Federação Paranaense de Futebol

Maringá vence Andraus, mas não se classifica e ambos vão para o grupo de descenso

Dogão bate Andraus por 1x0, mas não entra no G-4 e vai lutar lutar contra o rebaixamento em jogo com Galo Maringá; Andraus enfrenta Cascavel no grupo de descenso

Foto: Fernando Teramatsu/ Maringá FC

Foto: Fernando Teramatsu/ Maringá FC

Ninguém saiu de campo feliz no duelo entre Maringá e Andraus neste sábado (24), no Willie Davids, pela última rodada da 1ª fase do Paranaense 2026. O Dogão até venceu o Gigante da Pedreira pelo placar de 1×0, mas o resultado não foi suficiente para garantir a classificação às quartas de final.

As duas equipes entraram em campo buscando deixar as últimas posições e avançar na competição, mas dependiam de outros resultados, que não aconteceram.

Mesmo com o gol da vitória marcado por Ronald Camarão, ainda no primeiro tempo, o Maringá terminou a fase na 5ª colocação do Grupo A, com 8 pontos. Já o Andraus ficou na 5ª posição do Grupo B, somando apenas 4 pontos. Com isso, ambas as equipes disputarão o Grupo de descenso, que definirá o rebaixamento para a Segundona do Paranaense 2027.

Confira os gols e melhores momentos da partida na FPF TV no YouTube – CLIQUE AQUI!

O jogo

Logo aos 20 segundos, o Maringá chegou com perigo em chute de Paulinho, mas a defesa conseguiu cortar. Outra boa chegada do Dogão aconteceu aos 12’, quando Thiago Rosa fez boa jogada pela esquerda e finalizou colocado, assustando o goleiro Carlão.

O Andraus respondeu aos 16’, em chute perigoso de Valdívia de fora da área. A partir dos 25’, a partida ficou aberta, com boas oportunidades para os dois lados. Aos 25’, Caio Cezar finalizou e obrigou Tony a fazer grande defesa. No minuto seguinte, Lucão tentou de cabeça, mas parou novamente no goleiro do Maringá.

Aos 28’, foi a vez do Dogão chegar com Guilherme Pira, que avançou pelo lado esquerdo e finalizou rasteiro, para fora. Um minuto depois, o Andraus encaixou um contra-ataque em jogada de Cleiton, que encontrou Caio Cezar. O atacante finalizou em cima de Tony, desperdiçando boa chance.

Após tantas oportunidades, o gol finalmente saiu aos 35’. Lucas Bonifácio tocou para Guilherme Pira, que lançou Ronald Camarão em profundidade. O atacante ficou cara a cara com o goleiro e deu um toque sutil por cima para marcar: 1×0 Maringá.

No segundo tempo, o Maringá controlou as ações nos minutos iniciais e, aos 8’, quase ampliou. Lucas Bonifácio arriscou de fora da área, com chute forte, obrigando Carlão a fazer grande defesa.

Aos 31’, a situação do Andraus ficou ainda mais complicada. Gabriel Recife cometeu falta para impedir um ataque promissor do Maringá e acabou expulso com cartão vermelho. Ainda na reta final de jogo, o Andraus até tentou, mas não conseguiu o empate. No último lance do jogo, Ronald Camarão cruzou para Thiago Rosa, que finalizou e Carlão defendeu. Placar final, 1×0 Maringá. 

Agenda

As duas equipes voltam a campo na próxima semana, entre sábado (31) e domingo (1), pelo Grupo de descenso do Paranaense 2026. Nesta fase, os confrontos serão em formato de ida e volta, e quem vencer garante a permanência na elite estadual.

O Maringá enfrenta o Galo Maringá, com o primeiro jogo sob mando do Galo, no Willie Davids. Já o Andraus encara o Cascavel, com a partida de ida tendo mando do time de Campo Largo.