Federação Paranaense de Futebol pela segurança nos estádios

(FPF – Divulgação)

A Federação Paranaense de Futebol abriu suas portas, na manhã desta sexta-feira (20), para realização de uma reunião com sobre a segurança nos estádio de futebol. Participaram do encontro, os presidentes de Coritiba e Paraná Clube, o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, o Supervisor de Futebol do J.Malucelli, Policia Militar, Promotoria de Justiça e Secretaria de Urbanismo.

Na oportunidade foram discutidos assuntos como torcidas organizadas e venda de bebidas alcoólicas nos estádio e cercanias. Fazendo menção à venda bebidas etílicas nas praças esportivas, todos os presentes, principalmente os presidentes de Atlético, Coritiba e Paraná, concordaram que a paz no estádio é maior, sem a presença de torcedores embriagados.

Com relação às torcidas organizadas, a Polícia Militar, juntamente com a Promotoria de Justiça a importância do art. 39 do Estatuto do torcedor, como ação pedagógica e não somente como meio de punir o torcedor, o que recebeu total apoio de todos os presentes.

Art. 39. O torcedor que promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local

restrito aos competidores ficará impedido de comparecer às proximidades, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de três meses a um ano, de acordo com a gravidade da conduta, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

Para o Presidente da FPF, Hélio Cury, o que deve ser feito não são apenas ações isoladas, mas sim um apoio conjunto, entre a própria entidade, clubes, polícias e poder
público. “O que precisamos lembrar, é que dois clubes são adversários apenas nos noventa minutos em que a bola rola. Precisamos fazer os torcedores enxergarem assim também. Somos todos seres humanos e precisamos do respeito mútuo, dentro e fora dos estádios.”

Este foi apenas o primeiro evento sobre segurança nos estádios. O próximo encontro está marcado para o dia 04 de março, às 17h, no Juizado Especial Criminal, na Rua Fernando Amaro, 60, em frente à Praça do Expedicionário.

Confira quem esteve presente na reunião:

Hélio Pereira Cury
Presidente da FPF
Amilton Stival
Vice-Presidente da FPF
Reginaldo Cordeiro
Vice-Presidente da FPF
Juliano França Tetto
Assessor Jurídico
Gláucio José Geara
Pres. do Cons. Deliberativo do CAP
Jair Cirino
Presidente do Coritiba F.C.
Aurival Correia
Presidente do Paraná Clube