Coritiba vira sobre o Cruzeiro, quebra tabu e vence a primeira no Brasileirão
Coxa saiu atrás do marcador, mas correu atrás da vitória no Mineirão

Breno Lopes fez o gol da vitória coxa-branca. Foto: JP Pacheco/Coritiba
Com gols de Lavega e Breno Lopes, o Coritiba venceu o Cruzeiro de virada por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (5), no Mineirão, em partida válida pela 2ª rodada da Série A do Brasileirão.
Com o triunfo, o Coxa chegou à primeira vitória na competição e alcança a 11ª posição, com três pontos. Com o resultado, o Alviverde também quebrou um tabu de 22 anos sem vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte.
Já a Raposa segue sem vencer na disputa e agora é lanterna, com duas derrotas. O time mineiro saiu na frente com o meia Matheus Pereira, na etapa inicial. Ainda antes do intervalo, Lavega deixou tudo igual e, na etapa final, Breno Lopes fez o gol da vitória.
O jogo
O Cruzeiro iniciou a partida pressionando. Logo no primeiro minuto de jogo, Kaiki recebeu pela esquerda e cruzou para Kaio Jorge cabecear para fora. Aos 7, novamente Kaio Jorge finalizou para defesa segura do goleiro Pedro Morisco.
A Raposa seguia em busca do primeiro gol. Aos 18, Matheus Pereira recebeu dentro da área, cortou a marcação e bateu com categoria para abrir o placar para os donos da casa no Mineirão, 1 a 0. Aos poucos, após o susto inicial, o Coritiba começou a se encontrar em campo.
Além de neutralizar as ofensivas do adversário, o Coxa passou também a chegar ao ataque para criar perigo. Aos 43, Lavega recebeu pela esquerda, abriu espaço e bateu por cima da meta do goleiro Cássio. Um minuto depois, a equipe comandada por Fernando Seabra chegou ao empate.
Sebastián Gomez acionou Bruno Melo pela esquerda, o lateral apareceu sozinho e cruzou para Lavega, livre na pequena área, empurrar para as redes e deixar tudo igual, 1 a 1. A virada alviverde veio logo no início da etapa final.
Aos 7 minutos, Pedro Morisco defendeu cobrança de falta e acionou rapidamente Lucas Ronier. O camisa 11 dominou e tocou para Breno Lopes, que driblou Cássio e apenas empurrou para o gol aberto, virando a partida para o Coritiba, 2 a 1.
Atrás no marcador, a Raposa partiu com tudo para a frente. Aos 11, Matheus Pereira arriscou de fora com perigo. Mas o Coxa ficava cada vez mais perigoso nos contragolpes. Aos 18, Vini Paulista acelerou pela direita e cruzou para Breno Lopes perder gol incrível.
Aos 35, foi Keno quem desperdiçou nova chance. Na reta final, o Coritiba soube se fechar e administrar a importante vitória fora de casa, a primeira da equipe alviverde neste Brasileirão.
Agenda
O Coritiba volta a campo pelo Brasileirão na próxima quarta-feira (11), às 19h, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Já o Cruzeiro visita o Mirassol, também na quarta-feira, às 19h, no Maião.
Antes disso, no entanto, o Coxa encara o Cianorte, domingo (8), às 18h30, no Couto Pereira, pela volta das quartas de final do Paranaense 2026.