Federação Paranaense de Futebol

Coritiba elimina o Cianorte e avança à semifinal do Paranaense 2026

Coxa bateu o leão do Vale no Couto Pereira e sacramentou classificação após ter vencido também na ida

Coxa eliminou o Cianorte no Couto e avança. Foto: Jonathan Hessel/FPF

Com gols do atacante Fabinho e do meia Josué, o Coritiba venceu o Cianorte por 2 a 0, na noite deste domingo (8), no Couto Pereira, em Curitiba, na partida de volta das quartas de final do Paranaense 2026.

Com o triunfo, o Coxa sacramentou a classificação para a semifinal da competição. Na ida, já havia batido o Leão do Vale por 1 a 0, no Albino Turbay.

Agora, a equipe comandada pelo técnico Fernando Seabra se prepara para encarar o Operário na próxima fase. O Fantasma eliminou o Azuriz e será o rival do Alviverde em busca de uma vaga na grande decisão. Na outra semifinal, se enfrentam Londrina e Athletico.

O jogo

Atuando diante de seu torcedor, o Coritiba iniciou a partida em ritmo alucinante. Logo aos 3 minutos da etapa inicial, o árbitro foi ao VAR e marcou pênalti em cima de Enzo Vágner. No entanto, o meia Josué desperdiçou a cobrança, deslocando o goleiro Felipe, mas mandando para fora.

Imediatamente na sequência, entretanto, o meia português se redimiu. Aos 8, Josué deu assistência na medida para Fabinho invadir a área livre e apenas do tocar na saída do goleiro, abrindo o placar para o Coxa no Couto Pereira.

Aos 21, o Coritiba chegou novamente com Enzo Vágner, mas o atacante adiantou demais a bola e perdeu para Felipe Garcia. Apesar de atrás no placar, o Cianorte sentia dificuldades para chegar ao ataque e criar chances. Aos 46, Gustavo Silveira arriscou de fora da área, mas errou o alvo.

O duelo voltou mais truncado no segundo tempo, com o Coxa defendendo a vantagem construída no mata-mata. Aos poucos, no entanto, a equipe da casa começou a aproveitar espaços no campo do adversário. Aos 25, Josué bateu da entrada da área e quase ampliou o marcador.

Dois minutos depois, não teve jeito. Josué aproveitou rebote de Felipe Garcia e bateu rasteiro para marcar o segundo gol coxa-branca na partida. Aos 41, Pedro Rangel saiu com coragem para ganhar de Robson Luiz e garantir o resultado. Aos 46, Cristovam, do time visitante, ainda foi expulso.

Agenda

O Coritiba volta a campo na próxima quarta-feira (11), às 19h, na Arena Condá, contra a Chapecoense, em jogo da 3ª rodada da Série A do Brasileirão. Já as datas dos confrontos contra o Operário pelo Paranaense 2026 serão confirmadas no início desta semana.