Retrospectiva 2025: os campeões do futebol amador
Nesta temporada de grandes campanhas e acessos de equipes tradicionais, sete times levantaram a taça em nove competições do futebol amador

A temporada 2025 de competições do futebol amador da FPF movimentou os bairros de Curitiba com os jogos da Suburbana e também as cidades, com a 60ª edição da Taça Paraná. Com sete campeões diferentes, em nove torneios, a temporada mostrou como futebol amador vem evoluindo cada vez mais.
Ao todo, cinco finais foram transmitidas pela TV FPF no Youtube (Série A adulto e juvenil, Série B adulto, Recopa e Taça Paraná adulto), aumentando a visibilidade da Suburbana, consolidando a força das equipes e das comunidades que movimentam o esporte na capital paranaense.
Veja os grandes campeões do ano:
Recopa Amadora: O Pilarzinho foi o clube que abriu a temporada de títulos do calendário do futebol amador em Curitiba. O Tricolor do Povo ganhou a Recopa, vencendo o Grêmio Ipiranga por 2×1, no Bortolo Gava. A partida ocorreu no dia 16 de abril, em homenagem ao dia do futebol amador na capital (14 de abril).
Série A Adulto: No torneio mais competitivo da temporada, o que não faltou foi emoção. Após um campeonato de grandes jogos, o Iguaçu brilhou e levou o título da Série A, superando o Capão Raso, com duas vitórias por 1×0 nos jogos finais. Na campanha, o Galo terminou como líder na primeira fase, eliminou o Nova Orleans nas quartas e Novo Mundo na semifinal. A conquista marcou o 11º título de Suburbana do clube amador mais antigo de Curitiba.
Série A Juvenil: O Pilarzinho foi o único clube a levantar dois títulos no ano. Após vencer a Recopa, o Tricolor conseguiu o bicampeonato na categoria juvenil, vencendo a equipe do Capão Raso por 3×0 na grande decisão, após uma derrota no primeiro jogo por 3×1. Uma virada que marcou a trajetória da equipe.
Série B Adulto: O Tanguá ficou com a taça na Série B da Suburbana. Na final, o rubro-negro venceu o Urano em jogos de tirar o folego. 3×2 para o Tanguá na ida e 2×1 para o Urano na volta. Nos pênaltis deu Tanguá, campeão da Série B da Suburbana e assim como o Urano, retornando à elite do futebol amador de Curitiba.
Série B Juvenil: O Uberlândia venceu a Série B juvenil com uma grande campanha ao longo da temporada. Na decisão, a garotada do Uber não deu chance para o adversário e venceu o Olímpico por 5×1 no placar agregado.
Série C Adulto: Com um regulamento diferente nesta temporada, a Série C foi disputada no formato de pontos corridos e após 14 jogos, o São Braz levantou o troféu da competição. O Tricolor da Oeste fez 30 pontos, terminando um ponto à frente do Bairro Alto, vice-campeão. As duas equipes vão jogar a Série B da Suburbana 2026.
Série C Juvenil: O União Ahú celebrou o título na categoria juvenil da Série C. Os piás do Ahú fizeram 33 pontos no campeonato. Na última rodada enfrentou o vice-campeão, Bairro Alto, e fez o necessário jogando fora de casa para levantar a taça, empatando o jogo em 2×2 e saindo com a taça.
Taça Paraná Juvenil: O Luz da Terra mais uma vez foi o campeão da Taça Paraná juvenil. O clube destaque entre os jovens fez bonito, assim como em 2024 e ficou com o bicampeonato da competição. Na decisão o clube de Francisco Beltrão venceu o Ypiranga por 4×0 no placar agregado.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) acompanhou de perto todas as disputas e, por meio de iniciativas como a transmissão ao vivo pela TV FPF, trouxe maior visibilidade às competições amadoras, aproximando os torcedores dos seus clubes locais.
A lista de todos os campeões amadores em 2025:
Recopa Amadora: Pilarzinho
Série A adulto: Iguaçu
Série A juvenil: Pilarzinho
Série B adulto: Tanguá
Série B juvenil: Uberlândia
Série C adulto: São Braz
Série C juvenil: União Ahú
Taça Paraná adulto: Terminou sem um campeão dentro de campo
Taça Paraná juvenil: Luz da Terra