CBF anuncia modificações na Série C de 2009

Para participar da Série C do Campeonato Brasileiro em 2009, os clubes que disputarem a competição este ano terão que se classificar entre os 20 primeiros colocados. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, dia 09, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e vai valer para o campeonato do próximo ano. A Série C, que atualmente é disputada por 64 clubes, passará a ter apenas 20. Após a reformulação, além dos classificados entre a 5o. e o 20o. lugar em 2008, terão vagas asseguradas também os quatro rebaixados da Série B deste ano.

Para o campeonato de 2008 serão mantidas as regras das edições anteriores. Os participantes serão definidos de acordo com a classificação final dos estaduais e o número de vagas de cada federação. A FPF, quinta no ranking da CBF, tem direito a três vagas.

De acordo com ofício enviado pela CBF à FPF, as reformulações na Série C acontecerão devido à criação da Série D, competição que deverá funcionar como a divisão de acesso do Brasileiro.
A CBF adiantou ainda que Série D vai contar com a participação de 40 clubes oriundos dos certames estaduais, definidos através de critérios técnicos de classificação.