Paranaense 2026 entra em fase decisiva com mata-mata e VAR
Primeira fase da competição terminou com grandes jogos e números expressivos

Foto: Eduardo Somer/FPF
Neste sábado (31), tem início o mata-mata do Paranaense 2026, com os jogos de ida das quartas de final e do Descenso. Oito clubes seguem sonhando com o título, enquanto quatro equipes disputam a permanência na elite em 2027.
A primeira fase do Paranaense foi marcada por placares movimentados e grandes confrontos. Ao todo, foram anotados 88 gols em 36 jogos, resultando em uma média expressiva de 2,44 gols por partida.
O melhor ataque da primeira fase foi o do Londrina, com 14 gols marcados. Ao lado do São Joseense, o Tubarão também teve a melhor defesa, com apenas três gols sofridos. O artilheiro da competição até aqui é Lucão, do Foz do Iguaçu, com cinco bolas na rede.
VAR em toda reta final
A partir desta fase, todos os jogos contarão com o árbitro de vídeo (VAR). A ferramenta será adotada tanto nos duelos das quartas de final quanto no Descenso, permanecendo em uso até a grande final.
O VAR já foi utilizado nas três últimas edições da 1ª Divisão Paranaense, contribuindo para elevar a qualidade das partidas. Em 2025, a ferramenta também foi adotada a partir das quartas de final.