FPF pede providências ao TJD-PR sobre racismo em partida do Paranaense Sub-20
Injúria racial foi relatada ao árbitro após a partida entre Rio Branco e Patriotas

A Federação Paranaense de Futebol encaminhou nesta terça-feira ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná um ofício pedindo providências sobre o suposto ato de racismo ocorrido na partida do Campeonato Paranaense Sub-20 da 1ª Divisão, envolvendo as equipes do Rio Branco e do Patriotas, no último domingo (11) em Paranaguá.
Conforme relatado em súmula pelo árbitro, após o término da partida, o atleta do Patriotas afirmou que havia sofrido injúria racial por parte de um torcedor presente no estádio. O suposto infrator foi identificado e encaminhado para a delegacia de polícia, onde foi aberto um boletim de ocorrência.
A FPF ressalta que o combate à violência e a toda forma de discriminação nos estádios paranaenses é um compromisso assumido pela atual gestão da entidade, adotando medidas efetivas e permanentes, de prevenção, punição e enfrentamento.
O pedido ao TJD/PR, para que possa investigar e apurar, de maneira minuciosa, os fatos narrados, se baseia no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que, no artigo 243-G, trata de atos discriminatórios, desdenhosos ou ultrajantes, relacionados a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
Dia nacional de denúncia contra o racismo
13 de maio é marcado como o Dia Nacional de Denúncia contra o racismo e, reforçando as campanhas antidiscriminatórias, sensibilizando o público do futebol, a FPF lembrou a data nas redes sociais da entidade, dando visibilidade ao número para denúncias.
Se você presenciar algum ato racista ou for vítima de racismo, ligue e denuncie: 0800 041 1113