Série B do campeonato amador de Curitiba começa em maio

Doze times brigam por duas vagas na elite da Suburbana da capital; formato de disputa será diferente em relação ao do ano passado

blank

Dia 11 de maio começa a Série B do Campeonato Amador da Capital 2024. Nesta quarta-feira (20), os representantes dos 12 clubes que disputarão a competição participaram do arbitral da categoria na sede da Federação Paranaense de Futebol.

São eles: Bangú, Ipiranga, Renovicente, Santíssima Trindade, Sergipe, Shabureya, Tanguá, Uberlândia, União Vila Torres, Urano, Vila Hauer e Ypiranga.

Além dos representantes das equipes, participaram do encontro o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, o diretor do Departamento de Competições da FPF, Orlando Colaço Vaz, o secretário geral da FPF, Robson Seerig, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências, Sálvio Ditzel, e o presidente da Comissão de Arbitragem do Paraná, Anderson Gonçalves.

Formato de disputa

A fórmula da competição será diferente do modelo utilizado nos últimos anos. Com doze times participantes, a primeira fase será disputada em 11 datas, com as equipes se enfrentando em turno único. Os oito primeiros colocados na classificação geral, avançam para a segunda fase, enquanto os dois últimos colocados caem para o Campeonato Amador Série C 2025.

Na segunda fase, os duelos serão disputados no formato ida e volta, sendo 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6° e 4° x 5°, com o mando do segundo jogo para o melhor classificado na primeira fase. Os vencedores avançam para as semifinais em partidas de ida e volta. Quem se classificar para a final, garantirá o acesso à elite do futebol amador de Curitiba em 2025. Na final, prevista para o dia 31 de agosto, os dois clubes jogam em duas partidas para decidir o campeão da Série B.

O regulamento específico e a tabela da competição serão divulgados em breve.

Confira fotos do encontro.