TROFÉU DO PARANAENSE 2024 É UMA HOMENAGEM A GIL ROCHA
FOTO: Raphael Brauhardt / FPF
No dia 07 de abril, quando o campeão do Paranaense 1xBet 2024 levantar a taça, será um momento cheio de simbolismo e emoção para uma família em especial: a do jornalista Gil Rocha, falecido em 2023.
Nesta segunda-feira (15), a Federação Paranaense de Futebol anunciou o Troféu Gil Rocha, em homenagem ao jornalista, que esteve à frente das transmissões do Campeonato Paranaense como coordenador, narrador, apresentador, repórter e comentarista, atuando em veículos da capital e interior, com destaque no cenário nacional.
“A Federação tem o costume de sempre fazer homenagem a treinadores, atletas e todos aqueles que fomentaram o futebol paranaense. E, por que não, fazer uma justa homenagem ao Gil, que levantou o estandarte do futebol paranaense e sempre tentou deixa-lo em evidência”, disse o presidente Hélio Cury Filho. Que completou: “O Gil foi alguém que lutou muito pelo nosso futebol e, apesar de ser singela, é uma justa homenagem.”
Com mais de 40 anos dedicados à cobertura jornalística do esporte paranaense e nacional, especialmente do futebol, Gil Rocha é um dos nomes mais conhecidos do Estado, como lembra o Secretário de Comunicação do Paraná, Cleber Mata. “O torcedor paranaense vai receber com muita alegria esse gesto, que demonstra muita sensibilidade da Federação em reconhecer o trabalho do Gil”.
Surpresa e alegria
Lucas Rocha, também jornalista e filho mais velho de Gil, contou como a família recebeu a notícia. “Nós ficamos muito honrados, de verdade, o coração se encheu de alegria. Porque o meu pai lutou muito pelo Campeonato Paranaense. Desde que eu me conheço por gente eu via ele lutando pelas transmissões de futebol. E ele deixou a marca dele. Então ver o nome dele na taça, em um rol que tem Sicupira, Dirceu Krüger, Dionísio e Caio Júnior, que são grandes nomes do futebol paranaense, pra nós é uma honra e uma alegria”, revelou.
João Arthur Rocha, estudante, e também filho de Gil Rocha falou do amor pelo futebol. “Não era só a profissão dele. Lá em casa o assunto maior era futebol. Desde pequeno eu ia no estádio, via Campeonato Paranaense, em todos os almoços a conversa era futebol. E é muito incrível o campeonato que ele mais gostava, que era mais importante pra ele, fazer essa homenagem.”
Ana Zimmerman, jornalista e viúva de Gil Rocha, agradeceu e revelou que a família acompanhará o torneio com carinho e atenção redobrados. “Cada vez que a gente fala disso, sorri muito, porque é uma coisa que pra gente é muito feliz mesmo. Claro, tem a tristeza de ser uma homenagem post mortem, mas quanto a isso a gente não pode fazer nada, então, que pelo menos a gente lembre dele a cada gol, cada vez que um time comemora. E, depois, quando alguém levantar a taça, vai ser a taça Gil Rocha”, concluiu.