Federação Paranaense de Futebol

Coritiba perde nos pênaltis para o Ceilândia e está fora da Copa do Brasil 

Após 2x2 no tempo regulamentar, com gol do Coxa nos acréscimos, o time paranaense perdeu por 4x2 nas penalidades máximas.

Coritiba e Ceilândia se enfrentaram pela Copa do Brasil 2025. Foto: Gabriel Thá/Coritiba.

Coritiba e Ceilândia se enfrentaram pela Copa do Brasil 2025. Foto: Gabriel Thá/Coritiba.

O Coritiba foi eliminado pelo Ceilândia na primeira fase da Copa do Brasil 2025 após o empate em 2×2 no tempo regulamentar e a derrota nos pênaltis por 4×2. O jogo ocorreu nesta quinta-feira (27),  no estádio Abadião, no Distrito Federal. 

Todos os gols do tempo regulamentar saíram no segundo tempo. Os mandantes abriram o placar com um golaço de bicicleta de Felipe Clemente, aos cinco minutos. Logo na sequência o Coritiba empatou com Lucas Ronier. Aos 23 minutos, o mesmo Felipe Clemente fez o segundo gol dos donos da casa. No entanto, aos 47 minutos, o Coxa conseguiu o empate com Matheus Bianqui. 

Porém, na disputa dos pênaltis, o goleiro Edmar Sucuri defendeu as cobranças de Felipe Machado e Lucas Ronier. O próximo adversário do Ceilândia na Copa do Brasil será o Maracanã, do Ceará.

Veja como está o mata-mata do Paranaense 2025!

O jogo

Em um primeiro tempo muito disputado, quem teve as melhores chances foi o Coritiba. Aos 20 minutos, por exemplo, Rafinha acertou um belo chute, mas o goleiro Edmar Sucuri fez boa defesa.

Na sequência da etapa inicial o Coxa ainda teve duas bolas na trave a seu favor. Aos 31, com Lucas Ronier. Já aos 38 minutos foi o zagueiro Wallace, do Ceilândia, que tocou contra o seu gol e acertou o travessão. 

Com isso, no primeiro tempo os visitantes tiveram dez finalizações contra apenas duas dos donos da casa. Mesmo assim, o jogo foi para o intervalo com o placar zerado.

Logo no começo do segundo tempo, no entanto, o Ceilândia conseguiu abrir o placar em um golaço. Com cinco minutos, após bate e rebate na área, Felipe Clemente acertou uma bela bicicleta para mandar para o fundo da rede. 1×0.

Os mandantes, no entanto, tiveram pouco tempo para comemorar. Aos nove minutos o Coritiba conseguiu o empate. Após cruzamento de Josué, Lucas Ronier apareceu para tocar para o gol. 1×1 no placar. 

Aos 23 minutos o Ceilândia ficou novamente na frente. Após um chute cruzado da direita, Felipe Clemente se antecipou ao zagueiro e chutou para a rede. 2×1

Aos 34, quase o time do Distrito Federal fez o terceiro, mas o goleiro Pedro Morisco fez boa defesa. Aos 38, foi Matheus Bianqui que quase marcou pelo Coxa, mas a cabeçada foi para fora. Aos 42, mais uma boa defesa de Morisco.

Nos minutos finais o Coxa pressionou em busca do empate para levar a decisão para os pênaltis.  Aos 46, quase Matheus Biaqnui marcou novamente. Até que, aos 47 minutos, após cobrança de escanteio de Josué, Matheus Bianqui aproveitou a sobra para tocar para a rede. 2×2

Aos 52 miunutos o Coxa quase fez o terceiro, mas a bola bateu no goleiro e depois na trave. Aos 55, mais uma grande chance para o time paranaense, mas sem sucesso. Com isso a classificação para a próxima fase foi mesmo para as penalidas máximas.

Nos pênaltis, nas cobranças pelo Coritiba de Felipe Machado e Lucas Ronier, o goleiro Edmar Sucuri fez duas defesas. Já pelo Ceilândia, marcaram Luís Milla, Rafael Sayão, Lagoa e Wallace. No Coxa ainda converteram Gustavo Coutinho e Rafinha, mas sem evitar a eliminação coxa-branca.

Agenda

O Coritiba voltará a jogar no dia 9 de março, às 18h30, contra o Maringá, pela volta das quartas de final do Paranaense dos Clássicos. O jogo será no Couto Pereira, mas o Alviverde terá que reverter a derrota por 2×0 do jogo de ida para chegar na semifinal.