Athletico perde em casa e termina em segundo do grupo na Sul-Americana

Furacão agora terá que disputar um playoff contra um time que vier da Libertadores.

Athletico foi derrotado pelo Sportivo Ameliano, do Paraguai.

Athletico foi derrotado pelo Sportivo Ameliano, do Paraguai. Foto: José Tramontin/ Divulgação Athletico

O Athletico foi derrotado pelo Sportivo Ameliano, do Paraguai, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (30), na Ligga Arena, em jogo válido pela sexta e última rodada da fase de grupos da Sul-Americana 2024. Com a derrota, o time paranaense termina esta fase na segunda colocação do grupo E, com 12 pontos, um a menos do que o líder paraguaio.

Agora o Furacão fica no aguardo dos times que ficarão em terceiro lugar nos seus grupos da Libertadores. Um deles disputará um playoff com a equipe rubro-negra para ver quem avança para a sequência da Sul-Americana.

O gol dos visitantes foi marcado por Richard Torales, aos 15 minutos do segundo tempo. O Athletico volta ao campo, no domingo (02),  fora de casa, contra o Fortaleza, às 18h30, pela sétima rodada do Brasileirão.

O jogo

Apesar de ter 76% de posse de bola no primeiro tempo, o Furacão encontrou dificuldades de passar pelo adversário, bem fechado defensivamente. A equipe paranaense finalizou seis vezes, mas apenas uma delas foi na direção do gol. Aos 37 minutos da etapa inicial o atacante Pablo até chegou a balançar a rede, mas o gol foi anulado por o jogador estar impedido.

No segundo tempo o Athletico voltou pressionando e com dois minutos já mandou a bola na trave, após cabeçada de Canobbio. Na sequência a equipe seguiu insistindo no ataque, mas sem sucesso.

Até que o velho ditado do futebol, “quem não faz, toma”, acabou ocorrendo. Aos 15 minutos do segundo tempo, Richard Torales se aproveitou de uma falha da defesa rubro-negra e abriu o placar para os visitantes.

Com o placar desfavorável, o que tirava o time da primeira colocação do grupo, o Furacão foi para o ataque ainda mais. Aos 30 minutos, por exemplo, Alex Santana teve grande chance, mas mandou para fora. Quatro minutos depois foi a vez de Canobbio perder outra grande oportunidade.

No fim, apesar do esforço da equipe rubro-negra, com 24 finalizações no jogo, não foi possível evitar a derrota. Agora o Athletico aguarda quem será o seu adversário que virá da Libertadores para tentar seguir na Sul-Americana.