Athletico garante classificação com goleada sobre o Galo Maringá
Furacão enfrentará o Foz do Iguaçu nas quartas de final e Galo fará duelo caseiro pelo Grupo de Descenso

Felipe Chiqueti marcou duas vezes na vitória rubro-negra na Arena da Baixada. FOTO: Duda Matoso / Athletico
O Athletico não deu chances ao Galo Maringá e garantiu a classificação às quartas de final do Paranaense 2026. Neste sábado (24), na Arena da Baixada, o Furacão fez 4×1 sobre o time do interior. Felipe Chiqueti marcou duas vezes, com João Cruz e Riquelme garantindo a goleada. Eriky descontou para a equipe visitante.
Com o resultado, o Athletico termina a primeia fase com 10 pontos conquistados, na terceira posição do Grupo A. O adversário do Rubro-Negro nas quartas de final será o Foz do Iguaçu. Já o Galo Maringá disputará o Grupo de Descenso, em um duelo caseiro contra o Maringá.
O jogo
Mesmo buscando o ataque desde o apito inicial, o Athletico só conseguiu criar a primeira chance clara aos 27’, quando Chiqueti recebeu passe de Luiz Fernando na área, girou e tocou para João Cruz, que bateu forte, por cima do travessão.
O gol saiu logo em seguida. Aos 31’, Dudu cobrou escanteio pela direita, João Cruz tocou de cabeça e a bola ficou com Felipe Chiqueti na pequena área. De costas para o gol, ele deu um toque de letra, enganando o goleiro e fazendo 1×0 para Furacão.
Não demorou muito para o time rubro-negro ampliar. Aos 42’, Gilberto bateu lateral pela direita e jogou na área. A defesa tentou afastar e a bola ficou com Dudu, que tentou o domínio. A bola sobrou para João Cruz, que mandou uma bomba de perna esquerda: 2×0.
A melhor chance do Galo Maringá aconteceu já nos minutos finais. Iruan recebeu pela esquerda, passou pela marcação e colocou na área. Eriky desviou por cima do gol.
Mas o Athletico não deu chances de reação para o time visitante. No início do segundo tempo, logo aos 2′, Luiz Fernando tocou para Felipe Chiqueti na entrada da área. O camisa 7 dominou e bateu colocado, com elefeito, sem chances para o goleiro: 3×0.
Mesmo com a vantagem no placar, o time rubro-negro seguiu no ataque e Dudu quase marcou em uma bomba, que saiu raspando a trave. O Galo Maringá raramente encontrava espaços para chegar ao ataque, mas quase conseguiu descontar em um cruzamento na área, que o zagueiro rubro-negro Marcos André desviou e a bola tocou no travessão.
O Furacão voltou a ameaçar em uma finalização de Bruninho, que o goleiro Caio Bolonhin defendeu. No rebote de um escanteio, o lateral Gilberto também arriscou e mandou para fora.
O Galo conseguiu descontar aos 37′. Thiago Góes bateu escanteio pela esquerda, Eriky subiu mais do que a zaga atleticana, cabeceou sem chances de defesa para Mycael e fez 3×1.
O Athletico deu a resposta. Lucas Amorim desperdiçou uma chance na pequena área, após passe de Felipe Chiqueti. E aos 41′, Riquelme recebeu pelo meio, mandou uma pancada de fora da área e marcou um golaço: 4×1.
Agenda
O primeiro jogo das quartas de final entre Athletico e Foz do Iguaçu será no próximo final de semana, na Arena da Baixada. Data e horário ainda serão definidos pela Federacão Paranaense de Futebol (FPF). Já o Galo Maringá será mandante na primeira partida contra o Maringá, pelo Grupo de Descenso. O jogo será no Willie Davids, em data a definir entre os dias 31/1 (sábado) e 1º/2 (domingo).