Federação Paranaense de Futebol

Série B do Amador tem datas e regulamento definidos para 2026; veja os detalhes

Competição começará mais cedo e terá novo regulamento

A espera para acompanhar a Série B da Suburbana de Curitiba será menor em 2026! A competição terá início em 7 de março, seguindo o sistema de disputa da elite do Amador da Capital. As datas e o novo formato foram acertadas em reunião arbitral realizada nesta terça-feira (21), na sede da Federação Paranaense de Futebol, com a presença dos clubes e da diretoria da FPF.

Estão confirmados: Bairro Alto, Bangú, Fortaleza, Imperial, Santíssima Trindade, Shabureya, São Braz, Renovicente, Uberlândia, Vila Hauer, Vila Sandra e Vila Torres.

A competição será disputada em 12 datas, com uma pausa durante o feriado da Páscoa (30/04), quando não haverá jogos. A final está prevista para o dia 30 de maio.

Novo formato

O novo regulamento traz dois grupos com seis equipes cada. Os times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B em turno único, totalizando seis jogos na primeira fase. Com base na classificação da Série B 2025, os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

  • Grupo A: Imperial, Renovicente, Santíssima Trindade, São Braz, Shabureya e Vila Torres.

  • Grupo B: Bairro Alto, Bangú, Fortaleza,  Uberlândia, Vila Hauer e Vila Sandra.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, com os seguintes confrontos: 1ºA x 4ºA, 2ºA x 3ºA, 1ºB x 4ºB e 2ºB x 3ºB. Os classificados seguem para as semifinais e, posteriormente, para a final, também realizadas no formato de ida e volta. O clube com a melhor campanha ao longo da competição decide o jogo de volta em casa.

Por fim, os quatro clubes que não se classificarem para a 2ª fase se enfrentam (ida e volta) na luta pela permanência na Série B, nos confrontos: 9º x 12º e 10º x 11º. Os dois perdedores disputarão a Série C em 2027. O mando do segundo jogo também será do time melhor classificado.