Federação Paranaense de Futebol

Coritiba vence o Amazonas no Couto Pereira pela Série B

Coxa fica a seis pontos do G4, restando ainda sete partidas para disputar na Série B. Próximo jogo será no sábado (19), contra o Vila Nova, fora de casa.

Coritiba e Amazonas se enfrentaram no Couto Pereira.

Coritiba e Amazonas se enfrentaram no Couto Pereira. Foto: Thiago Silvério/ Divulgação Coritiba

O Coritiba venceu o Amazonas por 3 a 1, na tarde deste domingo (13), no Couto Pereira, em jogo válido pela rodada 31 do Brasileirão Série B 2024. 

Os dois primeiros gols da equipe coxa-branca foram marcados por Matheus Frizzo, os dois de pênalti. Cauan Barros diminuiu para os visitantes, mas Alef Manga, após quase um ano sem jogar uma partida oficial, fez o terceiro gol alviverde. 

Com o resultado, o Coxa sobe para a oitava colocação na classificação, com 44 pontos, a seis do G4. Já o time amazonense é o 11º lugar, com dois pontos a menos.

Na próxima rodada a equipe paranaense enfrentará o Vila Nova, no sábado (19), às 16h, fora de casa. 

O jogo

O Coritiba começou jogando melhor em casa, apoiado pela torcida. Aos oito minutos Matheus Frizzo já exigia a primeira defesa do goleiro adversário. Aos 14 e aos 18 quem teve oportunidades de marcar foram Josué e Lucas Ronier, mas sem sucesso.

Com essa pressão alviverde, abriu também espaços para contra-ataques perigosos do adversário. Aos 24, por exemplo, Pedro Morisco precisou fazer grande defesa cara a cara com o atacante adversário. Aos 28 o Amazonas também teve uma boa chance de gol, mas não aproveitou.

Nos minutos finais do primeiro tempo, no entanto, o Coxa voltou a crescer e pressionou. Aos 38 minutos o chute de Matheus Frizzo passou perto. 

Até que, aos 42, após mais um ataque perigoso dos mandantes, Natanael foi derrubado dentro da área pelo goleiro adversário. Pênalti convertido três minutos depois por Matheus Frizzo, para a festa da maioria da torcida presente no Couto Pereira. 1 a 0 no placar no intervalo.

No segundo tempo os visitantes voltaram melhor, pressionando, mas deixando espaço na defesa. Aproveitando-se disso, aos nove minutos o Coritiba chegou a fazer o segundo gol com Lucas Ronier, mas que foi anulado após marcado o impedimento.

Só que aos 15 minutos não teve anulação. Após Junior Brumado ser derrubado dentro da área, o árbitro foi chamado pelo VAR e, após análise no vídeo, marcou mais um pênalti. Na cobrança, mais um gol de Matheus Frizzo.

Com o 2 a 0 no placar, o Amazonas foi obrigado a atacar ainda mais. Aos 18 minutos, Pedro Morisco fez boa defesa. Aos 28, no entanto, o time visitante conseguiu fazer o seu gol. Após cobrança de falta, Cauan Barros cabeceou para o fundo da rede.

Até que, aos 38 minutos, o Coritiba conseguiu garantir a vitória com o terceiro gol. Depois de boa jogada de Vini Paulista, ele tocou  para Alef Manga chutar para o fundo do gol. O jogador tinha entrado em campo poucos minutos antes após quase um ano sem jogar uma partida oficial por causa de uma suspensão envolvendo manipulação com apostas esportivas.

Antes do fim, aos 49, Robson quase marcou o quarto gol, mas parou no goleiro adversário. Aos 51, o adversário teve uma chance de bicicleta, mas o arremate foi para fora. No final, a torcida pode comemorar mais três pontos na classificação e o 3 a 1 no placar.