Árbitra assistente FIFA agora faz parte do quadro da FPF

blank

Foi vendo o pai, árbitro de jogos amadores em Belém, no Pará, que Bárbara Roberta da Costa Loiola se apaixonou pelo futebol. Acompanhando o senhor Edilson, ela viu que era o que também gostava de fazer, e entrou para a escola de arbitragem.

“Meu pai foi meu grande incentivador. Ele era árbitro de futebol amador, mas nunca foi filiado a nenhuma federação. Até hoje ele ainda apita os joguinhos dele lá na minha cidade. Meus pais são os meus maiores fãs hoje”, revela.

Bárbara estreou como árbitra em 2009 e entrou para o quadro da CBF em 2012, atuando com árbitra assistente em jogos masculinos e femininos. Em 2020 se tornou árbitra FIFA para jogos femininos e permanece até hoje.

Mudança e chegada à FPF

Formada em farmácia, Bárbara aceitou um convite de emprego em Curitiba e resolveu mudar radicalmente de vida, trocando a região Norte do país pela região Sul.  “Decidi fazer a transferência no final de maio. O que eu espero é que eu possa continuar fazendo o mesmo trabalho que eu fazia em Belém. Estou muito feliz pela recepção que tive aqui, pela atenção que todos me deram, por abrirem as portas para mim”, diz.

Aos 32 anos, a árbitra espera que a mudança proporcione novas conquistas na carreira, não só como farmacêutica, mas, principalmente, nos gramados de futebol. “Que eu possa continuar dando o meu melhor em todas as categorias em que eu for ser escalada e, quem sabe um dia, atuar no clássico aqui também”, revela.

A estreia como árbitra da Federação Paranaense de Futebol foi na partida entre Mirassol e ABC pela Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 25/06. “Ainda espero, um dia, estrear na Série A do Brasileiro, melhorando a cada jogo e buscando oportunidades”, complementa Bárbara.

Foto: Talita Gouvea / @talitagouvea