Federação Paranaense de Futebol

Arbitragem paranaense tem quatro representantes no novo grupo de elite da CBF

Projeto reúne 72 profissionais e prevê investimento estimado em R$ 195 milhões até 2027

Quatro paranaenses estão entre os selecionados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para integrar o novo grupo de elite da arbitragem nacional, que será profissionalizado a partir de 2026. Lucas Casagrande foi escolhido como árbitro central, Bruno Boschilia como árbitro assistente, Victor Imazu entre os auxiliares FIFA, e Rodolpho Toski Marques integrará o quadro exclusivo de árbitros de vídeo (VAR).

A iniciativa da CBF prevê a formação de um grupo com 72 profissionais, que passarão a contar com contratos de remuneração fixa e variável, além de acompanhamento técnico, físico e psicológico. O objetivo é valorizar a arbitragem e padronizar critérios nas principais competições nacionais.

O projeto prevê investimento estimado em R$ 195 milhões até 2027 e inclui avanços tecnológicos, como o fortalecimento do VAR e a futura implementação do impedimento semiautomático, além de melhorias em treinamento, governança e performance.

A presença de quatro representantes do Paraná no grupo de elite da arbitragem brasileira reforça o trabalho contínuo de formação, desenvolvimento e qualificação realizado pela Federação Paranaense de Futebol.