Campeonato Paranaense de futebol Juvenil 2009

NORMAS ESPECIAIS

CAPÍTULO I
DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art. 1º – O CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL JUVENIL (campeonato), será disputada por 26 (vinte e seis) Entidades de Prática Desportiva (EPDs) que preencheram todos os requisitos constantes no Estatuto da Federação Paranaense de Futebol (FPF), a saber devidamente enquadradas nos Grupos abaixo:

GRUPO “A”

CORITIBA FOOT BALL CLUB – Curitiba;
PARANÁ CLUBE – Curitiba;
SC SÃO JOSÉ LTDA – São José dos Pinhais;
SOCIEDADE ESPORTIVA RENOVICENTE – Curitiba;
ESPORTE CLUBE OLÍMPICO – Curitiba;
CLUBE ANDRAUS BRASIL – Curitiba;
SERRANO CENTRO SUL ESPORTE CLUBE – Campo Largo.

GRUPO “B”

TRIESTE FUTEBOL CLUBE – Curitiba;
CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE – Curitiba;
CLUBE ATLÉTICO NACIONAL – Curitiba;
CLUBE ATLÉTICO CAMPO SANTANA – Curitiba;
OSTERNACK FUTEBOL CLUBE – Curitiba;
GRECAL – GRÊMIO RECREATIVO ESPORTIVO CAMPO LARGO – Campo Largo;
SANTISSIMA TRINDADE FUTEBOL CLUBE – Curitiba.

GRUPO “C”

P.S.T.C. – PARANÁ SOCCER TECHNICAL CENTER – Londrina;
BANDEIRANTES ESPORTE CLUBE – Bandeirantes;
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA LONDRINENSE – Londrina;
JUNIOR TEAM FUTEBOL SS LTDA – Londrina;
LONDRINA ESPORTE CLUBE – Londrina;
NACIONAL ATLÉTICO CLUBE – Rolândia;

GRUPO “D”

ÁGUIA FUTEBOL SS LTDA – Mandaguari;
ATLÉTICO CLUBE PARANAVAÍ – Paranavaí;
ESPORTE CLUBE LARANJA MECÂNICA LTDA – Arapongas;
FUTEBOL CLUBE CASCAVEL – Cascavel;
MARINGÁ ESPORTE IGUATEMI – Maringá;
TOLEDO COLÔNIA WORK – Toledo;

Art. 2º – O campeonato ocorre na forma deste regulamento e na tabela de jogos composta de datas e horários previamente definidos.

Art. 3º – A FPF detém todos os direitos relacionados ao campeonato e é responsável pela sua realização, organização e elaboração do regulamento e da tabela da competição.

Art. 4º – O campeonato tem a forma prevista neste regulamento, e as EPDs devem observar, além destas normas, o Regulamento Geral das Competições da FPF, o Estatuto da FPF, e demais decisões emanadas dos poderes da FPF.

CAPÍTULO II
DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 5º – O campeonato tem início e término previstos na tabela de jogos elaborada pela FPF, sendo desenvolvido e realizado em 05 (cinco) fases.

Art. 6º – Têm o mando de campo das partidas as EPDs colocadas à esquerda da tabela.

Art. 7º – É dever das EPDs tomar todas as medidas para que as partidas iniciem e tenham reinício (após o intervalo) exatamente nos horários marcados.

Art. 8º – Na primeira fase as 26 (vinte e seis) EPDs se enfrentam em turno e returno, divididas em 4 (quatro) Grupo (A,B,C e D) que jogarão entre si em seus respectivos Grupos, qualificando-se para a segunda fase as 4 (quatro) EPDs mais bem classificadas de cada grupo.

