Árbitra da FPF é escalada para jogo da Série D do Brasileiro
Maria Luiz Brandelero apitará o jogo entre Itabirito e Monte Azul, no sábado (26)

Foto: FPF
A árbitra Maria Luiza Brandellero, da Federação Paranaense de Futebol, foi escalada para apitar o jogo entre Itabirito e Monte Azul, válido pela Série D do Campeonato Brasileiro. Ela se junta à outras três árbitras e 19 assistentes, que trabalharão na rodada final da fase classificatória da competição.
O número de profissionais escaladas é um marco histórico para a arbitragem feminina brasileira. Pela primeira vez na história, uma divisão do futebol nacional terá uma rodada com mais de 25% de arbitragem comandada por mulheres.
Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, falou sobre o recorde de escalações femininas, destacando que a decisão passou pelo bom desempenho das árbitras. “É muito mais do que um pensamento de ‘cotas’ para designação das mulheres, são designações por competência e por merecimento, prova inconteste da capacidade das mulheres brasileiras no apito. Estamos atualmente com excelentes campanhas de equipes de arbitragem brasileiras femininas em competições nacionais e internacionais, demonstrando em campo que estão entre as melhores do mundo”, disse.
Carreira na FPF e CBF
Natural de Cantagalo, Maria Luiza Brandellero tem 27 anos e se formou árbitra em 2019. Desde então, atua em competições da FPF e da CBF. Em 2025, trabalhou nos Paranaenses da Primeira e Segunda Divisão.
A FPF parabeniza Brandellero e deseja sucesso à profissional no desafio.