Definida a disputa da Série B do Campeonato Amador da Capital – Temporada 2022

Na última semana, aconteceu na sede da Federação Paranaense de Futebol o arbitral que definiu a disputa da Série B do Campeonato Amador da Capital, nas categorias juvenil e adulto. Participaram do encontro o presidente da FPF, Hélio Pereira Cury, o vice-presidente Idu Blaszczak, o assessor da presidência Robson Seerig, o gerente de competições Orlando Colaço, o supervisor do Departamento de Registros e Transferências Everton Amaro e o advogado William Tohoru Hosaka, além de representantes e presidentes de clubes inscritos na competição.

Participam da competição o ACE Urano, ERA União Vila Torres, AE Renovicente, CA Bairro Alto, CA Nacional, Clube Desportivo Paranaense, Combate Barreirinha FC, Esporte Clube Olímpico, Esporte Clube Sergipe, GP Gente da Gente, GR Ipiranga, Santíssima Trindade FC, Shabureya FC, SOBI São Braz, SER Bangú, União Ahú FC, Vasco da Gama FC, Vila Fanny FC, Vila Hauer EC e Ypiranga FC.

No início do arbitral, Newton Zanon, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e Juventude (SMELJ), disponibilizou ônibus do transporte público para a disputa da competição. Também esteve presente o vereador João das Cinco Irmãos que, através de Emenda Parlamentar, ajudou a franquear a verba necessária para disponibilização do transporte público.

Com 20 participantes, a Série B do Campeonato Amador da Capital tem previsão de início para 04 de junho e término em 08 de outubro, e será disputada da seguinte maneira:

1ª Fase: os 20 clubes serão divididos em dois grupos A e B, de acordo com sorteio realizado e se enfrentam dentro de cada grupo. Classificam à próxima fase os seis melhores colocados.

Grupo A – Shabureya FC; Ypiranga FC; SOBI São Braz; Santíssima Trindade FC; Vila Fanny FC; EC Sergipe; GR Ipiranga; SRE Bangú; Desportivo Paranaense e União Ahú FC.

Grupo B – União Vila Torres; Combate Barreirinha FC; EC Olímpico; CA Nacional; GP Gente da Gente; ACE Urano; CA Bairro Alto; Vasco da Gama FC; Vila Hauer EC e SE Renovicente.

2ª Fase: os 12 Clubes serão divididos em dois grupos e se enfrentam dentro de cada grupo. Classificam os dois melhores de cada grupo para a semifinal.

Grupo C – 1ºA, 3ºA, 5ºA, 2ºB, 4ºB e 6ºB
Grupo D – 1ºB, 3ºB, 5ºB, 2ºA, 4ºA e 6ºA

3ª Fase – semifinal: as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de seu grupo.

Grupo E – 1ºC x 2ºD
Grupo F – 1ºD x 2ºC

4ª Fase – final: as duas equipes finalistas se enfrentam em jogos de ida e volta.

Grupo G – 1ºE x 1ºF

O mando de campo da segunda partida (sempre considerados os resultados obtidos na Primeira e Segunda Fase) será atribuído ao CLUBE que houver somado o maior número de pontos ganhos; maior número de vitórias; saldo de gols; gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos; e sorteio.

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado o primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados tiros livres diretos da marca pênalti, conforme determina a Internacional Football Association Board, até conhecer-se o CLUBE vencedor.

Juvenil
Na disputa da categoria juvenil, o mando de campo dos clubes irá acompanhar o respectivo representante na competição adulta. No caso de desclassificação ou eliminação do representante na categoria adulto, o clube na categoria juvenil exercerá seu mando de campo junto a outro clube classificado da categoria adulto, cuja designação fica a critério do Departamento de Competições da FPF.

As partidas serão disputadas aos sábados, às 13h30 na categoria juvenil e às 15h30 na categoria adulto.