Regulamento de Imprensa 2025
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) informa que todas as competições realizadas pela entidade, profissionais ou amadoras, são regidas por este regulamento, que traz normas gerais para profissionais de imprensa que desejem realizar a cobertura jornalística dos referidos campeonatos.
Alertamos que existem Protocolos de Imprensa específicos para cada competição, respeitando as características de cada categoria, todos eles seguindo, no entanto, as normas únicas descritas a seguir.
CREDENCIAMENTO
O credenciamento de imprensa para as competições organizadas pela entidade será realizado pela FPF, conforme o Regulamento Geral das Competições (RGC).
Todos os processos de credenciamento e operação de imprensa em cada partida das competições coordenadas pela entidade são de exclusiva competência desta Federação, ou de quem for designado por ela especificamente.
Ressaltamos que os veículos de mídia interessados na cobertura dos jogos de competições coordenadas pela FPF devem realizar os pedidos de credenciamento diretamente no sistema para credenciamento dos profissionais, disponível no site oficial da FPF. (clique aqui).
Para se cadastrar, basta informar o CNPJ da empresa responsável e, posteriormente informar os dados necessários, como, por exemplo, nome do responsável pelo envio das informações, e-mail de contato, informações sobre o veículo de imprensa, entre outro dados que podem vir a ser solicitados na plataforma para que o cadastro se mantenha atualizado.
Empresas que não tiverem CNPJ compatível com a atividade exercida ou com a cobertura jornalística solicitada, não terão o cadastro aprovado.
O cadastro não garante o credenciamento para as partidas e serão respeitados os critérios publicados no Protocolo de Imprensa específico de cada competição.
O prazo para o credenciamento vai até as 16h do penúltimo dia útil anterior ao jogo. O quantitativo de profissionais aprovados para cada partida dependerá do espaço disponível nos estádios.
Veículos e profissionais que se credenciarem para os jogos e não comparecerem por mais de uma vez, ficam sujeitos à não aprovação do credenciamento na sequência da competição.
A responsabilidade pelas informações enviadas no cadastro é exclusiva do veículo de imprensa.
CREDENCIAIS EXIGIDAS
Para 2025, nas competições profissionais, femininas e de base, será obrigatória a apresentação da carteirinha da ARFOC/PR (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná) por fotógrafos e cinegrafistas, válida para o ano de 2025.
Para profissionais de rádio, TV, sites/portais de notícias e outras mídias de internet, nessas mesmas competições, será exigida credencial jornalística (ACEP – Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná) ou identificação profissional do veículo (crachá ou outro documento que comprove vínculo).
Reforçamos que todas as competições, além de obedecerem a esse regulamento geral, serão reguladas por protocolos específicos de imprensa que devem ser consultados antes de solicitar o credenciamento.
MATCH DAY
O horário de abertura do credenciamento no dia do jogo variará de acordo com cada competição, estando descrito no Protocolo de Imprensa específico do campeonato. O acesso ao estádio será finalizado faltando 30 minutos para o apito inicial.
Terão acesso ao entorno do gramado os profissionais da TV com direito de transmissão, fotógrafos, repórteres de rádio e profissionais da comunicação dos clubes (cinegrafista, fotógrafo e social mídia), sem exceção.
Para ter acesso ao campo, os profissionais receberão identificação específica (coletes, pulseiras e/ou crachás). O controle será feito pelo Supervisor(a) de Imprensa, profissional responsável pelo credenciamento, posicionamento e controle de acesso dos credenciados.
USO DE IMAGENS
Cada campeonato terá regras próprias de uso de imagens, detalhados nos protocolos específicos de cada competição, que atenderão aos direitos das empresas responsáveis pela transmissão das partidas, quando houver.
Nas competições transmitidas pelos canais próprios da FPF, após o término da partida, todos os veículos de comunicação poderão utilizar imagens dos melhores momentos, que serão disponibilizadas na TV FPF no YouTube (youtube.com/@federacaopr), equivalentes a 3% (três por cento) do tempo total do jogo, respeitando os devidos créditos da transmissão.
A violação do uso de imagens dos jogos e as transmissões não autorizadas pela Federação serão passíveis de advertências, punições ou sanções judiciais.
A Federação Paranaense de Futebol se coloca à disposição de todos os veículos de imprensa, para qualquer tipo de esclarecimento, através dos e-mails: [email protected] e [email protected] ou pelo telefone (41) 3071-3277, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.