Federação Paranaense de Futebol completa 86 anos

blank

A Federação Paranaense de Futebol completa 86 anos nesta sexta-feira (04). Fundada em 1937, a entidade representa 76 filiados e organiza 16 competições, sendo a principal o Campeonato Paranaense. Além disso, está entre as cinco federações com mais pontos no ranking da CBF.

Atual presidente, Hélio Cury Filho destaca o momento da entidade. “É um orgulho imenso fazer parte desses 86 anos de história da Federação. Estamos em um caminho de crescimento e de inovação e vejo perspectivas muito positivas para os próximos anos”, afirma.

História

Fundada em 04 de agosto de 1937, a Federação Paranaense de Futebol surgiu ao lado da Liga Curitibana de Futebol para administrar o esporte no Estado. Inicialmente, a Liga seria responsável pelo futebol na capital, enquanto a FPF teria jurisdição estadual.

Dois anos após sua criação, a Federação passou a atuar como maior entidade de futebol do Estado, quando a Liga Curitibana de Futebol foi extinta. Inicialmente, eram membros o Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Britânia Esporte Clube, Clube Atlético Ferroviário, Esporte Clube Água Verde, Sociedade Educação Física Juventus, Palestra Itália e Liga de Futebol Regional de Paranaguá. Nesta ocasião, foi criado o símbolo da entidade, o pinhão estilizado, pelo ex-jogador Luís Garai Cunha, que integrou a equipe do Palestra Itália e a Seleção Paranaense.