FPF participa de grupo de trabalho de Fair Play Financeiro na CBF
Encontro no Rio de Janeiro marcou início do projeto, que deve ser apresentado em 90 dias

A Federação Paranaense de Futebol participou, nesta segunda-feira (11), de um evento organizado pela CBF para marcar o início oficial do debate sobre o fair play financeiro no futebol brasileiro. O presidente Hélio Cury Filho esteve presente ao lado do vice-presidente e representante da FPF no grupo de trabalho, Christiano Puppi.
O presidente da CBF, Samir Xaud, se reuniu com 34 clubes e dez federações, no hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro, para debater o projeto, que será entregue em 90 dias e pode entrar em vigor a partir de 2026.
Segundo ele, a meta é criar um futebol autossustentável. “É um dos objetivos que colocamos no nosso compromisso de campanha. Com 78 dias de gestão, tomamos passos importantes para um caminho novo no futebol brasileiro. Queremos criar um sistema sustentável no Brasil, evitar o doping financeiro, reduzir dívidas. Hoje é o pontapé, com essa reunião, para transformarmos o futebol brasileiro”, disse.
Apoio da FPF
A FPF está entre as entidades integrantes do grupo de trabalho responsável por elaborar coletivamente o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). Para Cury Filho, o projeto será de grande importância para o futebol brasileiro. “Esse é só o início de um trabalho que tem tudo para trazer frutos positivos para o nosso futebol e que veio para ficar. Mostrando o nosso comprometimento com o projeto, fomos a primeira federação a enviar à CBF um modelo de regulamentação do projeto”, afirmou o presidente.
O encontro desta segunda-feira foi o primeiro, e contou ainda com a apresentação de um representante da Uefa sobre o sistema de fair play implementado na Europa. Participaram, também, representantes de 34 clubes e de outras nove federações.