Toledo marca no final e encara o Coritiba na final do Paranaense Feminino
Coxa fica no empate com o Patriotas e assegura a decisão do título em casa

FOTO: Luana Perdoncini/Coritiba
Coritiba e Toledo se enfrentarão na final do Paranaense Feminino 2025. A confirmação veio após a vitória do time do Oeste, com gol nos acréscimos diante do Novo Mundo na manhã deste domingo (23), em jogo válido pela última rodada da fase de classificação.
No CT Bayard Osna, Coritiba e Patriotas empataram em 1 x 1, com gols de Thai e Laiana. Na outra partida, no Estádio 14 de Dezembro, o Toledo venceu o Novo Mundo por 2×1, Ester e Alana, anotaram para o Porco, Thalita marcou para as visitantes.
Coritiba e Toledo disputarão o título em duas partidas. Dono da melhor campanha na primeira fase, o Coxa ficou com a vantagem de disputar o segundo jogo em casa. O jogo de ida está programado para o próximo domingo (30), no Oeste do Estado, e a volta para o dia 07.
Coritiba fica no empate e garante liderança
Em uma manhã marcada por intensidade e equilíbrio, Coritiba e Patriotas protagonizaram um duelo disputado no CT Bayard Osna. O confronto começou acelerado, com as visitantes procurando o ataque.
Logo aos 6 minutos, o Patriotas teve a primeira grande chegada: Isa arriscou um chute cruzado pela esquerda, obrigando a goleira Nicole a fazer importante defesa. A resposta do Coritiba veio rapidamente. Aos 12′, após erro defensivo do Patriotas, Jajá recuperou a bola, avançou com liberdade e finalizou. A defesa salvou em cima da linha, na melhor chance alviverde até então.
A pressão coxa-branca continuou. Aos 13’, Giusti bateu firme da entrada da área, e a goleira Quezia fez boa defesa. O Patriotas também encontrou espaços e, aos 32’, Laiana finalizou para fora após jogada construída por Gabizinha.
O gol, porém, veio apenas aos 43 minutos: em lançamento preciso de Ana Luísa, Thai antecipou a marcação, ganhou da defesa e tocou na saída da goleira para abrir o placar: 1×0 Coritiba.
Na segunda etapa, o Patriotas voltou com postura ofensiva. Aos 5’, Gabizinha recebeu cruzamento após rápida transição, mas perdeu a chance do empate. A insistência, contudo, foi recompensada aos 20 minutos: em cobrança de escanteio, a capitã Laiana, com chute de pé direito, deixou tudo igual 1×1.
Nicole ainda salvou o Coritiba aos 26’, ao defender finalização de Lorena que poderia ter virado o jogo. No fim, aos 43, Lorrane quase recolocou o Coxa na frente, mas parou em boa defesa de Quezia, assegurando o empate.
Gol no “apagar das luzes” garante classificação do Toledo
No Estádio 14 de Dezembro, Toledo e Novo Mundo fizeram um jogo marcado pela emoção até o último minuto.
O Toledo abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, com Ester aproveitando bem a oportunidade e mandando para o fundo da rede. O Novo Mundo reagiu rapidamente: Thalita empatou aos 36’, deixando o confronto em aberto antes do intervalo.
O segundo tempo trouxe mais equilíbrio, com as duas equipes buscando o gol da vitória. Quando o empate já parecia consolidado e o Novo Mundo garantindo a vaga na final, Alana brilhou. Aos 47 minutos, nos acréscimos, ela marcou o gol que decretou a vitória do Toledo por 2×1 e o passaporte na final contra o Coxa.
Classificação
1º Coritiba – 7 pontos
2º Toledo – 4 pontos
3º Novo Mundo – 3 pontos
4º Patriotas – 1 ponto