Série A da Suburbana começa mais cedo em 2026 e terá novo regumento
Competição começa em fevereiro com previsão de término em maio; clubes foram divididos em dois grupos

O fã do futebol amador de Curitiba não vai sentir falta dos jogos por tanto tempo na próxima temporada, já que a Série A da Suburbana 2026 terá início no dia 26 de fevereiro, com um novo regulamento. Em arbitral realizado nesta quarta-feira (15), na sede da Federação Paranaense de Futebol, foi decidido, em comum acordo, um novo formato com 12 datas para a competição da próxima temporada.
A reunião contou com a participação da diretoria da FPF e dos doze clubes participantes: Capão Raso, Combate, Iguaçu, Ipiranga, Nova Orleans, Novo Mundo, Pilarzinho, Santa Quitéria, Tanguá, Trieste, Urano e Vila Fanny.
Novo formato
O novo regulamento traz dois grupos com seis equipes cada. Os times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B em turno único, totalizando seis jogos na primeira fase. Com base na classificação da Série A 2025, os grupos ficaram definidos da seguinte forma:
-
Grupo A: Iguaçu, Novo Mundo, Trieste, Combate, Ipiranga e Tanguá
-
Grupo B: Capão Raso, Pilarzinho, Santa Quitéria, Nova Orleans, Vila Fanny e Urano
Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, com os seguintes confrontos: 1ºA x 4ºA, 2ºA x 3ºA, 1ºB x 4ºB e 2ºB x 3ºB. Os classificados seguem para as semifinais e, posteriormente, para a final, também realizadas no formato de ida e volta. O clube com a melhor campanha ao longo da competição decide o jogo de volta em casa.
Por fim, os quatro clubes que não se classificarem para a 2ª fase se enfrentam (ida e volta) na luta pela permanência na Série A, nos confrontos: 9º x 12º e 10º x 11º. Os dois perdedores disputarão a Série B em 2027. O mando do segundo jogo também será do time melhor classificado.
O início da Série A da Suburbana está marcado para 26 de fevereiro, enquanto a grande final está prevista para 23 de maio.