada.

 

CIANORTE

Contando com dez atletas remanescentes da temporada passada, o elenco do Cianorte recebeu outros 20 reforços para a disputa do Campeonato Paranaense 1xBet 2024.

A pré-temporada do Leão do Vale teve início no dia 27 de novembro e como parte da preparação com foco no estadual, a equipe participou do Torneio Paraná de Verão, com a participação de Maringá, PSTC e Galo Maringá, todos integrantes da elite.

O time cianortense é comandado pelo técnico Zé Roberto Lucini, uma das novidades do clube para a temporada atual. O treinador chegou ao Leão após passagem pelo São Joseense.

 

CORITIBA

O Coritiba se reapresentou no dia 6 de janeiro, no CT da Graciosa, para o início da temporada de 2024. Guto Ferreira, que chegou ao clube na reta final da Série A 2023, será o treinador no estadual.

Com uma preparação intensa nesta primeira semana de atividades, o time alviverde apresentou cinco reforços: o lateral Rodrigo Gelado, o volante Arilson, os meias Matheus Frizzo e Vini Paulista e o atacante Figueiredo.

 

GALO MARINGÁ

No primeiro ano oficial com o nome Galo Maringá, o alvinegro começou cedo a preparação, em novembro de 2023. Ao todo, são 27 reforços para o elenco, entre voltas, empréstimos e novas contratações.

Além disso, tem novidade na comissão técnica. Após dois anos, o treinador Claudemir Sturion está de volta ao clube. Em 2021, Sturion esteve à frente do Aruko Sports Brasil e conquistou o título da 3° Divisão do Campeonato Paranaense e o acesso para a Segunda Divisão. Em 2023, ele foi campeão da Segundona comandando o Andraus.

Pensando na preparação dos atletas e no entrosamento das novas contratações, o Galo Maringá disputou amistosos contra Paranavaí, Operário e Grêmio Prudente, além de ter disputado o Torneio Paraná de Verão com Maringá FC, Cianorte e PSTC.

 

LONDRINA

O Londrina finalizou a primeira semana de atividades em 2024 nesta terça-feira (9). O Tubarão tem como novidade para esSe ano a chegada do técnico Emerson Ávila, que trabalhou no Goiás na Série A de 2023.

Até o momento, o alviceleste anunciou a contratação de sete jogadores. Entre eles o zagueiro Frazan, o lateral-direito Thiago Ennes, o lateral-esquerdo Vinícius Silva, o volante Marthã, o meio-campo Rafael Longuine e os atacantes Henrique e Calyson.

 

MARINGÁ

O Maringá começou a pré-temporada em novembro de 2023. O Dogão manteve o treinador Jorge Castilho, que vai para o quinto ano na equipe. Em 2020 e 2021, Jorge começou como auxiliar e assumiu o comando do time no decorrer da temporada.

Até aqui, seis atletas foram contratados pelo clube da Cidade Canção. São eles: o goleiro Guilherme Tavares, o zagueiro Tito, os meias Lucas Bonifácio, Zé Vitor e Rodrigo Santos e o atacante Edison Negueba.

Durante a pré-temporada o Maringá disputou o Torneio Paraná de Verão e chegou à final da competição com o PSTC.

 

OPERÁRIO

Após conseguir o acesso à Série B em 2023, o Operário já começou a pré-temporada. O treinador Rafael Guanaes permanece na equipe. Em 2023 ele foi o responsável pela melhor campanha da história do clube, que manteve grande parte dos jogadores que disputaram a Série C. No total, 23 atletas continuaram no Fantasma.

O time ainda apresentou 10 reforços: O goleiro Gabriel Mesquita, o lateral-direito Pacheco, os volantes Jacy, João Denoni e Rodrigo Lindoso, os meias Rodriguinho e Neto Paraíba e os atacantes Guilherme Pira, Maxwell e Ronaldo.

Até aqui, o Fantasma disputou amistosos contra Galo Maringá, Andraus, São Joseense e FC Cascavel. Além disso, mais dois jogos estão no planejamento, um contra o Barra-SC e outro contra o Figueirense.

 

PSTC

O PSTC está de volta à 1° Divisão do Campeonato Paranaense. O time de Alvorada do Sul, conseguiu o acesso à elite ficando com o vice-campeonato da Segundona. Após a conquista, a equipe começou a pré-temporada, ainda em novembro.

Entre os reforços estão Lucas Néwiton, Liliu, Bryam e Elivelton. A equipe também conta com mais de dez atletas que subiram do sub-17, após serem finalistas do Paranaense da categoria.

Junto com o elenco, o treinador Reginaldo Vital segue no clube e vai para a sétima temporada comandando a equipe do PSTC.

 

SÃOJOSEENSE

Pelo terceiro ano consecutivo, o São Joseense disputa o Campeonato Paranaense. Para a nova temporada, o Tricolor manteve o técnico Luciano Gusso, que encerrou o Campeonato Brasileiro da Série D, em 2023.

Na formação do elenco, o clube fez uma grande renovação, com apenas quatro remanescentes do ano anterior. São eles os laterais Bryan, Breno e André Krobel, além de Wellissol, no ataque.

O elenco do São Joseense está treinando desde novembro e todos os atletas do Tricolor serão apresentados nesta semana. A equipe divulgou que nomes conhecidos do cenário nacional devem ser anunciados nos próximos dias.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa