Federação Paranaense de Futebol

Retrospectiva 2025: os campeões na base

Foram oito competições de base realizadas pela FPF, além de dois títulos regionais da Copa Sul

O ano de 2025 foi recheado de jogos nas categorias de base do futebol paranaense. Ao todo, a FPF organizou oito competições, com destaque para a dupla Athletiba, que conquistou quatro títulos. Além disso, nos torneios regionais, Coxa e Furacão também fizeram bonito, faturando duas das três taças em disputa na Copa Sul Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Confira os campeões do ano:

Campeonatos Estaduais:

Paranaense Sub-20: O Athletico mostrou por que é uma das principais bases do país e faturou o Paranaense Sub-20 com uma campanha dominante. O Furacão venceu o Cascavel na grande final, pelo placar agregado de 4×1, conquistando o sétimo título da competição — o primeiro desde 2016.

Paranaense Sub-20 2 Divisão: O Galo Maringá foi o grande vencedor da primeira edição do Paranaense Sub-20 2ª Divisão. O Alvinegro Maringaense fez uma campanha de 13 vitórias em 14 jogos e conquistou o título inédito diante do União na grande final.

Paranaense Sub-17: A piazada do Athletico brilhou também no Sub-17 e levantou a taça com duas vitórias na final contra o Coritiba. Foi o pentacampeonato do Furacão, que conquistou o título de forma invicta.

Paranaense Sub-15: Em mais um clássico Athletiba na final, o Coritiba levou a melhor diante do Athletico no Sub-15. Com o placar agregado de 4×3, a decisão foi emocionante e terminou com a festa do Coxa diante de sua torcida, no Couto Pereira.

Os campeões das Copas:

Copa Sub-20: O Rio Branco mostrou a força do interior e levantou o troféu ao vencer o Paraná Clube na grande final. O título foi conquistado de forma invicta e comemorado diante da torcida, no Gigante do Itiberê, com um placar agregado de 2×0.

Copa Sub-18: O Hope foi o grande campeão da Copa Sub-18, mostrando organização e se consolidando como um dos melhores formadores de atletas do estado. Na grande final, a equipe de Campo Lago derrotou o Londrina por 5×2 no placar agregado.

Copa Sub-16: Em um final inteiramente do interior, o Laranja Mecânica venceu as duas partidas contra o Paranavaí e ficou com o título da Copa Sub-16. O time levantou a taça dentro de casa, em Arapongas, com um placar agregado de 6×3.

Copa Sub-14:O Coritiba também levantou um troféu nas copas, sagrando-se campeão da Sub-14. Na decisão, o Coxa venceu o clássico contra o Athletico por 2×0 no agregado, mostrando mais uma vez que essa geração promete render muitos frutos.

Disputas da Copa Sul:

Copa Sul Sub-20: Nas competições regionais envolvendo os três estados do sul, foram duas taças conquistadas pelo futebol paranaense. O Athletico foi o grande campeão da Copa Sul Sub-20 vencendo o Criciúma por 3×0 no placar agregado. Foi o bicampeonato do Furacão, que também tinha ficado com o título em 2024.

Copa Sul Sub-17: Na Copa Sul Sub-17, foi a vez do Coritiba comemorar o título. Em uma final dramática, o Coxa fechou o ano com chave de ouro e levou mais um troféu para casa ao derrotar o Internacional por 3×2 no placar agregado.

A lista de todos os campeões paranaense na base em 2025:

Paranaense Sub-20 – Athletico

Paranaense Sub-20 2ª Divisão – Galo Maringá

Paranaense Sub-17 – Athletico

Paranaense Sub-15 – Coritiba

Copa Sub-20 – Rio Branco

Copa Sub-18 – Hope

Copa Sub-16 – Laranja Mecânica

Copa Sub-14 – Coritiba

Copa Sul Sub-20 – Athletico

Copa Sul Sub-17 – Coritiba