Coritiba vence o Amazonas e se torna o maior campeão da Série B
Coritiba vence fora de casa e conquista o seu terceiro título na Série B.

O Coritiba conquistou neste domingo (23), no estádio Carlos Zamith, em Manaus, o seu terceiro título da Série B do Brasileirão ao vencer o Amazonas por 2 a 1 e confirmar a liderança na rodada final. Os gols do Coxa foram marcados por Sebastián Gomez e Yuri Castilho.
Campeão em 2007 e 2010, o Coxa agora é o maior vencedor da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O clube comandado por Mozart coroou a campanha com a vitória fora de casa chegando aos 68 pontos. O Athletico ficou com a 2ª posição. Também conquistaram o acesso à Série A Chapecoense e Remo.
Já o Amazonas amargou o rebaixamento para a Série C ao lado de Paysandu, Volta Redonda e Ferroviária.
O jogo
O Amazonas começou pressionando e criou as primeiras oportunidades. Aos 07’/1ºT, Kevin Ramírez recebeu lançamento na área e finalizou fraco, obrigando o goleiro Pedro Morisco a espalmar no susto. No minuto seguinte, aos 08’/1ºT, o atacante voltou a cortar para o meio e bater, mas novamente Morisco espalmou e evitou o gol.
Aos 15’/1ºT, Rafael Tavares arriscou de fora da área, mas a bola subiu demais. Aos 28’/1ºT, o Amazonas articulou boa jogada com troca de passes até Barbio rolar para Larry Vásquez na pequena área, porém o volante finalizou por cima.
O Coritiba passou a chegar com mais perigo e, aos 31’/1ºT, Dellatorre recebeu em profundidade e tentou tocar na saída de João Lopes, que se esticou e fez a defesa.
A vantagem saiu na reta final. Aos 38’/1ºT, Ronier avançou pela direita e cruzou para Sebastián Gómez, que finalizou de primeira para abrir o placar. Cinco minutos depois, aos 43’/1ºT, Dellatorre fez o pivô e serviu Iury Castilho, que bateu firme para ampliar e levar o Coritiba ao intervalo vencendo por 2 a 0.
O Amazonas voltou para o segundo tempo tentando reagir e diminuiu logo no início. Aos 04’/2ºT, Castrillón avançou pela direita e cruzou para Luan Silva, que finalizou na diagonal de Pedro Morisco e marcou o primeiro dos mandantes. O jogo seguiu tenso até o fim, mas o Coxa segurou a pressão do adversário e garantiu a vitória.