Vem aí a Série B da Suburbana
Doze times dos quatro cantos da cidade em busca de duas vagas na elite do Futebol Amador de Curitiba

Neste sábado (26), começa a Série B 2025 do Campeonato Amador da Capital. Doze times disputam a competição com o objetivo de chegar à grande decisão e portanto, conseguir o acesso à Série A 2026. Os clubes são: Bangu, Fortaleza, Gente da Gente, Imperial, Olímpico, Santíssima Trindade, Shabureya, Tanguá, Uberlândia, Urano, Vila Hauer e Vila Torres.
Assim como na temporada passada, as doze equipes se enfrentam em turno único e os oito primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os dois últimos colocados são rebaixados. Na fase de mata-mata, os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta. Sendo assim, os classificados avançam para semifinal e depois final. Os finalistas da Série B conseguem o acesso à elite do futebol amador de Curitiba.
Os jogos ocorrem sempre aos sábados, sendo o adulto às 15h30 e o juvenil às 13h30. Confira as partidas da primeira rodada:
- Urano x Bangu – Estádio Manoel Garcia de Andrade, no Xaxim.
- Imperial x Fortaleza – Estádio Octávio Silvio Nicco, no Mossunguê.
- Shabureya x Uberlândia – Arena Shabu, Sítio Cercado.
- Olímpico x Gente da Gente – Eco Place, no Xaxim.
- Tanguá x Vila Hauer, Estádio Francisco Thiago da Costa, em Almirante Tamandaré.
- Santíssima Trindade x Vila Torres, no Parque Linear, no Cajuru.
Série B equilibrada
A temporada promete muito equilíbrio entre os times. Olímpico e Imperial retornam à Série B após acesso em 2024, na qual o Olímpico saiu campeão da Série C. Por outro lado, Gente da Gente e Fortaleza retornam a competição após queda na Série A.
O tradicional Urano, tricampeão da Suburbana, e o Santíssima Trindade bateram na trave nos dois últimos anos e buscam quebrar essa escrita nesta temporada. Ambos perderam na semifinal em 2024 e 2023 em jogos dramáticos e por pouco não conseguiram o acesso.
Outra equipe que já levantou a taça da Suburbana duas vezes é o Vila Hauer, que busca neste ano uma sorte melhor do que a do ano passado. A Pantera, assim como a equipe do Vila Torres, não chegaram ao mata-mata de 2024 e querem uma nova história nesta temporada.
Tanguá, Uberlândia, Bangu e Shabureya ficaram nas quartas de final na temporada passada e não tiveram a chance de uma decisão pelo acesso. Com o apoio dos torcedores, buscam chegar à elite. Tanguá e Uberlândia inclusive estiveram recentemente na Série A e conhecem o caminho para o acesso.