Retrospectiva 2025: os campeões profissionais da temporada
Foram quatro acirradas competições na temporada, com a Taça FPF como grande novidade

A temporada de 2025 do futebol paranaense profissional foi marcada por grandes jogos, muita emoção e importantes novidades. O retorno da Taça FPF ao calendário estadual ampliou o número de partidas para os clubes e mostrou que a competição veio para ficar.
Nas três divisões do futebol estadual, o que se viu foram excelentes jogos, com estádios cheios e finais emocionantes, com clubes representando cada canto do Paraná. Além da transmissão de todos os 80 jogos do Paranaense dos Clássicos, dos 59 jogos da Segundona Sanepar e dos 58 jogos da Terceirona – essas duas últimas competições transmitidas pela FPF TV, ao vivo e de graça no YouTube. Confira os detalhes sobre os campeões:
Paranaense dos Clássicos: Operário conquista o bicampeonato
Em uma competição marcada por grandes jogos e rivalidades do nosso futebol, o Operário foi o campeão do Paranaense dos Clássicos ao derrotar o Maringá na grande final. Depois do empate em 1×1 no jogo de ida e 2×2 na volta, o Fantasma venceu uma disputa dramática nos pênaltis para conquistar o título. O herói foi o goleiro Elias, que defendeu a cobrança decisiva e garantiu a vitória por 5×4.
Assim, o Operário chegou ao bicampeonato e voltou a levantar o troféu da 1ª Divisão pela primeira vez desde 2015. A equipe de Ponta Grossa terminou com a melhor campanha da primeira fase, com 22 pontos em 11 jogos. No mata-mata, superou todos os adversários nas penalidades, eliminando São Joseense, Londrina e Maringá.
Segundona Sanepar: Galo Maringá e Foz do Iguaçu retornam à elite
O Galo Maringá teve uma campanha irretocável na Segundona e coroou a trajetória com um título inédito em sua história, além do tão aguardado retorno à elite do futebol paranaense. Na final contra o Foz do Iguaçu — que também garantiu o acesso —, o jogo de ida terminou empatado em 2×2, no Estádio ABC. Na volta, o Alvinegro Maringaense fez valer fator casa, venceu por 3×1, com dois gols do atacante Adiel, e levantou a taça no Willie Davids.
Sob o comando de Rafael Andrade, o Galo terminou a primeira fase com a melhor campanha, somando 23 pontos em nove jogos. No mata-mata, manteve a superioridade, com destaque para a goleada por 10×0 no agregado sobre o Toledo, nas quartas de final. Na semifinal, superou o Nacional e confirmou o acesso à 1ª Divisão. Já na decisão, fechou a campanha com o título diante do Foz do Iguaçu.
Invicto ao longo da competição, o Galo também contou com o brilho de Adiel, autor de dez gols, que terminou a Segundona como artilheiro isolado.
Terceirona 2025: Prudentópolis é campeão e sobe
O Prudentópolis sagrou-se campeão da Terceirona após uma campanha segura desde o início. Na final contra o Verê, o Prude venceu o jogo de ida por 1×0, fora de casa, e confirmou o título com um empate em 0x0, em seus domínios.
Além da conquista, o Tigre também comemorou o acesso à Segunda Divisão. Na primeira fase, terminou na liderança do Grupo A, com 16 pontos em oito jogos. No mata-mata, eliminou o Oeste Brasil nas quartas de final, o Araucária na semifinal e o Verê na grande decisão. O artilheiro da Terceirona foi Andrey, do Araucária, com sete gols.
Vice-campeão e também classificado para a Segundona, o Verê desistiu da disputa da edição de 2026, abrindo uma vaga para o Araucária.
Taça FPF: Cianorte é campeão no retorno da competição
A Taça FPF voltou com força ao calendário estadual, valendo vaga para a Copa do Brasil e Copa Sul Sudeste da próxima temporada. Dentro de campo o que se viu foi uma competição altamente equilibrada, que terminou com o título do Cianorte sobre o Azuriz. Na final, o Leão da Vale venceu as duas partidas, sendo a segunda por 4×0, no Albino Turbay.
Na primeira fase, o Cianorte liderou o grupo A, somando oito pontos em quatro jogos. Nas quartas de final, o time eliminou o Foz do Iguaçu e na semi tirou o Rio Branco, garantindo vaga na decisão. A artilharia da competição foi dividida por sete atletas, todos com três gols. Quatro deles defenderam o Cianorte: Caique Cálito, João Prado, Maranhão e Danilo Peu. Também figuraram entre os goleadores Dioran, do Azuriz; Jean Gabriel, do Coritiba; e Adiel, do Rio Branco.
Com a conquista, o Cianorte garantiu vaga na Copa Sul-Sudeste de 2026 e já estava classificado para a Copa do Brasil por meio do Estadual. Vice-campeão, o Azuriz também assegurou uma vaga na Copa do Brasil.
A lista de todos os campeões profissionais em 2025:
1ª Divisão Paranaense – Operário
2 Divisão Paranaense – Galo Maringá
3 Divisão Paranaense – Prudentópolis
Taça FPF – Cianorte


