Árbitros e Assistentes participam de encontro com presidente da Comissão de Arbitragem da CBF

blank

Na última sexta-feira, 14, o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba, esteve em Curitiba para um encontro com árbitros e assistentes do quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol. Gaciba assumiu o cargo no ano passado e, por isso, procura passar um pouco de sua experiência.

O bate-papo aconteceu na Uniandrade e contou com a participação do presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Afonso Vítor de Oliveira, e o membro da Comissão, Anderson Gonçalves. Na conversa, Leonardo Gaciba abordou vários assuntos, entre eles os diferentes perfis dos árbitros em campo e suas formas de lidar com as situações de jogo.

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, é importante para árbitros e assistentes terem consciência de que devem ser uma equipe também fora de campo, para que no dia das partidas todos estejam bem para desempenhar seus papeis com excelência.

O VAR e cursos de aperfeiçoamento também foram falados durante o encontro. Gaciba acredita que a medida que todos forem se aperfeiçoando, a interferência do VAR nas partidas tende a ser menor. Outro assunto importante tratado foi sobre as mulheres na arbitragem. O ex-árbitro fez questão de destacar que elas estão lá por mérito próprio e não por serem mulheres.