Athletico supera o Santos na raça e conquista segunda vitória no Brasileirão
Com gols de Julimar e Viveros, Furacão fez 2x1 sobre o time paulista na Arena da Baixada

Julimar e Viveros marcaram os gols da vitória rubro-negra sobre o Peixe. FOTO: Duda Matoso / Athletico
Em um jogo de muita disputa física e emoção até o fim, o Athletico superou o Santos e chegou a sua segunda vitória em dois jogos pelo Brasileirão. Na Arena da Baixada, o Furacão abriu o placar logo no começo com Julimar, de pênalti. O time paulista chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com Thaciano.
Com a vitória, o Rubro-Negro soma seis pontos e está na quarta posição, mesmo com um jogo a menos que a maioria dos concorrentes. O Santos segue com apenas um ponto conquistado e está em 19º lugar.
O jogo
A pressão inicial do Athletico deu resultado logo nos primeiros minutos. Em um cruzamento de Benavídez, Viveros foi puxado dentro da área por Zé Ivaldo. O VAR flagrou o pênalti e Julimar, aos 5’, bateu rasteiro no canto, deslocando o goleiro, e fez 1×0.
O Furacão controlava a partida e quase ampliou o placar em um cruzamento de Léo Derick para Viveros, que mandou para o gol e parou em boa defesa de Gabriel Brazão.
Mas o Santos aproveitou sua primeira chance para empatar a partida. Aos 16’, Miguelito disputou com a zaga atleticana e a bola sobrou para Thaciano, que bateu forte da entrada da área. A bola saiu rasteira, quicou no gramado e saiu do alcance do goleiro Santos: 1×1.
Igualado no placar, o jogo também ficou equilibrado em campo. O Peixe teve mais uma oportunidade em um chute de Thaciano, que foi bloqueado por Julimar. Miguelito pegou a sobra e bateu para fora. E o Rubro-Negro voltou a levar perigo em um chute cruzado de Mendoza, por cima do travessão.
No segundo tempo, quem chegou primeiro foi o Furacão. Léo Derik cruzou rasteiro, Viveros finalizou e foi travado por Luan Peres. Pouco depois, em cobrança de escanteio de Zapelli, Julimar desviou de cabeça e Brazão salvou o time paulista. No rebote, a bola ainda bateu em Arthur Dias e saiu raspando a trave.
Do outro lado, o goleiro Santos também paraceu para salvar o Furacão, em um chute de Igor Vinícius. Em seguida, quem evitou o segundo gol do Peixe foi Benavídez, que tirou de carrinho uma bola desviada por Moisés.
Já na reta final da partida, o Athletico teve mais uma grande chance. Zapelli recebeu na área, passou por dois zagueiros e foi desarmado. Felipe Chiqueti pegou a sobra, bateu forte e Brazão fez mais uma grande defesa.
O cronômetro já marcava 45′ quando aconteceu o lance que definiu a partida. Dudu tocou na esquerda para Esquivel, que deu a assistência na medida para Viveros. Com um leve toque de primeira, o colombiano tirou do goleiro e mandou para a rede: 2×1 no placar e mais três pontos para o Furacão!
Agenda
O Athletico volta a campo pelo Brasileirão na próxima quinta-feira (19), em jogo atrasado da segunda rodada. O adversário será o Corinthians, às 19h30, na Arena da Baixada. Antes, o Furacão enfrenta o Londrina, no primeiro duelo pelas semifinais do Paranaense 2026. A partida será no próximo domingo (15), às 18h30, no Estádio do Café, em Londrina.
O próximo compromisso do Santos no Brasileirão está marcado para as 19h do dia 26/02 (quinta-feira), contra o Vasco, na Vila Belmiro.