Federação Paranaense de Futebol

Arbitragem paranaense realiza pré-temporada visando a Terceira Divisão e a Copa Paraná

Promovidas pela Comissão de Arbitragem da FPF, atividades aconteceram em Marialva, entre os dias 9 e 12 de julho

WhatsApp Image 2026 07 13 at 17.04.38 1

A Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF) promoveu, entre os dias 9 e 12 de julho, em Marialva, a pré-temporada da arbitragem, visando à preparação para a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense e a Copa Paraná, que serão disputadas no segundo semestre de 2026.

A programação reuniu treinamentos técnicos, físicos e práticos. No primeiro dia, os participantes acompanharam orientações sobre as alterações nas Regras do Jogo e análises teóricas e de vídeo, conduzidas por Cláudio Soares, instrutor de arbitragem da CBF, cuja participação foi viabilizada pela própria entidade.

Treinamentos práticos com equipes Sub-17

No segundo dia, os árbitros iniciaram uma competição criada exclusivamente para o treinamento prático da arbitragem. Seis equipes Sub-17 da região participaram do torneio, que contou com premiação de troféus e medalhas oferecidos pela FPF.

As equipes de arbitragem previamente escaladas atuaram em tempos reais de 13 minutos, recebendo feedbacks imediatos dos instrutores locais, sob a supervisão do instrutor designado pela CBF. Também foram realizadas oficinas de movimentação, mudança de direção e posicionamento, além de outras atividades voltadas ao condicionamento físico.

Avaliação e aprimoramento dos profissionais

No terceiro dia, as equipes de arbitragem voltaram a atuar em partidas com novos confrontos, colocando em prática os ajustes e pontos de evolução identificados pelos instrutores no dia anterior.

Durante a noite, foi realizado o teste físico Yo-Yo tradicional, que contou com a aprovação de 90% dos árbitros e assistentes participantes.

A pré-temporada foi encerrada no domingo (12), com a aplicação de vídeos-teste para avaliação e aprimoramento técnico dos profissionais.

Estrutura e preparação para a temporada

Ao longo dos quatro dias de atividades, os participantes contaram com uma estrutura completa, incluindo hospedagem, alimentação, campos de futebol, transporte e auditório disponibilizados pela Cidade de Marialva.

Com a preparação concluída, a arbitragem paranaense está pronta para o início das competições profissionais da FPF no segundo semestre de 2026.