FPF recebe vereadora Giorgia Prates e reforça posição antirracismo

Parlamentar destacou a importância do futebol no debate racial

A vereadora Giorgia Prates, de Curitiba, esteve nesta segunda-feira (10) na sede da Federação Paranaense de Futebol para discutir a importância do esporte no debate racial e formas de reforçar o posicionamento antirracismo que a instituição já adota.

Giorgia Prates dedica-se ao enfrentamento contra o racismo, e destacou a importância do diálogo com a FPF: “Parcerias como a da Federação são importantes para garantir isso. Se o racismo existe em todos os lugares, precisamos fazer esse enfrentamento em todos os espaços”.

“Para superar o racismo, precisamos de uma profunda transformação cultural e, nesse sentido, o futebol entra como uma grande força, já que aglutina pessoas de diferentes realidades e pontos de vista. Mais do que reunir torcidas, queremos que os estádios se tornem locais propulsores de uma sociedade melhor e mais justa para se viver”, afirmou a vereadora.

Presidente da FPF, Hélio Cury Filho, recebe vereadora Giorgia Prates e Mithai Mali.

Uma luta que também é nossa

Ela e a assessora jurídica Mithai Mali foram recebidas pelo presidente da FPF, Hélio Cury Filho, que reforçou a posição da adotada pela entidade na luta antirracismo. A FPF possui placas no gramado de todos os estádios dos campeonatos estaduais organizados por ela, com uma campanha permanente de combate ao racismo, adotada desde o início da atual administração.

A campanha também está presente no site da FPF, de forma fixa na homepage e também é veiculada em todas as transmissões da TV FPF, que transmite jogos no YouTube da Federação, como, por exemplo, todas as 51 partidas da Segundona Santa Cruz, em andamento.

O posicionamento vai ao encontro de outras ações nesse sentido mundo afora. A Federação Gaúcha de Futebol também tem uma campanha permanente antirracismo. A Federação Catarinense de Futebol lançou um programa em parceria com o Ministério Público do Estado.

E mundialmente a condenação dos torcedores do Valência que ofenderam o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante uma partida do Campeonato Espanhol, deu ainda mais visibilidade e amplitude ao combate sobre racismo.

“Essa condenação foi histórica e é um passo muito importante contra o racismo no futebol. Nós aqui na Federação Paranaense nos preocupamos em incentivar esse debate e em lembrar sempre que racismo é crime e não combina com esporte, não combina com o futebol’, afirma o presidente Hélio Cury Filho.