Federação Paranaense de Futebol

Gestão de Hélio Cury Filho na FPF completa dois anos

Período foi marcado por aumento no número de campeonatos, transmissões de jogos e campanhas de impacto social

Hélio Cury Filho completa, nesta quinta-feira (24), dois anos de gestão como presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF). O trabalho à frente da entidade começou no dia 24 de abril de 2023 e, desde então, acumula muitas inovações e conquistas.

Ao longo deste período, a FPF registrou um aumento expressivo no número de campeonatos. No início da gestão, a entidade organizou 14 competições, número que subiu para 18 no ano seguinte. Já em 2025, são 27 campeonatos, com destaque para a criação da Copa Paraná e da realização da segunda edição da Recopa Amadora.

Além disso, a cobertura do futebol paranaense ganhou ainda mais destaque na TV aberta e nas plataformas de streaming. Em 2025, por exemplo, os jogos do Campeonato Paranaense foram transmitidos pela RICtv Record e TV Paraná Turismo na rede aberta, e também pela NSports, de forma gratuita no YouTube.

O canal da FPF no YouTube também registrou um grande crescimento e passou a transmitir ao vivo e de graça todas as partidas da Segundona e Terceirona do Paranaense. Atualmente, a FPF TV tem mais de 43 mil inscritos, que têm a chance de acompanhar os nossos times ainda mais de perto.

Campanhas de impacto social

Durante a gestão, a FPF contou com diversas campanhas de impacto social. Uma delas foi o movimento “Deixa Ela”, criado em 2023, com o intuito de conscientizar e combater casos de importunação sexual, assédio e outras formas de violência contra a mulher no ambiente do futebol. A campanha ajudou a criar espaço para árbitras e outras profissionais dentro das competições oficiais da FPF.

A FPF também trouxe força para o combate antirracismo, com o desenvolvimento de campanhas em parceria com os clubes do estado. Além disso, o combate à violência está presente desde o início da gestão, com o desenvolvimento de campanhas que estimulam a paz dentro e fora dos estádios. Foram assinadas, ainda, parcerias importantes com a Lottopar, Sportradar e NGX, avançando na discussão sobre a integridade no futebol e o combate à manipulação de resultados.

“Quando assumi o desafio de conduzir a FPF, sabia que tinha pela frente uma longa jornada por mais espaço e reconhecimento para os nossos clubes e o nosso futebol. Buscar esse lugar de protagonismo é nossa maior prioridade”, afirma Hélio Cury Filho.