Art. 9º – Na segunda fase do campeonato, as 16 (dezesseis) EPDs classificadas serão divididas em 04 (quatro) grupos pré determinados com 04 (quatro) EPDs cada grupo e jogarão entre si em seus respectivos Grupos, em Turno e Returno, assim distribuídos:

GRUPO E:                                                                GRUPO F:
1ª Colocada do Grupo A;                                          1ª Colocada do Grupo B;
2ª Colocada do Grupo B;                                          2ª Colocada do Grupo A;
3ª Colocada do Grupo B;                                          3ª Colocada do Grupo A;
4ª Colocado do Grupo A;                                        4ª Colocado do Grupo B;
           GRUPO G:                                                               GRUPO H:
1ª Colocada do Grupo C;                                          1ª Colocada do Grupo D;
2ª Colocada do Grupo D;                                          2ª Colocada do Grupo C;
3ª Colocada do Grupo D;                                          3ª Colocada do Grupo C;
4ª Colocado do Grupo C;                                          4ª Colocado do Grupo D.
Parágrafo 1º – Todas as EPDs iniciam a segunda fase com pontos zerados.

Parágrafo 2º – Na segunda fase, prevalecem os mesmos critérios de desempate da primeira fase, para classificação para a terceira fase, nos termos do art. 15.

Parágrafo 3º – Na segunda fase, classificam-se para a terceira fase, os dois primeiros colocados de cada grupo.

Art. 10 – Na terceira fase, as 08 (oito) EPDs mais bem classificadas serão divididas em 02 (dois) grupos pré determinados que jogarão entre si em seus respectivos Grupos, em turno e returno, assim distribuídas:

GRUPO I:                                                   GRUPO J:

1ª Colocado do Grupo E;                                          1ª Colocado do Grupo F;
2ª Colocado do Grupo F;                                          2ª Colocado do Grupo E;
1ª Colocado do Grupo G;                                         1ª Colocado do Grupo H;
2ª Colocado do Grupo H.                                         2ª Colocado do Grupo G.

Parágrafo Único – Na terceira fase, classificam-se para a quarta fase, os dois mais bem classificados de cada grupo.

Art. 11 – Na quarta fase (semi final), as 04 (quatro) EPDs classificadas da terceira fase, disputarão em dois jogos de ida e volta, a continuidade no campeonato, pelos grupos abaixo discriminado:

GRUPO K:                       1ª Colocado do Grupo I             x          2ª Colocado do Grupo J

GRUPO L:                       1ª Colocado do Grupo J             x          2ª Colocado do Grupo I

Parágrafo 1º – Na quarta fase (semi final), a EPD mais bem colocada em todas as fases (média ponderada), terá a vantagem do mando de jogo da partida de volta.

Parágrafo 2º – Na quarta fase (semi final), ocorrendo igualdade de pontuação e saldo de gols, ao término da partida de volta, haverá a cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, conforme determina a International Board, até conhecer-se a EPD vencedora.

Parágrafo 3º – Na quarta fase (semi final), classificam-se para a quinta fase (final), as duas EPDs mais bem classificadas de cada grupo.

Art. 12 – Na quinta fase (final), as 02 (duas) EPDs classificadas da quarta fase, disputarão em jogos de ida e volta, a continuidade do campeonato, pelo grupo abaixo discriminado:

GRUPO M:                      1ª Colocado do Grupo K                        x          1ª Colocado do Grupo L

Parágrafo 1º – Na quinta fase (final), a EPD mais bem colocada em todas as Fases (média ponderada), terá a vantagem do mando de jogo da partida de volta.

Parágrafo 2º – Na quinta fase (final), ocorrendo igualdade de pontuação e saldo de gols, ao término da partida de VOLTA, haverá a cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, conforme determina a International Board, até conhecer-se a EPD vencedora.

Art. 13 – AMédia Ponderada será sempre calculada pelo número possível de pontos disputados, divididos pelo número de pontos adquiridos em cada fase, e persistindo o empate entre duas ou mais EPDs, aplicar-se-ão para efeito de desempate os critérios estabelecidos no art. 15.

Art. 14 – Depois de iniciado o campeonato, caso uma EPD abandone a competição ou seja eliminada do campeonato por decisão da Justiça Desportiva, seus jogos serão anulados, e os resultados desconsiderados para todos os efeitos.

Parágrafo 1º – Ocorrendo o abandono ou eliminação de uma EPD após o início da segunda fase do campeonato, as EPDs eliminadas na primeira fase não terão direito a participação na segunda fase do campeonato.

