Federação Paranaense de Futebol

Troféu é do Tigrão! Prudentópolis supera Verê e é campeão da Terceirona

Título veio com empate em 0x0 no Newton Agibert, após triunfo de 1x0 na casa do adversário

Tigrão conquistou com o troféu com uma campanha invicta. FOTO: Raphael Brauhardt / FPF

O título de campeão da Terceirona 2025 é do Prudentópolis! Neste domingo (23), o Tigrão fez a festa junto à torcida, no Estádio Newton Agibert, após um empate em 0x0 com o Verê. Resultado que garantiu a taça, após a vitória do Prude por 1×0 no primeiro jogo da decisão.

Esta é a segunda vez que o Prudentópolis conquista a taça da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense. A primeira foi em 2008. Ao chegar à final os dois times já haviam garantido o acesso para a Segundona do Paranaense em 2026.

O Prude fica com o troféu com uma campanha invicta. Em 14 jogos, o time comandado pelo técnico Lucas Henrique conquistou 8 vitórias e 6 empates, com 21 gols marcados e 8 sofridos.

O artilheiro da Terceirona foi Andrey, do Araucária, com 7 gols marcados. Rafael, do Prudentópolis, foi o goleiro menos vazado, com 9 gols sofridos em 14 partidas.

O jogo

Com a vantagem conquistada no primeiro duelo, o Prudentópolis começou tocando a bola com tranquilidade, buscando espaços entre a marcação adversária. O Verê precisava precisava da vitória, mas adotava uma postura cautelosa, apostando nos contra-ataques. Jogo equilibrado, com poucas oportunidades de gol.

Na melhor chegada do Verê, Fernandinho entrou na área a tentou o passe para Gabriel Cardoso, mas a bola desviou no zagueiro Paganelli e ficou com o goleiro Rafael. Para o Prude, a chance mais clara aconteceu em um chute de Amorim, para fora.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais aberto. O Verê adiantou a marcação e passou a sair com mais jogadores para o ataque. Mas também, cedia mais espaços para o time da casa, que teve duas boas chances de abrir a contagem.

Aos 19’, em cobrança de falta no meio de campo, a bola foi levantada e sobrou para Paganelli. Ele mandou para o meio da área e Vitão chutou alto demais. Aos 31’, em mais uma falta na intermediária, Vitinho cruzou, a zaga desviou e Paganelli bateu por cima.

O Verê teve sua melhor oportunidade do jogo aos 34’. Wilson recebeu na meia lua e tocou na área para Bryan, que não pegou bem na bola e mandou para fora.

Nos últimos minutos, o Prudentópolis trocou passes administrando a vantagem até o apito final.

Premiação

Campeões da Terceirona, os jogadores do Prudentópolis receberam  o troféu das mãos do Diretor de Competições da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Orlando Colaço Vaz. Para os atletas, o título coroou uma campanha irretocável na busca pelo principal objetivo da temporada, que era o acesso à Segunda Divisão.

“Ser campeão é difícil, invicto é muito mais difícil ainda. Tenho que agradecer pela oportunidade estar representando com 37 anos e ser campeão mais uma vez. Ajudar o Prudentópolis, que é um time pelo que tenho muito carinho. Que o Prude possa se estruturar para buscar o acesso à Primeira”, disse o capitão Paganelli.

“Esse troféu é muito importante para mim, meus companheiro e para o clube também. É muito bom se coroar com a defesa menos vazada. A meta para 2026 é melhorar cada vez mais e conquistar coisas maiores”, ressaltou o goleiro Rafael.

Campanha do título

Primeira fase
31/08 – Prudentópolis 1×1 REC
06/09 – Hope 0x0 Prudentópolis
10/09 – Prudentópolis 3×0 Iraty
13/09 – Araucária 3×3 Prudentópolis
20/09 – REC 0x0 Prudentópolis
28/09 – Prudentópolis 4×1 Hope
01/10 – Iraty 0x1 Prudentópolis
05/10 – Prudentópolis 2×1 Araucária

Quartas de final
19/10 – Oeste 1×2 Prudentópolis
26/10 – Prudentópolis 1×0 Oeste

Semifinal
02/11 – Araucária 0x2 Prudentópolis
09/11 – Prudentópolis 1×1 Araucária

Final
16/11 – Verê 0x1 Prudentópolis
23/11 – Prudentópolis 0x0 Verê