Parágrafo 2º – Também será considerado abandono do campeonato caso uma EPD sofra a aplicação de W.O. por duas vezes, consecutivas ou não, independentemente da fase do campeonato.

CAPÍTULO III
DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

Art. 15 – As EPDs recebem 3 (três) pontos por vitória, 1 (um) ponto por empate, e 0 (zero) pontos em caso de derrota.

Art. 16 – Em casos de empate em pontos ganhos na 1ª Fase, entre 02 (duas) ou mais EPDs, para conhecer–se a melhor classificação, os critérios a serem adotados serão os seguintes:

I – Maior número de vitórias;
II – Melhor saldo de gols;
III – Maior número de gols a favor;
IV – Menor número de gols sofridos;
V – Sorteio pela FPF.

CAPÍTULO IV
DA CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 17 – Podem participar do campeonato atletas registrados pela EPD perante a FPF, e que constem no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até o primeiro dia útil que antecede cada partida, e até o início da segunda fase do campeonato.

Art. 18 – No caso de pedido de inscrição de atletas a EPD deve apresentar os seguintes documentos:

I – Documento comprobatório da inscrição do atleta no Cadastro de Pessoa Física (CPF);

II – Cópia autenticada do documento comprobatório da inscrição do atleta no Registro Geral (RG).

Parágrafo Único – No caso de inscrições de atletas primários a EPD deverá apresentar original da Certidão de Nascimento do atleta.

Art. 19 – Terão condições de jogo atletas nascidos entre os anos de 1992 e 1993 e no máximo 03 (três) atletas nascido em 1994 ou 1995 por partida;

Art. 20 –O prazo final para inscrições de atletas será até quinta feira que antecede o início da terceira fase.

Parágrafo Único – O prazo para inscrição de atletas que atuarão na primeira rodada é dia 09/03/09.

Art. 21 – O atleta que participar de uma partida do certame por uma EPD, não poderá competir por outra.

Parágrafo Único – O atleta que assinar a súmula na qualidade de substituto, e não participar dos jogos do campeonato poderá transferir-se com condição de jogo, para outra EPD disputante da competição, desde que, como substituto não tenha sido penalizado no campeonato e, desde que obedecido o prazo para registro estabelecido nestas Normas Especiais e, uma vez liberado pela EPDs de origem.

Art. 22 – Não será permitida a INVERSÃO DE MANDO DE JOGO no presente campeonato.

Art. 23 – Cada EPD pode substituir até 03 (três) atletas por jogo, e o atleta substituído não pode retornar à mesma partida, mas pode ficar no banco de reservas até o final da partida, o mesmo ocorrendo em relação aos atletas que não entrarem no jogo, depois de realizada a terceira substituição.

Art. 24 – Compete ao árbitro e aos assistentes:
I – Exigir que as EPDs apresentem suas equipes em campo até 05 (cinco) minutos antes da hora marcada para o início da partida, salvo motivo de força maior plenamente comprovado;
II – Exigir que após os 40 (quarenta) minutos iniciais, o intervalo a ser cumprido pelas EPDs seja de 13 (treze) minutos, devendo o árbitro dar reinício à partida, nos 02 (dois) minutos seguintes.

CAPÍTULO V
Da Ordem e da Segurança das Partidas

Art. 25 – Será de responsabilidade da EPD mandante providenciar o policiamento (Polícia Militar do Estado do Paraná), para a realização da partida.

Art. 26 – As EPDs com mando de campo devem disponibilizar uma ambulância, um médico e dois enfermeiros-padrão, para cada dez mil torcedores presentes à partida, além de cumprir todas as exigências legais, relativas à segurança do evento, bem estar do público e dos demais envolvidos.

CAPÍTULO VI
DOS TROFÉUS E TÍTULOS

Art. 27 – À EPD vencedora do campeonato é atribuído o título de Campeã do CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL JUVENIL, e à segunda colocada o título de Vice-Campeã, com direito aos troféus representativos da conquista, de posse definitiva, além de trinta e cinco medalhas de campeão e de vice-campeão.

Parágrafo 1º – Serão ainda premiados com troféu o artilheiro e o goleiro menos vazado do campeonato.

Parágrafo 2º- A entrega dos troféus ocorre após a realização da última partida do certame, em local a ser determinado pela FPF.

CAPÍTULO VII
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28 – A cada partida as EPDs com mando de campo devem providenciar 5 (cinco) bolas, posicionando 1 (uma) ao lado de cada trave, 1 (uma) em cada lateral do campo, e 1 (uma) ao lado da mesa do Delegado da FPF.
Art. 29 – Os acessos aos vestiários devem permanecer fechados durante as partidas, sendo abertos após o término de cada tempo de jogo.

Art. 30 – A presença da imprensa só será admitida atrás dos gols.

Parágrafo Único – Aos fotógrafos em serviço será permitida a presença na lateral de fundo entre os limites da linha da grande área, sempre ao lado oposto do bandeira.

Art. 31 – É dever das EPDs afixar na porta de seus vestiários, 45 (quarenta e cinco) minutos antes do início de cada partida, a escalação de sua equipe.

Art. 32 – A pedido da EPD mandante e, com o consentimento da FPF e da EPD adversária, poderá haver alteração de datas de jogos, desde que firmado termo em comum acordo, até o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, antecedentes a sua realização.

Parágrafo Único – A FPF pode autorizar a realização de partidas como preliminar de jogos de Categoria Profissional, desde que requerido entre as partes interessadas 72 (setenta e duas) antes da realização.

Art. 33 – A EDP mandante deve utilizar o uniforme nº 1.

Parágrafo Único – No caso de coincidência de cores a EPD visitante deve trocar o uniforme.

Art. 34 – Serão permitidos por EPDs, no recinto do jogo:
a)        07 (sete) atletas suplentes no máximo;
b)       01 (um) Técnico;
c)        01 (01) Fisicultor;
d)       01 (um) Médico;
e)        01 (um) Massagista ou Enfermeiro.

Art. 35 – Será obrigatória a presença de 06 (seis) gandulas maiores de 18 anos, devidamente identificados ao Delegado do jogo, que serão indicados pela EPD mandante, devendo os mesmos postarem-se na pista que circunda o gramado, não podendo adentrar ao campo de jogo em hipótese alguma, sendo a EPD mandante responsável, igualmente, pelos atos por eles praticados.

Art. 36 – É obrigação da EPD mandanteefetuaro pagamento da taxa de arbitragem e Delegado FPF.

Parágrafo 1º – A ausência do pagamento de qualquer valor mencionado no caput, designado para a partida, gera a imediata suspensão da escalação de árbitros e demais membros do quadro móvel da FPF para as próximas partidas cujo mando de campo seja da EPD devedora, até o cumprimento da obrigação.

Parágrafo 2º – A EPD mandante que, nos termos do §1º, deixar de ter partida realizada em sua praça de desporto, perde os pontos do jogo não escalado em favor do adversário, pelo placar previsto para W.O.

Art. 37 – A EPD que der causa a W.O. será considerada derrotada pelo placar de 3 x 0.

Art. 38 – Técnica e disciplinarmente, o certame será regido pelas Regras de Jogo da Internacional Football Association Board, publicadas pela FIFA, pelos dispositivos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e pela legislação federal vigente ou por outras que sejam instituídas.

Art. 39 – Todas as comunicações, intimações, publicações de circulares, atos, resoluções e decisões relacionadas ao certame serão efetuadas por meio do site www.federacaopr.com.br, no link “Boletim Oficial”, que deve ser acessado diariamente pelas EPDs participantes.

Art. 40 – Compete exclusivamente à FPF resolver os casos omissos e interpretar o disposto neste regulamento, cabendo ao Presidente da FPF expedir atos e instruções que se fizerem necessários para o bom e fiel cumprimento deste regulamento.

Sede da Federação Paranaense de Futebol, em 03 de março de 2009.

RENATO PEDRO JUSTY
Diretor das Categorias de Base